Notícias

27.09.2019Fim de semana tem clássicos de John Wayne, filmes experimentais e cinema húngaro na Cinemateca

Dois clássicos estrelados por John Wayne podem ser vistos na Cinemateca neste fim de semana. No sábado (28/9), às 16h, o Cineclube do Atalante exibe o filme Depois do Vendaval e no domingo (29/9), 19h, a Sessão 16mm apresenta No Tempo das Diligências, ambos do premiado diretor americano John Ford. Também no domingo, às 16h, no encerramento da Mostra de Cinema Húngaro será exibido o suspense O Investigador, dirigido por Attila Gigor. A entrada é franca

Depois do Vendaval traz a história do lutador Sean Thornton, que atormentado por erros do passado, decide voltar à sua cidade natal, na Irlanda. Ele logo fica encantado com Mary Kate Danaher, uma jovem linda e pobre. O principal empecilho do relacionamento é o irmão da garota, Will Danaher, valentão da região que não gosta nem um pouco de Sean. Além de John Wayne, o elenco conta ainda com a participação de Maureen O'Hara.

A exibição integra a série Hollywood Clássica do projeto História(s) do Cinema, proposto pelo Cineclube do Atalante, aprovado pelo Fundo Municipal da Cultura.

16 milímetros

Para complementar a série de homenagens a nomes influentes da sétima arte do projeto História(s) do Cinema, a Cinemateca, em parceria com o Cineclube do Atalante, exibe No Tempo das Diligências, película em 16mm do seu acervo.

No faroeste do diretor John Ford, um grupo de nove pessoas são obrigadas a embarcar em uma perigosa jornada em cima de carruagens através do Arizona, em um território indígena. No meio do caminho eles terão que enfrentar Geronimo e seus guerreiros apaches, e contra eles contarão apenas com a ajuda do cowboy Ringo Kid. No elenco, além de John Wayne estão Claire Trevor e Thomas Mitchell.

Experimentais

Na programação da Cinemateca também tem exibição de filmes experimentais. O Coletivo 111 traz a Curitiba uma série de seis curtas e um longa-metragem da empresa irlandesa Experimental Film Society (EFS), dedicada à produção e exibição de filmes experimentais que adotam uma abordagem exploratória, muitas vezes lírica, para o cinema.

Na sexta-feira (27/9) acontece a exibição dos curtas, com debate após as apresentações. Já no sábado (28/9), será exibido o longa Phantom Islands, de Rouzbeh Rashidi, fundados do EFS, também com debate. As sessões acontecem às 19h, com entrada franca.

 

Serviço:

Cinemateca de Curitiba (R. Pres. Carlos Cavalcanti, 1174)

MOSTRA DA EXPERIMENTAL FILM SOCIETY

Dia 27 – Exibição dos curtas

Dia 28 – PHANTOM ISLANDS (Irlanda, 2018, 86’) de Rouzbeh Rashidi

Classificação: 14 anos

Horário: 19h

Ingresso: Gratuito

Haverá debate após as sessões

 

Dia 28/9, 16h

CINECLUBE DO ATALANTE

DEPOIS DO VENDAVAL (The Quiet Man, EUA, 1952, romance, 129')

Direção: John Ford

Elenco: John Wayne, Maureen O'Hara, Barry Fitzgerald

Classificação: 12 anos

Ingresso: Gratuito

 

Dia 29/9, 19h

SESSÃO 16MM

NO TEMPO DAS DILIGÊNCIAS (EUA, 1939, faroeste, 97’)

Direção: John Ford

Elenco: John Wayne, Claire Trevor, Thomas Mitchell

Classificação: 12 anos

Ingresso: Gratuito

 

Dia 29/9, 16h

MOSTRA DO CINEMA HÚNGARO

O INVESTIGADOR (A nyomozó, Hungria/Suécia/Irlanda, 2018, suspense, 107’)

Direção: Attila Gigor

Um patologista, que necessita desesperadamente de dinheiro para o tratamento de sua mãe, aceita a proposta de um estranho para matar um completo desconhecido.

Classificação: 16 anos

Ingresso: Gratuito

 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar