09.08.2013 Equipe da FCC recebe orientações do MinC sobre Plano Nacional de Cultura

Gestores, coordenadores de área e demais funcionários da Fundação Cultural de Curitiba tiveram oportunidade de obter informações e esclarecimentos sobre o Plano Nacional de Cultura, num encontro realizado nesta sexta-feira (9), com a representante da Regional Sul do Ministério da Cultura, Eleonora Spinato. No encontro, a representante do MinC apresentou orientações para a elaboração do Plano Municipal de Cultura, que foi um dos compromissos assumidos pela Prefeitura ao aderir, no início deste ano, ao Sistema Nacional de Cultura.

“O plano municipal deve ser amplo, mas objetivo”, destacou Eleonora Spinato ao relacionar os passos para a construção desse documento, que será a base das políticas públicas do município no setor. Segundo Eleonora, essas propostas surgiram da experiência de outros municípios e servem como sugestão para a implementação do plano em Curitiba.

De acordo com a representante do MinC, determinadas etapas são fundamentais para se chegar a um planejamento adequado. Inicialmente, a caracterização do município, histórica e geograficamente; depois, a realização de um diagnóstico cultural com a identificação de fragilidades e potencialidades atualmente encontradas na área cultural; reconhecimento dos desafios e oportunidades, seguida da definição de diretrizes gerais, prioridades, metas e objetivos, finalizando com a eleição de estratégias para se chegar aos resultados esperados.

Para Eleonora, o plano também não deve prescindir de um espaço que contemple a formação de gestores. “Até há pouco tempo não se falava em gestão de cultura, mas hoje a qualificação é essencial. Para formar e qualificar pessoal, os municípios podem estabelecer parcerias com instituições e universidades que promovam cursos sobre o tema”, disse.

A representante do MinC está em Curitiba para orientar, no início desta tarde de sexta-feira, às 14h, no Teatro Londrina (Memorial de Curitiba), uma oficina de capacitação para editais destinados a projetos cujas expressões artísticas sejam protagonizadas por mulheres. A oficina é gratuita e aberta à participação de produtoras e artistas das artes visuais e do audiovisual. Também estará presente Ana Paula Santos, do Centro de Artes Visuais da Funarte.

Leia mais sobre a oficina.

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar