14.08.2013 Fundação Cultural debate a cena musical curitibana com a comunidade

Músicos, produtores, líderes comunitários e pessoas interessadas em debater as novas políticas culturais para Curitiba estiveram reunidos, nesta segunda-feira (12), no primeiro encontro do programa “Papo de Classe”. Durante as quase três horas em que estiveram no Memorial de Curitiba, os cerca de 100 participantes puderam sugerir, indagar e conhecer mais as futuras ações da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) para o setor da música.

O presidente da FCC, Marcos Cordiolli, e o superintendente da instituição, Igor Cordeiro, prestaram contas das realizações da gestão e apresentaram os novos projetos voltados para o incremento da cadeia produtiva cultural. Segundo Cordiolli durante muito tempo o debate cultural ficou centrado nos mecanismos de fomento. “Os editais são importantes, mas a ação cultural é muito maior. Queremos pensar na variedade, na distribuição dos produtos culturais e na geração de renda”. Cordiolli também lembrou que será formada uma comissão especial que analisará e fará propostas para mudanças na Lei de incentivo à Cultura Municipal. “Vamos promover um debate mais amplo para corrigir distorções e promover ajustes nos mecanismos de fomento”, afirmou Cordiolli.

Ações e debate


Antes do início do debate, os participantes do Papo de Classe tiveram a oportunidade de conhecer alguns dos futuros projetos que serão realizados pela FCC. Entre eles o “Sinta-se em Casa”, programa que promoverá o intercâmbio entre artistas de Curitiba e outras capitais brasileiras diversas por meio de apresentações das mais diversas linguagens. Igor Cordeiro também anunciou a Feira Cultural, evento periódico para fomentar a economia criativa previsto para acontecer no final do ano. Segundo Igor, além destes projetos, serão necessárias uma série de ações e posturas para tornar o mercado da música em Curitiba próspero e sustentável. “Temos um longo caminho e confiamos que com bons projetos, apoio à produção independente e a descentralização do acesso à cultura podemos avançar muito”, afirmou.

Para Rodrigo do Amaral, músico e um dos autores do blog Radio da Liga Curitibana, o encontro serviu para conhecer a nova postura da FCC, reencontrar amigos e escutar boas ideias para a cultura da cidade.

”Pois, por muito tempo e, até pouco, a comunicação com a FCC se dava, ou através de editais, ou, você podia ficar plantado por alguns dias lá, passando de mesa em mesa, até descobrir o caminho. E muitos não têm tempo para isso. Então, acabava sempre a conversa focada em editais. Parece que, a proposta agora, é mudar e abrir as portas. Entendi, no decorrer da conversa, que as ideias são ótimas”, escreveu.

Próximos encontros

Os encontros do Papo de Classe, promovidos pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) para discutir a política cultural de diversos setores com a classe artística curitibana, ganharam duas novas datas, no mês que vem. Uma delas, 9 de setembro, foi reservada para a fotografia. O dia seguinte ficou para o audiovisual, que anteriormente estava marcado para o fim de agosto. A primeira reunião, cujo tema é a música, acontece nesta segunda-feira (12), no Memorial de Curitiba.

Os encontros do “Papo de Classe” acontecerão no Auditório Londrina, no Memorial de Curitiba, com entrada franca (confira abaixo os horários e o calendário por setor).

SERVIÇO – “Papo de Classe”
Espaço: Auditório Londrina
Horário: 19h às 21h30
Inscrições pelo e-mail papodeclasse@fcc.curitiba.pr.gov.br, contendo nome, endereço, telefone e área de atuação

Música – 12/08
Circo – 13/08
Teatro – 19/08
Literatura – 20/08
Artes Visuais – 26/08
Dança – 02/09
Novas linguagens (design, gastronomia, arquitetura, etc) – 03/09
Fotografia – 09/09
Audiovisual – 10/09

Veja como foi o primerio encontro do Papo de Classe

 

Saiba como foi o encontro das outras classes:
Circo – http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/noticias/artistas-circenses-participaram-do-rpapo-de-classer/
Teatro – http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/noticias/papo-de-classe-setor-teatral-e-fcc-debatem-mercado-e-cenario-atual/
Literatura – http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/noticias/comunidade-debate-incentivo-a-leitura-e-a-producao-literaria-curitibana/
 

Autor: Assessoria de Imprensa da FCC

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar