Notícias

27.06.2019Filmes em cartaz na Cinemateca revelam nova fase da produção ucraniana de audiovisual

A mostra inédita de filmes ucranianos em cartaz na Cinemateca de Curitiba – Dias do Cinema Ucraniano no Brasil – revela a vitalidade que a produção audiovisual daquele país tem experimentado nos últimos anos. É o que explica o embaixador da Ucrânia no Brasil, Rostyslav Tronenko, que participou da abertura da mostra, na noite de terça-feira (25).

A cerimônia de abertura contou com a presença também do cônsul geral da Ucrânia, Mariano Czaikowski, do presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira, Vitório Sorotiuk, do deputado estadual Rubens Recalcatti, da coordenadora da Cinemateca de Curitiba, Thaísa Marques Teixeira, e do coordenador de Etnias da Fundação Cultural de Curitiba, Carlos Hauer. A mostra fica em cartaz até domingo (30), sempre às 19h, com entrada franca.

“Por causa da luta atual do povo ucraniano pela independência, integridade territorial e soberania nacional, o cinema moderno ucraniano durante os últimos cinco anos registrou um aumento nas produções cinematográficas. Muitas dessas produções só tem saído graças à ajuda do governo ucraniano, que tem investido entre 30 a 40 milhões de dólares por ano em produções audiovisuais”, conta o embaixador.

O embaixador manifestou a sua satisfação de poder mostrar ao público curitibano um pouco da cinematografia moderna da Ucrânia. “Nem todos os filmes que separamos durante a curadoria puderam participar da mostra. Mas tentamos fazer uma seleção que abordasse vários genêros, como sátira, dramas históricos, filmes com tons mais artísticos e produções infantis. Tem filme para todos”, afirmou.

De acordo com Vitório Sorotiuk, esta é a primeira mostra que foca no cinema ucraniano atual. Dos seis filmes apesentados, apenas um foi filmado antes de 1991. Todos os outros foram feitos nesta última década. “A Ucrânia vive uma fase de financiamento estatal e um boom cinematográfico que eu acho que vai perdurar por alguns anos”, observou.

Confira a programação para os próximos dias:

27/6
Nível de preto
(2016 /91 min / drama /16 anos)
Diretor: Valentyn Vassyanovich
Elenco: Kostiantyn Mokhnach, Keteryna Molchanova. O 50º aniversário é o começo de uma fase complexa na vida do fotógrafo de casamentos Kostya, cujo trabalho é registrar a felicidade dos outros. Tudo o que ele ama está desaparecendo, embora não existam muitas coisas para guardar na vida dele: o pai, paralisado após de AVC, uma amiga estilista da revista de casamento, um gato velho e algumas fotos em que ele é jovem e feliz. O filme foi o candidato da Ucrânia para a cerimônia do 90º aniversário do Oscar na categoria “O Melhor Filme Estrangeiro”.

28/6
Um pergaminho desaparecido
(1972 /79 min /Comédia /12 anos)
Diretor: Borys Ivchenko
Elenco: Ivan Mykolaychuk, Fedir Strygun, Galyna Dolgozviaga, Lidia Beloziorova (Vakula). Comédia heroica baseada na história de Mykola Gogol. Trata da aventura dos cossacos Vasil e Andriyna e sua viagem a São Petersburgo para entregar a carta de
Hetman à Rainha e, depois disso, sobre o feliz retorno deles à sua aldeia.

29/6
Nome de guerra “Banderas”
(2018 / 113 minutos / Drama / 16 anos)
Diretor: ZazaBuadze
Elenco: Oleg Shulga, Sergiy Lefor, Anton Andriushenko, Volodymyr Romando, Oleg Voloschenko, Yuliya Chepurko. No outono de 2014, na zona de Operação Antiterrorista na Ucrânia, um grupo de inteligência liderado por um experiente capitão, Anton Sayenko (nome de guerra "Banderas"), tenta impedir a sabotagem e neutralizar o equipamento russo Khodok. A tarefa é complicada pelo fato de os eventos ocorrem perto da aldeia de Banderas.

30/6
Fortaleza
(2018 / 111 min / Fantasia/Aventura / 6 anos)
Diretor: YuriiKovaliov
Elenco: Danyil Kamenskyi, Yeva Kosheva, Roman Lutskyi, Natalia Sumska. Durante o eclipse solar, o menino Vitko volta mil anos no passado e vai parar em Rus de Kyiv (confederação de tribos eslavas do Leste Europeu dos séculos IX ao XIII), no auge da batalha decisiva entre bem e mal. Ele tem uma pedra mágica que lhe dá poderes como os de heróis lendários, sobre os quais leu. Enfrentam, então, a magia maléfica e um exército liderado por um gigantesco monstro de pedra. Da coragem do menino depende o futuro.

Serviço:
Dias do Cinema Ucraniano no Brasil
Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174)
Horário único: 19h
Ingresso: Entrada Franca

* Sessões extras

28/06, às 16h30, preprise do filme "Portão"
30/06, às 16h30, reprise do filme "Nobres Vagabundos", que abriu a mostra.

Portão
(2017/107 min/ drama místico /16 anos)
Diretor: Volodymyr Tykhiy
Elenco: Irma Vitovska, Vitalina Bibliv, Yaroslav Fedorchuk. História de uma família que vive na zona de exclusão de Chornobyl. A matriarca, vovó Prissia, amiga da sereia, come ocasionalmente cogumelos alucinógenos, e em algum momento durante a Segunda Guerra Mundial, ela mata doze soldados nazistas. Ela mora com seu neto, Vovchyk, e a filha doente Slava, deixada pelo marido. De repente, a vida habitual deles se acaba: a matriarca recebe uma advertência mística de que uma catástrofe que acontecerá no futuro próximo, deve ser evitada.

Nobres Vagabundos
(2018/103 min/ ação/comedia/12 anos)
Diretor: Oleksandr Berezan
Elenco: Iryna Gryshak, Ivan Sharan, Yuriy Khvostenko. História engraçada sobre aventureiros da cidade de Lviv que, entre 1938 e 1939, vivem sob o lema: "Por amor a Lviv, mulheres e piadas". Para tornar a vida mais interessante, os nobres vagabundos buscam aventuras. De repente, tornam-se guardiões de uma jovem e bela menina e suas aventuras ganham novo impulso.

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar