29.09.2014Música pela Vida tem apresentações no Dia Internacional do Idoso

O programa Música pela Vida, criado em 1990 e uma das marcas da atuação da Camerata Antiqua de Curitiba, voltada às questões sociais, tem duas edições nesta quarta-feira (1º de outubro). Em homenagem ao Dia Internacional do Idoso, estabelecido em 1982 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Coro da Camerata apresenta-se às 9h30, no Hospital do Idoso Zilda Arns. Posteriormente, a Camerata Antiqua de Curitiba (Coro e Orquestra) realiza concerto na Câmara Municipal de Curitiba, às 11h.

No Hospital do Idoso, o Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, sob a regência de Maria Antonia Jimenez, interpretará obras do italiano Giovanni Pierluigi da Palestrina (1525 – 1594), do belga Orlando Di Lasso (1532 – 1594) e dos cubanos Guido López-Gavilán (1944) e Beatriz Corona (1962), mais os brasileiros Waldemar Henrique (1905 – 1995) e Ronaldo Miranda (1948).

Para o concerto da Camerata Antiqua de Curitiba, na Câmara Municipal, também sob o comando da maestrina cubana Maria Antonia Jimenez, foi escolhido um repertório que faz um apanhado histórico de grandes obras clássicas de diferentes épocas, reunindo compositores estrangeiros e um brasileiro. O grupo executará composições dos alemães Carl Orff (1895 – 1982), Johann Sebastian Bach (1685 – 1750) e George Friedrich Händel (1685 – 1759), do italiano Giuseppe Verdi (1813 – 1901) e do brasileiro Edmundo Villani-Cortês (1930).

Considerada um dos símbolos musicais da cidade, a Camerata Antiqua de Curitiba foi criada em 1974, pelo maestro Roberto de Regina – hoje seu maestro emérito – e a cravista Ingrid Seraphim. A proposta inicial de execução exclusiva de música barroca e renascentista foi enriquecida com o acréscimo de um repertório de compositores contemporâneos nacionais e estrangeiros, abrindo novas vertentes musicais.
Mantida pela Fundação Cultural de Curitiba – FCC e administrada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura – ICAC, a Camerata Antiqua possui uma trajetória de conquistas e sucessos que se explica pelo empenho de seus integrantes no contínuo aperfeiçoamento de conhecimentos e técnicas musicais, levando o grupo a se destacar nacionalmente pela qualidade e excelência de seu trabalho. Além do prestígio conquistado, a Camerata Antiqua é também uma verdadeira escola, pois muitos de seus instrumentistas e coralistas realizam carreiras individuais, conquistando prêmios em concursos no Brasil e no exterior.

Em 2014, quando completa 40 anos de existência, a Camerata Antiqua de Curitiba dá sequência à proposta de levar a linguagem universal da música para os mais diversos endereços, por meio do programa Música pela Vida, uma ação social voluntária que transforma concertos didáticos em caminhos para a integração social.

Serviço:
Apresentações do programa Música pela Vida, da Camerata Antiqua de Curitiba:
Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, dia 1º de outubro de 2014 (quarta-feira), às 9h30h, no Hospital do Idoso Zilda Arns (Rua Lothario Boutin, 90 – Pinheirinho);
Camerata Antiqua de Curitiba (Coro e Orquestra), dia 1º de outubro de 2014 (quarta-feira), às 11h, na Câmara Municipal de Curitiba (Av. Visconde de Guarapuava, s/n – Centro).

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar