O Serra Acima, composto por Emiliano Pereira, João Triska e Junior Bier, é um trio instrumental de violas caipiras que tem como propósito aprimorar e inovar as tradições desse instrumento de grande expressão dentro da cultura brasileira, com presença marcante desde os mais remotos rincões do Brasil até os grandes centros urbanos. No repertório estão clássicos de artistas como Almir Sater, Tião Carreiro, Nhô Belarmino e Gabriela, Cascatinha e Inhana, Tonico e Tinoco, entre outros....
Para comemorar o Dia Internacional da Cidade Educadora (30 de novembro) esta roda de leitura traz uma reflexão sobre a Curitiba literária e seus desdobramentos em outras formas artísticas, como precursora para a transformação.
Para comemorar o Dia Internacional da Cidade Educadora (30 de novembro), essa roda de leitura propõe pensar alguns personagens marcantes da cidade de Curitiba, retratados em crônicas. Será feita a leitura do texto “ O Sombra amarrada”, de Luiz Henrique Pellanda, sobre o palhaço Sombra da Rua XV e da crônica “ O Mito da Maria Bueno”, de Valêncio Xavier, sobre a “santa de Curitiba”.
Em comemoração ao Dia Internacional da Cidade Educadora, 30 de novembro, será realizada uma roda de leitura com o texto Papai Urso, da escritora mexicana Cecilia Eudave.
Em diálogo com o Dia Internacional da Cidade Educadora,, celebrado em 30 de novembro, que neste ano traz como tema "A cidade como laboratório de aprendizagens, cidadania e transformação social", a Casa da Leitura propõe uma roda de leitura com as palavras ancestrais do autor Ailton Krenak e sua reflexão sobre arte, literatura e clima.
O múltiplo escritor carioca João do Rio, homenageado da FLIP deste ano, que já foi chamado pelo Barão do Rio Branco de amulatado, homossexual e gordo, terá algumas de suas crônicas lidas e debatidas na Casa da Leitura Jamil Snege. Sua escrita se confunde com os hábitos da cidade do Rio de Janeiro, que à época fazia a transição da condição de império para capital federal.
Em comemoração ao Dia Internacional da Cidade Educadora e como forma de revisitar o passado violentamente colonizado do Brasil, esta atividade se propõe a realizar uma leitura compartilhada de trechos do romance O som do rugido da onça, de Micheliny Verunschk, e a uma releitura de gravuras de Jean-Baptiste Debret. A obra literária em questão narra o sequestro de duas crianças indígenas por naturalistas alemães em 1821.
“Poty de Curitiba, Curitiba de Poty” em homenagem a 100 anos de Poty, a exposição ficará no MuMA até janeiro de 2025, nas salas Domício Pedroso e Sala 1.
"Pássaro Negro" é um arquétipo, uma metáfora para todas as pessoas que anseiam por liberdade, por sonhar, por viver aquilo que realmente são. Um símbolo de beleza, movimento e vida! O show "Pássaro Negro", do artista pernambucano Leon Adan, traz a essência da música afro-indígena contemporânea de Pernambuco. É um convite para um voo sobre a paisagem ancestral, cultural e sonora brasileira. É um show no qual o artista apresenta ao mundo sua estética, história, composições, ideias...
Nesta oficina partimos de alguns elementos conceituais que se desdobram do processo de criação da obra "Território Vulva", fundamentalmente um desdobramento em chave iconográfica para compartilhar e discutir quais maneiras estas iconografias do mundo da arte dialogam com o coreográfico-dramatúrgico do espetáculo. Por sua vez, compartilharemos uma prática criativa que forma parte do processo da obra.
Dia 5, 17h - THE LINES THAT DEFINE ME (2022, drama, 106', 12 anos) Direção: Nori Koizumi 19h - WHAT DID YOU EAT YESTERDAY? (2021, drama/romance, 120', 12 anos) Direção: Kazuhito Nakae Dia 6, 17h - I AM WHAT I AM (2022, drama, 109', 12 anos) Direção: Shinya Tamada Kasumi 19h - HIT ME ANYONE ONE MORE TIME! (2019, comédia, 127', 14 anos) Direção: Koki Mitani Dia 7, 17h - THE NIGHT HAWK'S FIRSTLOVE (2022, drama/romance, 98', 14 anos) Direção: Kazumasa Nemoto 19h - WHAT DID YOU E...
Dia 12 - A SISTINA (2022, ficção, 9’) Direção: Juan Camilo QUANDO AS ÁGUAS SE JUNTAM (2023, documentário, 85’) Direção: Margarita Martínez Dia 13 - EM BAIXO DA SOMBRA DO GUACARí (2019, ficção, 15’) Direção: Greg Méndez A CIDADE DAS FERAS (2022, ficção, 93’) Direção: Henry Rincón Dia 14 - CAMINHO DA ÁGUA (2015, ficção, 8’) Direção: Óscar Sabogal EL BEAT: UMA HISTÓRIA DE RESISTÊNCIA CONTADA ATRAVÉS DA MÚSICA (2022, documentário/ficção, 50’) Di...
Além das obras de grandes proporções no Jardim das Esculturas, o Memorial Paranista apresenta aproximadamente cem esculturas e baixos-relevos em bronze, bem como desenhos e aquarelas do artista João Turin, um dos ícones do Movimento Paranista na década de 1920.
Indisciplinar é uma exposição coletiva que investiga as transgressões entre arte e arquitetura. Com curadoria de Thaylini Luz (PR). A exposição acontece em dois formatos: online e itinerante. Indisciplinar resulta de uma pesquisa contínua sobre as relações de domesticidade e alteridade no processo de disciplinarização e transgressão das disciplinas de arte e arquitetura, buscando indisciplinados, seres errantes, artistas-arquitetos e arquitetos-artistas que questionam e rompem com os...
Foi Num Baile Black é uma oficina sobre Dança Preta! Não há Corpo sem Cor e a proposta do artista Salve Samuca quer aprofundar reflexões no que diz respeito o fundamento de práticas de Dança Preta como o Hip Hop e o Passinho, pensando-as como continuidade de movimentos mais antigos como o Samba.
No dia 05 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Cinema e o Dia Nacional da Cultura. Para celebrar essa data tão especial, a Casa da Leitura Nair de Macedo preparou um expositor temático com uma seleção de livros literários e teóricos, abordando a rica interseção entre cinema e cultura.
"No dia 30 de novembro, celebra-se o Dia Internacional da Cidade Educadora, com o tema: “A cidade educadora como laboratório de aprendizagens, cidadania e transformação social”. Nesse contexto, a cidade é vista como uma grande sala de aula, um espaço dinâmico de experimentação, vivência e construção de conhecimento. Para ajudar a pensar sobre isso, a Casa da Leitura preparou uma seleção especial de livros que exploram a relação entre literatura e espaço urbano, promovendo ref...
Celebrando o Mês da Consciência Negra, o expositor de novembro busca literaturas que evidenciem a história negra no sul do país, majoritariamente apagada em detrimento da valorização da imigração europeia. Para tal o expositor contará com livros como Paraná Negro, Presença Negra em Curitiba e outras obras literárias escritas por sulistas negros que permeiem a temática.
Nomeado em homenagem à música e livro Amoras de Emicida, o expositor de novembro celebra o Mês da Consciência Negra, apresentando curadoria de literaturas infantis que contam com protagonismo negro e autoria de pessoas negras.
O expositor literário de Novembro visa dar ênfase à literatura produzida por autores e autoras negros, tendo em vista o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20/11).
O expositor infantil do mês de novembro está cheio de protagonistas pequeninhos, mas com grandes aventuras para contar.
A Exposição Coleções apresenta trabalhos de associados da Associação dos Artistas Plásticos do Paraná, com o tema "Coleções". Essa mostra busca explorar diferentes olhares e interpretações dos artistas sobre o ato de colecionar, criando um espaço para o diálogo e a troca de ideias por meio das imagens.
Quantas escritoras negras você conhece? Nesta contação de histórias, três obras de três escritoras, Bell Hooks, Sonia Rosa e Cleo Cavalcantty, reafirmam a identidade negra com suas histórias para as crianças.
Em novembro, para celebrar o Dia Nacional da Onça-pintada (29/11), teremos um mês de Clubinho Miguelitos com histórias desse místico animal das Américas. A ideia é brincar com a imaginação confabulando com esse grande felino.
Comemorando o aniversário da escritora e ilustradora Eva Furnari, nascida em 15 de novembro de 1948, a Casa da Leitura Manoel Carlos Karam propõe uma contação de histórias das obras Pandolfo Bereba (2010) e Rumboldo (2012).
BABILÔNIA 2000 (BR, 2000, 80', 12 anos) Direção: Eduardo Coutinho Ventos de um novo milênio arrebentam na orla de Copacabana e morro acima. O cineasta Eduardo Coutinho se aproxima dos habitantes do Morro da Babilônia no último dia de 1999 para questioná-los sobre as expectativas que têm do ano que chega e sobre os preparativos das comunidades para o réveillon. Dramas pessoais, relatos de violência e instantes de festejos se entrelaçam nessa caminhada fílmica por ruas, casas e rostos ...
A exposição busca explorar os limites entre memória, tecnologia e imaginação, tecendo um fio condutor que interroga a relação entre o humano e o digital. A exposição convida o espectador a refletir sobre como a nossa relação com a tecnologia não apenas espelha o que carregamos em nossa mente, mas se torna parte inseparável de nossa própria construção interna. No diálogo entre natureza e artifício, vida e mecanismo, questionamos se o que temos dentro de nós é ainda inteirament...
Nesta apresentação, Renato Lucce interpretará dezesseis (16) faixas, todas composições de sua autoria, algumas em parceria. O espetáculo faz um passeio pela diversidade sonora, apresentando um panorama de suas influências musicais, com ritmos que vão do samba à canção, passando pelo pop, jazz e bossa. A apresentação celebra seus cinquenta anos de trajetória artística, proporcionando a oportunidade de realizar esse trabalho, o que representa uma grande alegria para um artista que n...
A linguagem magistral do romance apresenta a questão afetiva e geracional de uma relação entre pai e filho, tendo como pano de fundo a era de ouro do futebol brasileiro e os terríveis anos da ditadura militar no país.
Sessões presenciais e virtuais de filmes da cinematografia brasileira e internacional, selecionados por uma curadoria especializada. Confira a programação completa em: www.cinepasseio.org
Em reflexão ao mês da consciência negra, a Casa da Leitura realizará uma Roda de Leitura de crônicas a partir da obra "#Parem de Nos Matar", da autora Cidinha da Silva. A obra traz à tona questões sobre a violência e a desigualdade social enfrentadas pela população negra no Brasil.
Alexandre iniciou na percussão em 2013 no CMPB como aluno do Vina Lacerda. Após concluir os estudos, dedicou-se a ensinar e a promover rodas de Pandeiro na cidade de Curitiba. Atualmente integra os grupos de choro "Choro de Sábado", "Regional Sonoroso" e o "Trio Levado ao Breque”.
MEU PEDAÇO DE MANDIOCA (BR, 2024, comédia romântica, 15', livre) Direção: Raíssa Castor Rita se vê em um ambiente maçante e ritmado com o qual não se identifica e, em um bar, através de uma porção de mandioca, num ato de libertação para entender seu lugar no mundo, abre espaço para novas pessoas e discussões que antes evitava. A partir de um descarrego verborrágico, acompanhamos os delírios e as transformações pessoais de Rita.
A peça trata do mito conspiratório de Lilith, de origem em tradições hebraica e pergaminhos babilônicos, sobre os primeiros habitantes do paraíso bíblico, dois personagens que supostamente surgiram antes de Eva, mulher gerada pela costela de Adão. À partir dessa temática surge a construção coletiva do enredo corporal, que explora diferentes dimensões da criação: o da origem mítica (origem, gênesis) e do ator criador. Lilith é um espetáculo potente, narrado por gestos, contando...
A palhaça Provisória, radiante com suas novas comprinhas, descobre surpresas inesperadas escondidas entre seus "achadinhos". Enquanto desvenda mistérios escondidos nas embalagens, ela pergunta de onde voam e para onde correm os produtos, em uma aventura completamente maluca e inesperada. Em meio a reflexões sobre sustentabilidade, hábitos de consumo e pérolas de filosofia palhacística, Provisória se depara com desafios e surpresas. Música, magia e maluquices! Quem diria que uma comprinh...
O espetáculo surgiu numa pesquisa sobre as poesias de Waly Salomão, a atuação referenciada nas performances dos atores nos filmes do Glauber Rocha e nas temáticas pertinentes ao contexto dos artistas conforme o trabalho teatral de Augusto Boal. Assim, através do espetáculo, é parafraseada a biografia de Waly no enredo, propondo uma jornada do herói à um personagem marginal. Outro fator importante na concepção, é a relação com a tecnologia que, segundo Waly, "a tecnologia veio pra ...
Um espaço para a construção de conhecimentos e a prática de criação em cerâmica: Dividido em 20 encontros de 2h30, sempre nas quintas-feiras às 18:30, o laboratório totalizará 50 horas de formação conduzidas pela artista plástica e ceramista Clarissa Peters.
Celebrando o Dia Internacional da Cidade Educadora, haverá contação da obra Museu, de Javier Sáez Castán e Manuel Marsol — para lembrar que memória, educação e os espaços culturais, como os museus e bibliotecas, são, além de fundamentais, indissociáveis.
A cada final de semestre letivo, orientados por seus professores, os alunos do Conservatório de MPB apresentam os resultados dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula. Durante as semanas especiais de apresentações, estudantes iniciantes e avançados dos diversos cursos de instrumento, canto e práticas de conjunto, sobem ao palco.
TODA PELE, é um show que busca imprimir força e delicadeza, na beleza da pele que pulsa, dança e faz do palco um templo. A voz que passeia leve e suave sobre a percussão forte e marcante, as linhas desenhadas da guitarra, do violão, da viola e do baixo, que soam entre si, um só corpo. TODA PELE é a potência do coletivo, a poesia do agora e o desejo de dias melhores. Da terra, dos antepassados e dos ancestrais, a luz pro futuro. Do medo, da angústia e da dor, o desejo de cantar.
A cantora e compositora Thayana Barbosa começa no palco do Teatro do Paiol, em Curitiba, a turnê de lançamento presencial de seu mais recente trabalho, o disco Toda Pele. Gravado e Produzido em meio a pandemia, com músicos e técnicos isolados em uma chácara/estúdio, o álbum é definido pela artista como um grito de resistência, um desejo de transcender a dor e a raiva com muita delicadeza e poesia, metáforas revelam todos os assuntos sem explicitá-los.Com 12 faixas, 10 compostas por T...
O Dia Internacional da Filosofia (21) será celebrado com uma Roda de Leitura discutindo o poema Mapa, de Murilo Mendes, norteada por uma das perguntas mais notáveis da filosofia: como alguém se torna o que é?
Refletindo sobre o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20/11), será realizada a roda de leitura do conto "Pai contra mãe", de Machado de Assis, para continuar promovendo a tradição brasileira de autoria negra.
A Oficina tem como objetivo o desenvolvimento de uma narrativa gráfica com ou sem texto, particularmente voltada para a linguagem das histórias em quadrinhos, utilizando as mais diversas técnicas de interesse dos participantes de forma a explorar os limites da linguagem sequencial. A oficina pretende explorar como a relação entre texto e imagem na linguagem dos quadrinhos contribui para a criação de sentido.
O quadrinho conta a história de Eduardo, um jovem adulto que anda desapontado com o rumo que sua vida levou. Porém em uma noite ele recebe a visita mágica do professor Biruta que pula misteriosamente do seu armário. Sem entender muito bem o motivo da visita, Eduardo parte para uma busca de um objeto perdido, que segundo Biruta, pode mostrar uma nova perspectiva para o futuro do rapaz.
Programa Obras para Coro e Piano Cécile Chaminade (1857-1944) L’étoile (Op. 99 nº 1) Lili Boulanger (1893-1918) Soleils de septembre (1912) - 6 min Gabriel Fauré (1845-1924) Madrigal (1883) Gabriel Fauré (1845-1924) Les Djinns (1883) Cécile Chaminade (1857-1944) Ballade à la lune (para soprano solo e piano) Obras para Coro a capela Camille Saint Saëns (1835-1921) Calme des nuits (1872) Maurice Ravel (1975-1937) Trois chansons (1915) Claude Debussy (1862-1918) Trois chansons de Charles ...
Em homenagem ao mês da consciência negra, haverá contação de Um recorte de infância, de Cleo Cavalcantty: uma história escrita por uma mulher negra, narrando as experiências da infância de uma criança negra.
A Hora do Conto: Revivendo a tradição oral” é um momento de contação de histórias destinado aos ouvintes das narrativas faladas. Na Casa da Leitura Nair de Macedo, essa prática está sendo resgatada para compartilhar narrativas emocionantes com a comunidade do Bairro Guabirotuba.
Patrícia Melo foi a autora escolhida para o clube de leitura do mês de novembro na Casa da Leitura Manoel Carlos Karam. Será discutido o romance Elogio da Mentira, publicado pela autora em 1998.
DA CAMA PARA A FAMA (2003, comédia dramática, 91', 18 anos) Direção: Pablo Berger | Roteiro Pablo Berger Alfredo Lopez (Javier Cámara) é um vendedor fracassado de enciclopédias, que vive na Espanha dos anos 70. Convidado por seu chefe para um simpósio, ele e sua esposa Carmen (Candela Peña) são surpreendidos com o anúncio do novo projeto da empresa: a confecção de uma Enciclopédia Sexual Visual, que contará com fitas de casais de vários países europeus. A proposta do chefe é qu...
A Ação de Economia Criativa "Rede Muchas Minas" é um evento dedicado a potencializar e valorizar a presença das mulheres no âmbito das artes visuais na região de Curitiba. Este evento, que acontece ao longo de uma tarde, oferece um espaço de encontro, onde artistas e entusiastas das artes visuais podem explorar, compartilhar e colaborar em um contexto altamente criativo e inclusivo. O evento contará com dois momentos de palestras, apresentadas por Milena Costa e Taís Cabral, além de um...
Em um encontro inédito, a OABS recebe no palco do Guairinha o Grupo FATO, que celebra 30 anos de trajetória. Reconhecido por suas colaborações com poetas e compositores de destaque, o Grupo FATO é uma referência na fusão de elementos da música regional paranaense, especialmente o fandango, com suas marcações rítmicas e o som dos tamancos. Este encontro é carregado de simbolismo, remetendo ao Conservatório de MPB de Curitiba e às Oficinas de Música, instituições que moldaram as t...
O OPALA VAMPIRO (BR, 2024, terror/comédia, 55', 14 anos) Direção: Solivan Brugnara O Opala vampiro é um filme trash, de baixo orçamento, onde muitos personagens são interpretados por habitantes da cidade e atores regionais. Com uma inovadora estética assumidamente paranaense, conta a história de um carro vampiro e seu servo Rendfield, caçando sangue na cidade de Cachoeiras do Iguaçu, PR. Na sua trajetória passa por lendas locais: a Noiva do Salto, uma noiva que se suicidou ao jogar-se...
O evento do projeto de divulgação e produção artística NA-NU na Gibiteca de Curitiba chega em sua 3ª edição com muita HQ e arte. Exposições, bate-papos e anúncios muito especiais.
Na Oficina Autossustentável de Ballet, as (os) alunas (os) aprendem o Ballet Clássico com ênfase na transmutação de emoções em arte e dança, a partir de aulas com movimentações voltadas para crianças, promovendo bem estar, alegria e saúde aos alunos (as). As aulas do curso de Danças Urbanas são inspiradas no repertório das danças sociais que formam os principais estilos das danças hip-hop. Vale a pena conhecer as diferentes vertentes do movimento!
Espetáculo autoral de dança-teatro que explora a diversidade étnico-racial com foco nas mulheres negras e suas lutas contra desigualdades. Estereótipos, opressões, relações com racismo ambiental e resgate de memória ancestral do povo negro, se levantam como um grito de denúncia, resistência e luta.
O encontro oferece uma aproximação para com a história e características da cultura Ballroom, vistas através do prisma conceitual dos Estudos da Performance. A partir de uma imersão teórico-prática, as dinâmicas dos bailes serão compreendidas enquanto rituais artístico-políticos em celebração à resistência dos corpos dissidentes que deram origem a essa cultura.
TEM MAIS SAMBA, o novo espetáculo do Grupo Brasileiro, será um Programa de Rádio apresentado “ao vivo” pelo convidado especial Rodrigo Browne, produtor e apresentador desde 1996 do programa semanal Samba de Bamba. Veiculado na rádio Paraná Educativa FM, Samba de Bamba foi eleito em 2023 o Melhor Programa de Rádio do Brasil, pelo Prêmio Profissionais da Música. Venha saborear sambas inesquecíveis, de várias épocas e compositores, que serão interpretados vocal e cenicamente pelo Gr...
Todos os sábados, encontros nos quais os contadores de histórias do programa Curitiba Lê apresentam narrativas populares, contos clássicos e obras contemporâneas da literatura infantil e infantojuvenil.
17h - ÊXTASE (Áustria/Checoslováquia, 1933, drama, 82', 14 anos) Direção: Gustav Machaty A jovem Eva (Hedy Lamarr) se casa com um homem mais velho e ao descobrir sua falta de interesse sexual, termina se apaixonando por um jovem operário que encontra casualmente. As cenas de nudez protagonizadas por Hedy Lamarr, ao nadar no lago ou a correr por entre as árvores, foram motivo de censura em vários países, por anos. Uma outra seqüência que escandalizou a sociedade da época foi aquela em...
TÓQUIO VIOLENTA (Japão, 1966, policial, 89', 16 anos) Direção: Seijun Suzuki A trama gira ao redor de Tetsu, um membro da yakuza que, quando sua gangue é dissolvida, permanece leal ao seu chefe e tenta levar uma vida dentro da lei. Contudo, essa não é uma tarefa fácil, já que a yakuza está determinada a trazê-lo de volta à cena – ou matá-lo se ele se recusar.
PARIS NO VERÃO (França, 1995, musical/comédia, 169', 14 anos) Direção: Jacques Rivette No verão parisiense, três jovens mulheres decidem mudar o rumo de suas vidas com um toque musical. Louise (Marianne Denicourt) acaba de ser liberada do hospital após estar em coma durante 5 anos e descobre que sua tia deixou um grande patrimônio para ela. Ninon (Nathalie Richard) é carteira e foge de seu namorado maluco, um criminoso, além de ter que roubar o dinheiro do caixa da empresa para sair p...
A primeira edição da Mostra de Canto Brasileiro contará com a participação de dezoito músicos no palco. O público é predominantemente adulto, composto principalmente por apreciadores da Música Popular Brasileira (MPB). O repertório inclui duas vertentes: músicas de musicais brasileiros, compostas por Chico Buarque, e músicas do Clube da Esquina, de Milton Nascimento, Lô Borges e outros.
Uma Historieta é o novo espetáculo infantil da Cia. Tato Criação Cênica, que narra uma delicada história de amizade entre um menino e uma borboleta. Juntos, eles dançam e brincam de maneiras que só as amizades infantis conseguem. No entanto, a trama ganha novos contornos com a chegada de uma criatura excêntrica. A partir daí, menino, borboleta e sua nova amiga embarcam em uma jornada fantástica, onde aprendem que os laços afetivos que criamos são entrelaçados pela poesia do tempo. ...
Sarau de poesia com poetas negras - Curitiba celebrando o mês da Consciência Negra
A roda de leitura (carga horária: 2h) oferece uma oportunidade única para um bate-papo sobre processos criativos acompanhado pela leitura de trechos do livro. Além de enriquecer o cenário cultural da cidade, iniciativas como essa são fundamentais para dar voz a narrativas de resistência e resiliência, proporcionando ao público uma nova perspectiva sobre as vivências de quem busca reconstruir sua vida em outro país. Ao final da atividade, exemplares gratuitos do livro serão distribuíd...
Professoras Silvia e Rafael estarão ensinando o mundial ritmo do tango aos interessados.
PIRACICABA NUNCA ESQUECEU (BR, 2024, documentário, 30', livre) Direção: Dara Oliver Eu, Piracicaba e a minha família compartilhamos a mesma história, um grande amor pelas salas de cinema.
Lançamento do livro, parceria do ilustrador Nilson Müller, criador da versão do Zequinha dos anos 1980, e do poeta Alvaro Posselt. Assim surgiu Os haicais do Zequinha. Os poemas transitam entre o humor e a tradição do haicai.
Pela segunda vez o Pavilhão Étnico de Curitiba receberá o II Festival de Canto, toque e baile Flamenco do Brasil. Ritmo contagiante e bailar encantador movimentará o Memorial de Curitiba
LEVANTE (BR, 2023, drama, 99', 16 anos) Direção: Lillah Halla A futura liberdade e autonomia de Sofía, uma jovem jogadora de vôlei, são ameaçadas por um conservador e violento efeito manada… Às vésperas do campeonato de vôlei decisivo para seu futuro como atleta, Sofía (17), descobre uma gravidez indesejada. Na tentativa de interrompê-la clandestinamente, ela acaba se convertendo em alvo de um grupo fundamentalista decidido a detê-la a qualquer preço, mas nem Sofía nem aqueles qu...
Publicado em 1943, “Perto do Coração Selvagem” é o primeiro romance da autora brasileira Clarice Lispector. Na roda de leitura, a partir do contexto geral da obra, serão lidos recortes intencionais a fim de estabelecer um diálogo acerca do livro.
Em homenagem ao nascimento da escritora Conceição Evaristo, em 29 de novembro de 1946, a Casa da Leitura Laura Santos propõe uma roda de leitura do conto “Fios d’ouro”, presente na obra História de Leves Enganos e Parecenças (2016), que aborda questões referentes à história e a ancestralidade negra no Brasil, atentando também para a reflexão sobre o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, 20 de novembro.
Este laboratório propõe a criação de pequenas comunidades temporárias baseadas em exercícios micropolíticos de convivência. Utilizando algumas ferramentas disponibilizadas pelo CTR, metodologia desenvolvida nas artes cênicas que pensa na tomada de decisões e nos processos coletivos, será proposto um jogo simples onde se treina a escuta e a imaginação a partir do que existe.
Na música ocidental o meio tom e o número um são os elementos básicos, o menor intervalo e o menor valor de tempo. Da soma de meios tons surgem as escalas, os arpejos – da soma de números 1 surgem os compassos. O escutar, o perceber são requisitos para se apreciar e se compreender esses elementos. Incorporar as diferentes possibilidades da junção e concatenação desses é essencial. Essa atividade busca estimular a percepção auditiva dos participantes. É uma brincadei...
No livro Buscar, escrito por Olga de Dios, acompanhamos o personagem Bu, que está em busca de algo.
Buscando a reflexão sobre o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, 20 de novembro, a Casa da Leitura Laura Santos propõe uma contação de histórias com a obra Zum Zum Zumbiiiiiii (2016), escrita por Sonia Rosa, que conta a história de Zumbi dos Palmares.
Ki Aikido é uma arte marcial japonesa que propõe o desenvolvimento da energia vital “KI” por meio da unificação mente e corpo, privilegia a suavidade, a consciência dos movimentos e busca aprimorar a saúde física e mental.
Considerando o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, 20 de novembro, e o Dia Internacional da Cidade Educadora, 30 de novembro, a Casa da Leitura Manoel Carlos Karam propõe uma roda de leitura do poema “Alma das Ruas: uma crônica para a alma negra curitibana”, de Mel e Kandiero, presente na obra Oralidades Afroparanaenses: Fragmentos da presença negra na história do Paraná (2016), que resgata a história da comunidade negra em Curitiba, reescrevendo-a sob o olhar crítico e arg...
O Clube de Leitura “Experiências Despedaçadas” no mês de novembro discutirá contos de Clarice Lispector e Rachel de Queiroz, procurando perceber como seus olhares se entrelaçam.
Refletindo sobre o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20/11), será feita a roda de leitura do conto "Pai contra mãe", de Machado de Assis, para continuar promovendo a tradição brasileira de autoria negra.
Considerando o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, 20 de novembro, e o Dia Internacional da Cidade Educadora, 30 de novembro, a Casa da Leitura Laura Santos propõe uma roda de leitura do poema “Alma das Ruas: uma crônica para a alma negra curitibana”, de Mel e Kandiero, presente na obra Oralidades Afroparanaenses: Fragmentos da presença negra na história do Paraná (2016), que resgata a história da comunidade negra em Curitiba, reescrevendo-a sob o olhar crítico e arguto dos...
Espirais do coração é uma oficina aberta para corpos com e sem deficiência que propõe práticas de investigação de movimento e criação em dança a partir do órgão do coração. Visualiza-se promover um ambiente de experimentação em dança a partir da potência de cada corpo.
Temas como gratidão, gentileza, paz, com uma musicalidade original e inédita traz um novo conceito artístico musical, oferecendo ao público um show intimista com vozes, violões, percussão e elementos da sonoridade da música regional, valorizando a voz e a composição, criando uma atmosfera intimista no palco para que o público tenha a oportunidade de ver as canções em sua mais pura essência.
Investigar o corpo em si mesmo e suas relações com os meios de subsistência e opressão à mulher negra. Pesquisar o mangue enquanto um ecossistema de transição terra-mar assim como um espaço de marginalização social na busca de raízes firmes para poder caminhar, construir poéticas e lutas.
Ao celebrar o Dia Internacional das Cidade Educadora (30 de novembro) propõe-se uma contação sobre o poder transformador das bibliotecas. Depois, o convite para os participantes desenharem como seria a biblioteca dos seus sonhos, para ficar exposta na Casa da Leitura Paulo Leminski.
Clubinho de Leitura para crianças de 06 a 12 anos para ler, conversar, brincar e se divertir com a literatura.
A INVESTIGAÇÃO (Itália, 1986, drama, 107', 14 anos) Direção: Damiano Damiani Titus Valerius Taurus (Keith Carradine) é enviado pelo imperador Tibério à Galiléia para investigar o desaparecimento do corpo de Jesus. Tito planeja completar sua tarefa rapidamente e retornar logo à Roma. Porém, conhece Cláudia (Phyllis Logan), esposa de Pilatos (Harvey Keitel), que lhe revela que Maria Madalena (Lina Sastri) testemunhou a ressurreição de Jesus. Tito se convence de que Jesus ainda está ...
Cadastre seu e-mail e receba novidades da Fundação Cultural de Curitiba.