21.08.2019Novos filmes e cineclubes são atrações na Cinemateca e no Guarani

Novos filmes na programação, cineclubes e bate-papo com o cineasta são alguns destaques desta semana na Cinemateca e Cine Guarani. A partir desta quinta-feira (22), a Cinemateca de Curitiba exibe os dramas “António Um Dois Três”, de Leonardo Mouramateus, na sessão das 16h, e “Ayka”, de Sergei Dvortsevoye, na sessão das 19h. Os filmes ficam em cartaz até 1º de setembro.

O longa-metragem “Ayka” traz uma narrativa atual sobre relação de mãe e filho num contexto de imigração. O filme acompanha Ayka, uma imigrante ilegal, que tem de batalhar para conseguir melhores condições de trabalho e lidar com as complicações de ter abandonado seu filho após o parto.

A produção luso-brasileira “António Um Dois Três” conta a jornada de descobrimento do jovem António. Após receber um ultimato de seu pai por não cumprir suas responsabilidades, ele foge de casa para morar com a ex-namorada, mas nesse momento se vê envolvido num romance com Débora, intercambista brasileira.

Cine Guarani

O Cine Guarani também continua a todo vapor com a exibição dos longas-metragens “Mal Nosso”, produção de terror brasileira com destaque em festivais de cinema, na sessão das 19h, – e “Maya”, na sessão das 16h, produção francesa sobre um jornalista em busca de dar um novo rumo à sua vida.

Os cineclubes preenchem a programação do Cine Guarani. Neste sábado (24), às 16h, o Cineclube da Aliança Francesa exibe o drama francês “Ponette – À espera de um anjo”. O cineclube “Conversas sobre o Cinema Brasileiro” recebe, na quarta-feira (28) da próxima semana, o cineasta Joel Pizzini para comentar e exibir seu documentário “500 Almas”.

O projeto “Vivências & Convivências 60+” continua formando plateias e atendendo ao público da terceira idade. Na próxima terça-feira (27), como parte do projeto, será exibido o longa-metragem nacional “Narradores de Javé”.

Cinemateca de Curitiba
Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco
Ingressos: R$10 (inteira) e R$5 (meia-entrada)

Antonio Um Dois Três – exceto dia 31/08
(Portugal/Brasil, 2017, drama, 95’)
Direção: Leonardo Mouramateus
Elenco: Mauro Soares, Deborah Viegas, Mariana Dias.

AYKA
(Rússia/Alemanha/Polônia/Cazaquistão/China, 2018, drama, 100’)
Direção: Sergey Dvortsevoye
Elenco: Samal Yeslyamova, Zhipara Abdilaeva, Sergey Mazur.
Classificação: 12 anos

Cine Guarani
Avenida República Argentina, 3430 – Portão
Ingressos: R$12 (inteira) e R$6 (meia-entrada)

Maya (exceto dias 21, 24 e 31)
(França, 2018, drama, 105', 12 anos)
Direção de Mia Hansen-Love
Elenco: Roman Kolinka, Aarshi Banerjee, Alex Descas.
Classificação: 12 anos

Mal Nosso (exceto dias 17, 21 e 28)
(BR, 2019, terror, 93’)
Classificação: 16 anos

CINECLUBE DA ALIANÇA FRANCESA – 24/8
Ponette – À Espera de um Anjo
(França, 1995, drama, 107’, 12 anos)
Direção: Jacques Doillon
Comentários: Profª. Viviane

VIVÊNCIAS E CONVIVÊNCIAS – 27/8
Narradores de Javé
(BR, 2003, drama, 102’, livre)
Direção: Eliane Caffé
Elenco: José Dumont, Nelson Xavier, Matheus Nachtergaele, Nelson Dantas

CONVERSAS SOBRE O CINEMA BRASILEIRO – 28/8
Evento organizado pelo Laboratório de Cinema e Educação LabEducine da UNESPAR e Projeto Cinema Educa do Programa Universidade Sem Fronteiras.
500 Almas
(BR, documentário, 2007, 109', livre)
Direção: Joel Pizzini (com a presença do diretor)