Notícias

13.12.2019Mulheres, Mulheres: mostra de cinema reflete os dramas vividos pelas mulheres modernas

A Cinemateca recebe, nesta quinta-feira (12), com entrada gratuita, a mostra “Mulheres, Mulheres”. Promovido pelo blog de cinema “Vestido sem costura”, a programação exibe cinco dramas femininos, do cinema clássico hollywoodiano ao cinema independente francês.

Os filmes selecionados são conduzidos por protagonistas, que encarnam os dramas da mulher moderna. Clássicos como “Acordes do Coração”, de Jean Negulesco, que tem Joan Crawford sendo protagonista; “Uma Mulher Descasada”, de Paul Mazursky; e do drama francês Simone Barbès ou a Virtude, dirigido por Marie-Claude Treilhou.

A exibição dos longas será precedida de vídeos de apresentação de críticos e cineastas franceses como Paul Vecchiali, Marie-Claude Treilhou, Axelle Ropert, e seguida de debate entre os programadores e o público.


PROGRAMAÇÃO

Dia 12, 19h – ACORDES DO CORAÇÃO
(Humoresque, Estados Unidos, 1946, melodrama, 125')
Paul Boray (John Garfield) é um jovem violinista que se envolve com Helen Wright (Joan Crawford), uma mulher rica, mecenas e alcoólatra. Enquanto se aproveita da situação Paul acaba se tornando caprichoso, já Helen se debate em sentimentos de culpa. No entanto Paul precisa descobrir o que é mais importante para ele: a boa vida ou a música.
Direção: Jean Negulesco
Elenco: Joan Crawford, John Garfield, Oscar Levant, J. Carrol Naish J., Joan Chandler, Tom D'Andrea, Peggy Knudsen.
Classificação: 12 anos

Dia 13, 19h – SIMONE BARBÈS OU A VIRTUDE
(Simone Barbès ou la vertu, França, 1980, Drama, 77')
Simone e Martine são atendentes em um cinema pornô em Montparnasse. Instaladas no salão, elas saúdam os frequentadores, encaminham os homens aos seus lugares, conversam e passam o tempo. À meia-noite Simone parte para uma boate lésbica.
Direção: Marie-Claude Treilhou
Elenco: Ingrid Bourgoin, Martine Simonet, Raymond Lefebvre, Sonia Saviange, Michel Delahaye, Noël Simsolo, Max Amyl,Pascal Bonitzer, Pierre Belot, Denise Farchy, Véronique Fremont, Paulette Bouvet.
Classificação: 16 anos

Dia 14, 19h – UMA MULHER DESCASADA
(An unmarried woman, Estados Unidos, 1978, melodrama, 124')
Trajetória de uma mulher que busca reconciliação com sua identidade e com a sexualidade após ser trocada por outra mulher e ver acabar um casamento de 16 anos.
Direção: Paul Mazursky
Elenco: Jill Clayburgh, Alan Bates, Michael Murphy, Cliff Gorman, Patricia Quinn, Kelly Bishop, Lisa Lucas, Linda Miller, Andrew Duncan, Daniel Seltzer, Matthew Arkin, Penelope Russianoff, Novella Nelson, Raymond J. Barry.
Classificação: 12 anos

Dia 15, às 16h – RÉQUIEM PARA UMA MULHER
(Corps à coeur, França, 1979, melodrama, 122')
Pierre, 35 anos, trabalha como mecânico e vive próximo à sua oficina há duas décadas. Sua paixão por música clássica o diferencia do ambiente ao redor, ao mesmo tempo emque evidencia sua marginalidade. Um dia, ele conhece uma mulher de 45 anos em um concerto na igreja. Ela é farmacêutica e moderna: faz o que quer, quando quer. No início, Pierre não consegue conquistá-la, até que recebe um telegrama no qual ela diz querer encontrá-lo.
Direção: Paul Vecchiali
Elenco: Nicolas Silberg, Hélène Surgère, Béatrice Bruno, Louis Lyonnet, Emmanuel Lemoine, Christine Murillo, Liza Braconnier, Denise Farchy, Paulette Bouvet, Madeleine Robinson, Sonia Saviange.
Classificação: 16 anos

Dia 15, às 19h – NOS BASTIDORES DA NOTÍCIA
(Broadcast News, Estados Unidos, 1987, Comédia dramática, 133')
Em Washington D.C., a produtora (Holly Hunter) do telejornal de uma grande rede tenta manter um alto padrão de qualidade, apesar de ter que se virar de alguma maneira para aceitar o mais elegante âncora da rede, que representa tudo que ela odeia em notícia. Porém, mesmo assim ela se apaixona por ele. Quem vê tudo isto de perto é um colega de trabalho que é um ótimo profissional e melhor amigo dela, além de ser por ela apaixonado, apesar de não revelar este amor.
Direção: James L. Brooks
Elenco: Holly Hunter, Albert Brooks, William Hurt, Robert Prosky, Lois Chiles, Joan Cusack, Jack Nicholson.
Classificação: 12 anos

Serviço: Mostra de Cinema "Mulheres, Mulheres"

Data: de 12/12 a 15/12
Horário: conferir na programação
Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco)
Entrada Gratuita

 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar