Notícias
12.05.2025Cinema de graça? Cinemateca de Curitiba tem semana cheia de opções
De clássicos do Cinema Novo aos Os Goonies, aventura infantojuvenil dos anos 1980, a Cinemateca de Curitiba tem uma programação gratuita e diversificada de bons filmes para a semana. De terça (13/5) a domingo (18/5) a seleção inclui curtas, documentários premiados e filmes nacionais que marcaram presença no Festival de Cannes, com destaque para o cultuado Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha ((1939-1981). Confira AQUI a programação da semana.
Cinema brasileiro em Cannes
Um dos maiores marcos do Cinema Novo e da história do cinema brasileiro, Deus e o Diabo na Terra do Sol será exibido na quarta-feira (14/5), às 17h. Lançado em 1964, o segundo longa-metragem de Glauber Rocha retrata a trajetória de um vaqueiro que se rebela contra as injustiças sociais e se une a um grupo messiânico.
A exibição é parte da mostra O Cinema Brasileiro no Festival de Cannes, que também apresenta na terça-feira (13/5), às 17h, o premiado A Hora e a Vez de Augusto Matraga, dirigido por Roberto Santos (1928-1987), baseado na obra de Guimarães Rosa.
Geração Cinemateca
Na quinta-feira (15/5), a Cinemateca apresenta a Mostra Cinemateca 50 Anos – Geração Cinemateca, às 17h, trazendo três curtas nacionais sobre resistência e luta social, como o premiado Paisagem de Meninos, de Fernando Severo, e A Classe Roceira, de Berenice Mendes.
O fim de semana traz novas experiências cinematográficas. Na sexta (16/5), às 19h, dentro da 8ª Semana Cultural de Curitiba, serão exibidos os filmes O Perdão é Vermelho e Ainda Hoje, ambos com temáticas de reflexão e espiritualidade. No sábado (17/5), o Cineclube do Atalante apresenta Flesh, de Paul Morrissey, às 16h, seguido do drama Liz, de Adriana Sottomaior, às 19h.
Os Goonies
Encerrando a semana, o domingo (18/5) tem sessão infantil às 16h com Os Goonies. Um dos maiores e mais lembrados blockbusters dos anos 80, é um filme de aventura infanto-juvenil com o toque de Steven Spielberg, autor da história e que está na produção. O filme segue um grupo de crianças em uma emocionante aventura em busca de um tesouro escondido.
Serviço
Sessões Gratuitas Cinemateca de Curitiba de 13 a 18/05
Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174 – São Francisco
Dia 13 – Terça-feira
17h – O Cinema Brasileiro no Festival de Cannes – A Hora e a Vez de Augusto Matraga
Dia 14 – Quarta-feira
17h – O Cinema Brasileiro no Festival de Cannes – Deus e o Diabo na Terra do Sol
Dia 15 – Quinta-feira
17h – Mostra Cinemateca 50 Anos – Geração Cinemateca
Dia 16 – Sexta-feira
19h – 8ª Semana Cultural de Curitiba – Comep
Dia 17 – Sábado
16h – Flesh
19h – Liz
Dia 18 – Domingo
16h – Sessão Infantil – Os Goonies
imprimir voltar
- 03/06/2025 - Patrimônio natural, parques e áreas verdes refletem identidade do curitibano
- 27/05/2025 - O som do tempo: Curitiba e região preservam 20 órgãos de tubo
- 26/05/2025 - Com sessões gratuitas, Cine Passeia leva filmes e pipoca aos bairros de Curitiba
- 21/05/2025 - Inédito, edital de R$ 1 milhão valoriza produção cultural nas comunidades mais afastadas de Curitiba
- 21/05/2025 - Eduardo Pimentel lança pacote com R$ 5 milhões para projetos culturais em Curitiba
- 19/05/2025 - Filmes infantis da mostra Olhar de Cinema estarão em cartaz nas salas da Prefeitura
- 15/05/2025 - Festival Internacional de Cinema de Curitiba tem data marcada e ingressos à venda
- 15/05/2025 - Agenda cultural traz dança, teatro e cinema ao ar livre e estreia de exposição digital
- 12/05/2025 - Painéis, igrejas e erva-mate:7 opções de roteiros guiados pelo patrimônio histórico de CuritibaA Fun
- 12/05/2025 - Cinema de graça? Cinemateca de Curitiba tem semana cheia de opções