Notícias
23.08.2013Comunidade debate incentivo à leitura e a produção literária curitibana
O auditório do Teatro Londrina, no Memorial de Curitiba, recebeu na noite de terça-feira (20), mais uma edição do “Papo de Classe”. Desta vez, escritores, professores e amantes dos livros estiveram reunidos com o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, e a coordenadora de Literatura da FCC, Marianne Torres, para debater a literatura em Curitiba. Entre os principais temas abordados no encontro estiveram novas formas de incentivar a leitura e a valorização da produção literária local.
Cordiolli iniciou o encontro expondo as principais ações desenvolvidas pela FCC para incentivar a leitura. O público presente pode conhecer com mais detalhes alguns dos programas em funcionamento como o Curitiba Lê e as Tubotecas, além dos projetos futuros que serão realizados pela FCC. Segundo Cordiolli os principais desafios para o setor da literatura passam pela ampliação do acesso aos livros e a leitura via mídias digitais e a medidas que estimulem a escrita. “Além do apoio a eventos, vamos pensar em um programa de apoio à produção independente e incrementar a circulação de obras de autores curitibanos”, disse Cordiolli.
Ideias – O público que esteve no encontro aproveitou a oportunidade para sugerir ações para o setor. O mediador de leitura, Luis Teixeira, elogiou a postura da FCC em abrir as portas para o debate e aproveitou para sugerir um edital voltado para o incentivo para pontos de leitura e circulação de eventos como as rodas de leitura.
O professor e poeta Júlio Almada também propôs novas ações como a criação de murais em espaços públicos para incentivar a escrita. “Precisamos mostrar que a escrita é possível e fazer brotar o escritor”, afirma Júlio.
Sobre o Papo de Classe – A série de encontros do “Papo de Classe tem como objetivo promover o debate sobre mudanças nas políticas públicas culturais da cidade e demonstrar os avanços feitos nos primeiros sete meses de gestão, além de ouvir demandas, críticas e sugestões da sociedade.
As próximas reuniões agendadas contemplam as áreas de artes visuais (26/8), dança (2/9), novas linguagens – design, gastronomia, arquitetura (3/9), fotografia (9/9) e audiovisual (10/9).
SERVIÇO – “Papo de Classe”
Espaço: Auditório Londrina
Horário: 19h às 21h30
Inscrições pelo e-mail papodeclasse@fcc.curitiba.pr.gov.br, contendo nome, endereço, telefone e área de atuação
Saiba como foi o encontro das outras classes:
Música – http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/noticias/fundacao-cultural-debate-a-cena-musical-curitibana-com-a-comunidade/
Circo – http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/noticias/artistas-circenses-participaram-do-rpapo-de-classer/
Teatro – http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/noticias/papo-de-classe-setor-teatral-e-fcc-debatem-mercado-e-cenario-atual/
Autor: Assessoria de Imprensa da FCC
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 12/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba reúne grandes nomes da literatura em verso, prosa e cinema
- 12/09/2025 - Festival da Palavra começa com palestra de Clóvis de Barros e arrecadação de quase 600 livros
- 12/09/2025 - Jarid Arraes, Noemi Jaffe e a dupla Tíbio e Perônio estarão no Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Clóvis de Barros fala sobre ética e felicidade na abertura do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Centenário de Dalton Trevisan é um capítulo de destaque do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Feira de Livro reúne 23 editoras até domingo no Memorial de Curitiba
- 12/09/2025 - Escritores paranaenses são tema de visitas guiadas ao Cemitério Municipal e à Rua da Literatura
- 09/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba tem espetáculos baseados em obras de Dalton Trevisan e Clarice Lispe
- 09/09/2025 - Festival da Palavra destaca autores curitibanos de diferentes gerações com lançamentos e sarau
- 09/09/2025 - Conheça a Rua da Literatura, corredor cultural inédito do Festival da Palavra de Curitiba