Agenda de Cinema

Conversas Sobre o Cinema Brasileiro

| 500 Almas

(BR, documentário, 2007, 109')

O filme investiga a cultura da etnia milenar Guató, cujos descendentes vivem na região do atual pantanal mato-grossense.
A história e a cultura Guató são apresentadas ao espectador, de maneira fragmentada. Essa opção narrativa traduz a fragilidade da memória desse povo. Filmado na ilha Insua, Pantanal, e em localidades como Cáceres, Poconé e Berlim (Alemanha), tem como ponto de partida o resgate da identidade do povo Guató e os movimentos de recuperação e preservação de sua lingua.As imagens alternam-se com as do acervo do Ethnologisches Museum – Staatliche Museen zu Berlin [Museu Etnográfico de Berlim], com fragmentos da peça A Controvérsia (1550), de Jean-Claude Carrière (1931), e imagens da região do pantanal nos dias atuais marcando a justaposição de tempos e espaços no mosaico de Pizzini.
Recebeu, entre outros, prêmios como: Melhor Pesquisa pela Fundação Rockfeller, Rio de Janeiro; Margarida de Prata pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Rio de Janeiro; Melhor Filme no Festival do Rio e Melhor Documentário Latino-Americano no Festival de Mar del Plata.

Direção: Joel Pizzini (com a presença do diretor)
Elenco: Paulo José, Helena Ignêz, Matheus Nachtergaele e o poeta Manoel de Barros

 

 

 

Ingresso: gratuito

Data(s): 28/08/2019

Horário(s): 19h (QUA)

Espaço Cultural: Cine Guarani – Portão Cultural

Endereço: Av. República Argentina, 3430 - 54

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar