12.07.2019Cine Passeio exibe mostra de filmes étnicos com entrada gratuita

O Cine Passeio recebe, a partir deste sábado (13), às 10h, a Mostra de Filmes e Debates Étnicos. A mostra prolonga as atividades culturais do 58ª Festival de Etnias do Paraná, evento de música e dança que abriu espaço para grupos folclóricos apresentarem suas tradições. A programação acontece nos dias 13, 17, 19 e 20 de julho. Serão exibidos oito filmes no total, entre longas, médias e curtas-metragens. As sessões, com entrada franca, serão seguidas de debates abordando aspectos culturais, folclóricos e étnicos presentes no Brasil.

A estreia neste sábado (13) fica por conta dos documentários “A Sússia”, de Lucrécia Dias, e “O silêncio da noite é que tem sido testemunha das minhas amarguras”, de Petrônio Lorena. Após a exibição dos filmes, haverá o debate “A estética do folclore”, às 11h30, com a participação da historiadora Maria Cecília Barreto, do músico Harry Crowl e mediação do jornalista Sandro Moser.

A Mostra de Filmes e Debates Étnicos tem o objetivo de discutir a temática da imigração no século XX, período no qual o governo brasileiro facilitou a vinda dos europeus para começar uma nova vida no Brasil. Outro objetivo é focar em como os povos tradicionais e originários, ao longo dos anos, se desenvolveram junto com a formação do país, mas também mantiveram suas raízes vivas cultivando manifestações culturais próprias.

A curadoria da mostra de filmes é do cineasta Aristeu Araújo, que atua como diretor, roteirista e montador de vídeos e já teve filmes premiados e exibidos internacionalmente. Já a curadoria do ciclo de debates é do curitibano Élisson Silva, mestre em Filosofia pela UFPR, com vasta experiência na construção de projetos culturais.

Cada ciclo de debate vai abordar uma temática relacionada ao folclore. Convidados especializados nas áreas de arte, cultura, história, direito, antropologia e sociologia estarão presentes nas discussões que têm por objetivo fomentar reflexões acerca da diversidade, pluralidade cultural, miscigenação, imigração, a questão dos refugiados, o respeito às diferenças, além da estética folclórica das etnias.

Confira a programação completa da mostra no site: https://festivalfolclorico.com.br/cinema-2/

13/07 – 10h00
A Sússia – DOC | 17min | 2018 | Livre – Dir. Lucrécia Dias
O Silêncio da Noite é que Tem Sido Testemunha das Minhas Amarguras – DOC | 79min | 2018 | 16 anos – Dir. Petrônio Lorena