Notícias

20.12.2019Curtas de animação infantil encerram ano na Cinemateca e no Cine Guarani

A Cinemateca de Curitiba e o Cine Guarani (Portão Cultural) encerram o ano com uma programação especial, com exibição de curtas-metragens e longas de animação, voltados ao público infantil.

As sessões acontecem de quinta-feira (19/12) a domingo (22/12), com entrada franca.

Na Cinemateca são 14 curtas, exibidos sempre às 14h30.

Também vai até domingo no Cine Guarani a programação Férias no Guarani, com duas sessões durante a semana, às 15h e 17h. No sábado e domingo (21 e 22), tem sessão única às 15h.

Confira a programação
CINEMATECA
Rua. Pres. Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco

19 e 21/12 – 14h30

Isabel e o Cachorro Flautista
(BR, 2004, ficção, 14’) Direção: Christian Saghaard
Elenco: Júlia Freitas. Isabel mora na praia e tem uma ligação especial com o mar. No dia da festa de Iemanjá, um cachorro pega a flauta de Isabel e foge, mergulhando no mar. Isabel mergulha atrás dele, e a aventura continua até os dois chegarem numa cidade submersa: São Paulo.

O Tamanho que Não Cai Bem
(BR, 2001, animação, 9’) Direção: Tadao Miaqui
O que acontece quando um anão se apaixona por uma mulher gigante? Muita coisa, provando que na paixão não existem tamanhos.

Alma Carioca – Um Choro de Menino
(BR, 2002, animação, 5’) Direção: William Côgo
História de um menino que vive na zona portuária do Rio de Janeiro na década de 20 e testemunha o surgimento do Choro, quando encontra os grandes mestres pioneiros desse estilo puramente carioca.

Disfarce Explosivo
(BR, 2000, animação, 7’) Direção: Mário Galindo
Juca Piau cria galinhas em seu pequeno sítio para vender na vila próxima. Um dia, duas delas se recusam ser vendidas usando vários disfarces para enganar Juca Piau.

O Nordestino e o Toque de sua Lamparina
(BR, 1998, animação, 8’) Direção: Ítalo Maia
Retrata a vida sofrida do sertanejo do Brasil, mostrando seus sonhos, fantasias e criatividade ao encontrar uma lamparina mágica.

Mitos do Mondo: Como Surgiu a Noite?
(BR, 2005, animação, 6’) Direção: Andrés Lieban
Baseado em um mito de criação dos índios brasileiros, esta animação nos leva à idade dos sonhos, onde os objetos tinham vida e onde a noite vivia aprisionada em um coco que pertencia à Cobra Grande – uma terrível feiticeira.

Historietas Assombradas (Para Crianças Malcriadas)
(BR, 2005, animação, 15’) Direção: Victor-Hugo Borges
Três histórias que sua avó não contou, senão você ia fazer xixi na cama.

20 e 22/12, 14h30

Ele
(BR, 2007, animação, 13’)
Direção de 150 alunos da rede municipal de ensino de fundamental de Vitória – ES.
A animação produzida por crianças de Vitória conta a infância do compositor Noel Rosa no bairro de Vila Isabel, no Rio de Janeiro, desde seu primeiro contato com a música até o sucesso nas rádios.

O Natal do burrinho
(BR, 1984, animação, 5’) Direção de Otto Guerra
O filme conta a vida triste e solitária de um burrinho que vive no deserto e que um dia oferece ajuda a um casal de peregrinos. Esse encontro muda para sempre sua vida.

Peixe frito
(BR, 2005, animação, 19’) Direção de Ricardo Podestá
Um avô ensina o seu neto a pescar e a partir daí, peixes, gaivotas e anzóis se misturam em uma verídica estória de pescador.

Pajerama
(BR, 2008, animação, 9’) Direção de Leonardo Cadaval
Um índio é pego numa torrente de experiências estranhas, revelando mistérios de tempo e espaço.

Ícarus
(BR, 2007, animação, 10’) Direção de Victor Hugo Borges
Ícarus é um garoto de 4 anos que vive em uma grande cidade e se sente muito só, pois seus pais trabalham muito.

Rua das Tulipas
(BR, 2007, animação, 10’, livre) Direção de Alê Camargo
Acostumado a criar soluções para todos os moradores da Rua das Tulipas, um grande inventor – depois de ver a felicidade de todos os seus vizinhos – descobre que ainda falta fazer uma pessoa feliz…

Frankstein Punk
(BR, 1986, animação, 12’, livre) Direção de Cao Hamburger e Eliana Fonseca
Frank nasce ao som de Singing in the rain e, a partir daí, seu destino é caminhar em busca da felicidade, sem entender que isso o levaria a assustar as pessoas.

Classificação: Livre
Ingresso: Gratuito

CINE GUARANI
Av. República Argentina, 3430 – Portão Cultural

17 a 20/12

15h – O PALHAÇO
(BR, 2011, drama/aventura. 90’, 10 anos) Direção: Selton Mello
Elenco: Paulo José, Selton Mello, Larissa Manoela. Benjamim e Valdemar formam a divertida dupla de palhaços Pangaré e Puro Sangue. Mas Benjamin decide deixar o circo e mergulhar numa nova aventura para realizar um grande sonho.

17h – BILLI PIG
(BR, 2012, comédia, 95’, 12 anos) Direção: José Eduardo Belmonte
Elenco: Selton Mello, Grazi Massafera, Milton Gonçalves. A aspirante a atriz Marinalva começa a ter sonhos e a conversar com seu porco de brinquedo, Billi, que a encoraja a se separar do marido, Wanderley, por acreditar que ele não a ajuda a lutar por seu sonho.

21/12, 15h

EU E MEU GUARDA-CHUVA
(BR, 2010, fantasia/aventura, 83’, livre) Direção: Toni Vanzolini
Elenco: Daniel Dantas, Mariana Lima, Paolla Oliveira. Nos últimos dias de suas férias, Eugênio, um garoto de 11 anos sempre acompanhado por seu guarda-chuva, tenta salvar uma garota com seus melhores amigos.

22/12, 15h

31 Minutos
(BR, 2012, comédia/fantasia, 80’, livre) Direção: Alvaro Díaz, Pedro Peirano

Vozes de Márcio Garcia, Daniel de Oliveira, Mariana Ximenes
Juanín é o produtor do noticiário de fantoches 31 Minutos, e é também o último da espécie dos juanines. Obcecada com a ideia de completar sua coleção de animais estranhos, a milionária malvada Cachirula captura e aprisiona Juanín em seu castelo.