Notícias

15.10.2019Mostra de filmes na Cinemateca foca a cultura alimentar e tradições

Começa nesta terça-feira (15/10) a terceira edição da Mostra Internacional de Cinema Nossa Terra: Cultura e Alimentação, na Cinemateca de Curitiba. A programação vai até domingo (20/10) e conta com seis sessões e debate com especialistas na temática da mostra, com mediação de Meg Mamede, realizadora e curadora da iniciativa.

São cinco documentários e uma animação rodados no Brasil e em outros países, filmes que têm em comum o olhar cuidadoso sobre questões da cultura alimentar, das tradições e dos usos e costumes. Ao longo da mostra será possível ver e discutir temas ligados ao café, à cerveja, ao vinho e ao patrimônio imaterial, como saberes ancestrais e os cuidados com a terra.

A mostra tem entrada franca e é aberta a todos os públicos, respeitando a classificação de cada filme.

Capital paranaense
A mostra, que antes acontecia no interior do estado, neste ano vem a Curitiba, considerada uma das capitais gastronômicas e com elementos que dialogam com a temática, já que a cultura alimentar está muito bem representada pelas várias etnias presentes na cidade.

Programação de sessões e debates

15/10, terça-feira, às 19h – Brava Gente Italiana. Direção de Sérgio Sbragia e produção de Carlos Moletta (Brasil, 2015). Documentário de 82', livre. Seguido de debate com Vander Valduga e Marcelo Empinotti.

16/10, quarta-feira, às 19h – Cultura de Engenho: Patrimônio e Resistência. Direção de Sandra Alves, pesquisa, roteiro e produção Gabriella Pieroni (Brasil, 2017). Documentário de 54', livre. Seguido de debate com Lai Pereira e Sabrina Demozzi.

17/10, quinta-feira, às 19h – Petroleum é Nosso: A Ebulição da Cerveja Artesanal no Brasil. Direção de Luiz Felipe Araújo, roteiro de Fernando Marés de Souza e produção da Arte em Cena Filmes junto com a DUM Cervejaria. (Brasil, 2017) – Documentário de 86', classificação 14 anos. Seguido de debate comLuiz Felipe Araujo e Fernanda Lazzari.

18/10, sexta-feira, às 19h – Atum, Farofa & Spaghetti. Direção e roteiro de Riccardo P. Rossi, produção Valdo Mendola (Brasil, 2017). Documentário de 95', livre. Seguido de debate com Riccardo P. Rossi, Michele Dupont e Vavo Krieck.

19/10, sábado, às 19h – Café, um Dedo de Prosa. Direção de Maurício Squarisi, produção de Wilson Lazaretti e Janice Castro (Brasil, 2017). Animação de 72', 10 anos. Seguido de debate com Maurício Squarisi e Claudino da Silva Dias.

20/10, domingo às 18h – I Villani. Direção de Daniele de Michele. Produção de Giorgio Magliulo (Itália, 2018). Documentário de 83', legendado, livre. Seguido de debate com Meg Mamede e Alex Barbosa, mediado por Thaisa Sade, coordenadora da Cinemateca de Curitiba.

Serviço: Mostra Internacional de Cinema Nossa Terra: Cultura e Alimentação
Data: de terça (15/10) a domingo (20/10)
Horário: de terça a sábado, às 19h, e domingo, às 18h
Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco)
Entrada gratuita
Aberta a todos os públicos respeitando a lotação da Sala Groff (104 pessoas) e a classificação de cada filme
 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar