Refletindo sobre o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20/11), será feita a roda de leitura do conto "Pai contra mãe", de Machado de Assis, para continuar promovendo a tradição brasileira de autoria negra.
“Poty de Curitiba, Curitiba de Poty” em homenagem a 100 anos de Poty, a exposição ficará no MuMA até janeiro de 2025, nas salas Domício Pedroso e Sala 1.
Espirais do coração é uma oficina aberta para corpos com e sem deficiência que propõe práticas de investigação de movimento e criação em dança a partir do órgão do coração. Visualiza-se promover um ambiente de experimentação em dança a partir da potência de cada corpo.
Dia 12 - A SISTINA (2022, ficção, 9’) Direção: Juan Camilo QUANDO AS ÁGUAS SE JUNTAM (2023, documentário, 85’) Direção: Margarita Martínez Dia 13 - EM BAIXO DA SOMBRA DO GUACARí (2019, ficção, 15’) Direção: Greg Méndez A CIDADE DAS FERAS (2022, ficção, 93’) Direção: Henry Rincón Dia 14 - CAMINHO DA ÁGUA (2015, ficção, 8’) Direção: Óscar Sabogal EL BEAT: UMA HISTÓRIA DE RESISTÊNCIA CONTADA ATRAVÉS DA MÚSICA (2022, documentário/ficção, 50’) Di...
Temas como gratidão, gentileza, paz, com uma musicalidade original e inédita traz um novo conceito artístico musical, oferecendo ao público um show intimista com vozes, violões, percussão e elementos da sonoridade da música regional, valorizando a voz e a composição, criando uma atmosfera intimista no palco para que o público tenha a oportunidade de ver as canções em sua mais pura essência.
Além das obras de grandes proporções no Jardim das Esculturas, o Memorial Paranista apresenta aproximadamente cem esculturas e baixos-relevos em bronze, bem como desenhos e aquarelas do artista João Turin, um dos ícones do Movimento Paranista na década de 1920.
No dia 05 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Cinema e o Dia Nacional da Cultura. Para celebrar essa data tão especial, a Casa da Leitura Nair de Macedo preparou um expositor temático com uma seleção de livros literários e teóricos, abordando a rica interseção entre cinema e cultura.
"No dia 30 de novembro, celebra-se o Dia Internacional da Cidade Educadora, com o tema: “A cidade educadora como laboratório de aprendizagens, cidadania e transformação social”. Nesse contexto, a cidade é vista como uma grande sala de aula, um espaço dinâmico de experimentação, vivência e construção de conhecimento. Para ajudar a pensar sobre isso, a Casa da Leitura preparou uma seleção especial de livros que exploram a relação entre literatura e espaço urbano, promovendo ref...
Celebrando o Mês da Consciência Negra, o expositor de novembro busca literaturas que evidenciem a história negra no sul do país, majoritariamente apagada em detrimento da valorização da imigração europeia. Para tal o expositor contará com livros como Paraná Negro, Presença Negra em Curitiba e outras obras literárias escritas por sulistas negros que permeiem a temática.
Nomeado em homenagem à música e livro Amoras de Emicida, o expositor de novembro celebra o Mês da Consciência Negra, apresentando curadoria de literaturas infantis que contam com protagonismo negro e autoria de pessoas negras.
O expositor literário de Novembro visa dar ênfase à literatura produzida por autores e autoras negros, tendo em vista o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20/11).
O expositor infantil do mês de novembro está cheio de protagonistas pequeninhos, mas com grandes aventuras para contar.
Clubinho de Leitura para crianças de 06 a 12 anos para ler, conversar, brincar e se divertir com a literatura.
A exposição busca explorar os limites entre memória, tecnologia e imaginação, tecendo um fio condutor que interroga a relação entre o humano e o digital. A exposição convida o espectador a refletir sobre como a nossa relação com a tecnologia não apenas espelha o que carregamos em nossa mente, mas se torna parte inseparável de nossa própria construção interna. No diálogo entre natureza e artifício, vida e mecanismo, questionamos se o que temos dentro de nós é ainda inteirament...
A linguagem magistral do romance apresenta a questão afetiva e geracional de uma relação entre pai e filho, tendo como pano de fundo a era de ouro do futebol brasileiro e os terríveis anos da ditadura militar no país.
Sessões presenciais e virtuais de filmes da cinematografia brasileira e internacional, selecionados por uma curadoria especializada. Confira a programação completa em: www.cinepasseio.org
Cadastre seu e-mail e receba novidades da Fundação Cultural de Curitiba.