06.08.2013FCC e MinC promovem oficina para editais voltados à mulher

O Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba, promove oficina de capacitação para editais destinados a projetos cujas expressões artísticas sejam protagonizadas por mulheres. Ministrada por Ana Paula Santos, do Centro de Artes Visuais da Funarte e por Eleonora Kehles Spinato, representante do Ministério da Cultura, a oficina é gratuita e aberta à participação de produtoras e artistas das artes visuais e do audiovisual. A capacitação acontece na próxima sexta-feira (9), às 14, no auditório do Teatro Londrina no Memorial de Curitiba.

Para incentivar a produção cultural de mulheres e dar visibilidade à produção cinematográfica feminina, o edital Carmem Santos Cinema de Mulheres 2013 consiste em apoiar as obras audiovisuais cuja titularidade e direção sejam realizadas por mulheres. O material pode ser de gênero fictício, ação ou documentário, com a possibilidade de utilização de técnicas de animação. Serão premiadas dez obras audiovisuais de curta-metragem de até cinco minutos. Os vencedores receberão até R$ 45 mil cada. Também serão contempladas seis obras audiovisuais de média-metragem, de 26 minutos, no valor de até R$ 90 mil cada.

As obras audiovisuais deverão ser inscritas até o dia 19 de agosto por pessoas físicas, mulheres, brasileiras natas ou naturalizadas, que se apresentem obrigatoriamente como diretoras, sendo facultativo o acúmulo de outras funções.

Artes visuais
O Edital Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais também tem como objetivo selecionar projetos realizados por proponentes do sexo feminino que visem à prática de linguagens artísticas, à reflexão crítica e à profissionalização dos processos de gestão cultural. O edital considera atividades como exposições, mostras, oficinas, intervenções urbanas, publicações, produção crítica e documental, e seminários. Estão habilitadas a participar pessoas físicas do sexo feminino e pessoas jurídicas de direito privado de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos, atuantes na área das Artes Visuais e compostas exclusivamente por pessoas do sexo feminino. A inscrição para pessoa jurídica deverá ser encaminhada pela sócia majoritária, na sociedade de cotas, ou a sócia que responda pela instituição em cargo máximo contido em estatuto ou contrato social. Serão contemplados pelo edital dez projetos em todo o território nacional. Cada proponente cujo projeto for aprovado neste edital receberá a quantia de R$ 70 mil, pagos em uma única parcela e deduzidos os descontos previstos na legislação vigente. As inscrições estarão abertas até 16 de agosto de 2013.

Links para os editais:
Edital Carmen Santos

Edital Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais

SERVIÇO:
Oficina de Capacitação para Editais do Ministério da Cultura
Data: sexta-feira, 9 de agosto, às 14h
Local: Teatro Londrina, Memorial de Curitiba (Rua Claudino dos Santos, 79, Largo da Ordem)
Evento gratuito e livre de inscrição

Autor: Assessoria de Imprensa da FCC