04.10.2019Clássicos de Orson Welles em exibição na Cinemateca

Dois filmes do aclamado diretor americano Orson Welles, considerado um dos artistas mais versáteis do século XX no campo do teatro, do rádio e do cinema, compõem a programação da Cinemateca neste sábado (05/10). Serão exibidos os filmes “Cidadão Kane” e “Soberba”.

A exibição de Cidadão Kane, às 16h, integra a série Hollywood Clássica do projeto História(s) do Cinema, proposto pelo Cineclube do Atalante, aprovado pelo Fundo Municipal da Cultura.

Soberba faz parte do acervo em película 16mm da Cinemateca. A exibição complementa a série de homenagens a nomes influentes da sétima arte do projeto História(s) do Cinema. A entrada é franca.

Mais filmes

O documentário Bellatrix, que estava em cartaz no Cine Guarani, será exibido agora na Cinemateca, com sessões às 16h.

Depois de pré-estreia na Cinemateca, o longa-metragem “Os Jovens Baumann”, da Sessão Vitrine, segue em cartaz até 16 de outubro, com sessões às 19h.

Outro destaque da programação semanal é a Mostra de Cinema Espanhol Atual. A mostra feita em conjunto com a Embaixada da Espanha e o Instituto Miguel Cervantes começa na próxima quarta-feira (9) e vai até domingo (13), exibindo cinco produções filmadas na Espanha.

Cinemateca – (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco)
Ingressos: R$10 (inteira) e R$5 (meia-entrada)

Sessão Dupla Orson Welles
Cineclube do Atalante + Sessão 16mm
Data: 5/10
Horário: 16h e 19h
Entrada franca

CIDADÃO KANE
(Citizen Kane, EUA, 1941, drama, 119’, 14 anos) Direção: Orson Welles
Elenco: Orson Welles, Joseph Cotten, Dorothy Comingore.
O longa conta a ascensão de um mito da imprensa americana. De garoto pobre no interior a magnata de um império do jornalismo e da publicidade mundial. Inspirado na vida do milionário William Randolph Hearst.

SOBERBA
(The Magnificent Ambersons, 1942, EUA, 88', 14 anos) Direção: Orson Welles
Elenco: Joseph Cotten, Dolores Costello, Anne Baxter.
A bela Isabel reina na mansão Amberson, a mais espetacular de Indianápolis. Quando jovem, iria se casar com o inventor Eugene, mas ele a humilhou em público e ela optou por Wilbur Minafer. O casal tem um filho, George, que cresce e vira um homem arrogante. Após a morte de Wilbur, Eugene, agora rico, corteja novamente Isabel. George, porém, deseja a mãe só para si e faz de tudo para atrapalhar o namoro. Com a ajuda da tia Fanny, ele provoca uma série de infortúnios que se abate sobre os Amberson.

Programação:
BELLATRIX – (exceto dias 5 e 9)
(BRA, 2019, documentário, 52', livre) Direção: Lucas Costanzi
Elenco: Elisa Heidrich, Lucas Prado, Jéssica Barbosa, Felipe Fiori, Marcos Verza.
Bellatrix é o nome de uma estrela da constelação de Orion e significa Guerreira. Laura (Elisa Heidrich), começa a questionar-se sobre os posicionamentos políticos que viu na TV. A partir daí, ela vai ao encontro de pesquisadoras e pessoas que trabalham a questão de gênero para discutir e compreender melhor onde originou as diferenças sociais entre os sexos que observamos no dia a dia. Dentro de sua mente Laura encontra sua versão Bellatrix.

OS JOVENS BAUMANN – (exceto dia 5 e dia 9 – a sessão é às 16h)
(BR, 2018, drama, 70’, 16 anos) Direção: Bruna Carvalho Almeida
Elenco: Isabela Mariotto, Julia Burnier, Julia Moretti, Marília Fabbro, Anna Santos.
Em 1992 os primos Baumann, últimos herdeiros de uma prestigiosa família de Santa Rita d’Oeste, sul de Minas Gerais, desapareceram sem deixar vestígios. 25 anos depois uma caixa com fitas VHS é encontrada, contendo registros caseiros de seus últimos momentos, durante suas férias na fazenda da família. Através da compilação desses arquivos familiares, o filme reorganiza os fragmentos de um mistério até hoje sem solução.