A mostra Traços Curitibanos é o principal evento voltado à produção local dos profissionais do desenho. A proposta é apresentar um panorama da produção contemporânea nas áreas de ilustração, quadrinhos, caricatura e animação. Participam artistas e estúdios atuantes no mercado cultural.
Para celebrar o Dia do Folclore teremos personagens e histórias que contam nossas histórias de coragem e medo, mitos e lendas.
O Clube de Leituras Urgentes propõe voltar a atenção para obras literárias que, de alguma maneira, dialogam com o contexto em que vivemos. Que leitura é urgente hoje? 1614, São Luís do Maranhão, Brasil. Preso à boca de um canhão, prestes a ser executado por sodomia por soldados franceses, Tybyra, Indígena Tupinambá, relembra a própria vida e propaga suas últimas palavras como se, depois de relâmpagos, o som dos trovões saísse de sua boca. Dramaturgia de estréia do artysta Pot...
Este projeto propõe a instalação do trabalho Tela Transeunte (2020-2021). A exposição contempla vídeos e também, um conjunto de ações culturais e formativas, incluindo a comunicação (com tradução em libras para os arquivos de áudio) em redes sociais e plataformas on-line, com a intenção de ampliar o acesso público.
Reúne imagens de Curitiba feitas por 12 fotógrafos da cidade. Diferentes olhares, diversos ângulos e variados instantes captados sobre a paisagem urbana compõem grandes painéis. A mostra apresenta o trabalho dos fotógrafos, a maior parte profissionais que acompanham o cotidiano e as atividades da Prefeitura e da Fundação Cultural de Curitiba. Integram a coletiva os fotógrafos Alice Rodrigues, Luiz Antônio Cequinel (in memoriam), Daniel Castellano, Faisal Iskandar, Guilherme Klock, Hull...
“Criar pequenos mundos dentro do grande”, é como Mefistófeles descreve para Fausto a celebração noturna das bruxas: a Noite de Santa Valburga. O que encontramos na exposição de Pedro Goria é a transmutação simbólica desse mesmo ritual, apontando e abarcando os mais diversificados mundos e formas, suspendendo o comezinho dos dias e permitindo-nos vislumbrar que o sagrado e o profano coexistem, sem necessidades de hierarquizações.
Dia 30 – MUNDO SEM PORTEIRA (SP, 2019, documentário, 27’, legendagem descritiva); SEM TEMPO PARA BRINCAR (PR, 2005, documentário, 24’); CARRETO (BA, 2009, ficção, 11’); VIDA MARIA (CE, 2006, animação, 8’, libras) Dia 31 - O FIM DO RECREIO (PR, 2012, ficção, 17’, audiodescrição, libras); EU SOU O SUPERMAN (SP, 2017, ficção, 19’); MENINA ESPANTALHO (DF, 2008, ficção, 12’); CORDILHEIRA DE AMORA II (MS, 2015, doc, 12’, legenda) Dia 1º/9 - Filmes com tem...
Exposição com ilustrações, fotos, cartas, recortes de publicações e outras peças históricas reunidas ao longo da pesquisa sobre a vida e atividades da Baronesa feita pela equipe da Ação Educativa. A atividade conta ainda com oficinas e mesas de debates.
Há mais de 30 anos o Grupo Dignidade luta pela cidadania e direitos LGBTQIA+ em Curitiba. A exposição “História de Dignidade e Orgulho” celebra não apenas as três décadas do Dignidade, como também o Mês do Orgulho, e o marco da Revolta de Stonewall. O material reunido na exposição deriva do acervo do Centro de Documentação Prof. Dr. Luiz Mott (Cedoc LGBTI+), um dos maiores e mais relevantes sobre a temática no Brasil. As reproduções de fotos, capas de jornais, reportagens e ...
Mostra que reúne reproduções fotográficas de obras do pintor Jean-Baptiste Debret (1768-1848), integrante da Missão Francesa que veio ao Brasil no início do século 19. Considerado o grande cronista do cotidiano brasileiro na primeira metade do século 19, Jean-Baptiste Debret ficou no Brasil durante 15 anos. Fez vários retratos da família real e dos eventos históricos da corte, do cotidiano carioca e de diversas regiões do país. A exposição marca o início das celebrações na...
Exposição e lançamento do Quadrinho viabilizado pelo Mecenato na Gibiteca de Curitiba. A exposição na Gibiteca traz os bastidores da HQ autobiográfica de Fernanda Baukat e José Aguiar sobre o desafio de se conseguir um parto natural no país das cesarianas.
Contação de histórias para celebrar o Dia Internacional dos Povos Indígenas.
Amarelinha Literária entra no seu segundo mês na Casa da Leitura, homenageando o dia do Folclore, comemorado dia 22 de Agosto.
Sessões de filmes de curta-metragem produzidos ou dirigidos por mulheres. APNEIA (Curitiba, 2019, animação, 15’); AMARELO (Curitiba, 2020, ficção, 5’); RIO DAS ALMAS (Goiás, 2019, experimental, 20’); MÃE DOS MONSTROS (Porto Alegre, 2017, ficção, 8’); AO SAIR, FECHE A PORTA (São Paulo, 2020, ficção, 3’); AONDE VÃOS OS PÉS (Curitiba, 2020, ficção, 14’) SEREMOS OUVIDAS (Curitiba, 2020, documentário, 12'); EM REFORMA (Natal, 2019, ficção, 20’); IBERÊ E A LI...
Sessões presenciais e virtuais de filmes da cinematografia brasileira e internacional, selecionados por uma curadoria especializada. Confira a programação completa em: www.cinepasseio.org
Para celebrar o Dia Internacional dos Povos Indígenas (09 de agosto), a roda de leitura traz textos de Julie Dorrico, escritora pertencente ao povo Macuxi.
Os atores Ranieri Gonzalez, Thadeu Peronne e Cicero Lira interpretam o mesmo personagem aos 20, aos 40 e aos 60 anos. O enredo de “O Pêndulo” aborda temas como o impacto do tempo e suas consequências, provoca reflexões relacionadas ao efeito da gravidade (principalmente quando envelhecemos) e mostra a trajetória de altos e baixos da vida do personagem/artista. O Chekin (validação do ingresso) será feito de forma presencial no local do evento – impreterivelmente - até 30 minutos an...
Em agosto se comemora o Dia do Folclore e as contações de histórias da Casa de leitura Miguel de Cervantes serão sobre o imaginário do Folclore Brasileiro.
Todas as quartas-feiras de março a novembro a Casa da Leitura Miguel de Cervantes terá o prazer de receber crianças, jovens e adultos para ouvirem muitas histórias: de bichos, de livros que comem um cão, de gatos usando chapéu, de monstros fofinhos, bolinhos rolantes e muito mais. Com Francisco Lobo. Informações: 3321-2821 / clmigueldecervantes@curitiba.pr.gov.br
Contação de histórias para celebrar o Dia Internacional dos Povos Indígenas (09 de agosto).
Todas as quartas-feiras a Casa da Leitura Miguel de Cervantes recebe crianças, jovens e adultos para ouvirem histórias. Um momento para viajar entre páginas e lugares, misturar mundos, ouvir e contar contos, aumentar e ligar os pontos. Com Juliane Souto
O Conservatório de MPB coloca novamente o samba na roda e reúne alunos, professores e sambistas da cidade para cantar compositores locais e consagrados, valorizando a memória do gênero musical que é a identidade cultural do país. Os encontros começam no dia 25 de agosto sob direção dos professores Gustavo Moro e Luis Rolim.
A tradicional Roda de Choro do Conservatório de MPB de Curitiba está de volta, e agora com frequência quinzenal. Prestes a completar 20 anos, a consagrada apresentação reúne público, alunos e músicos para vivenciar o choro. Sob direção dos professores Julião Boêmio e Lucas Melo, os encontros começam dia 18 de agosto sempre às 19h.
Música, dança, feira de artesanato e arte popular, oficinas e vivências, palestras, exposições, exibição de filmes e cortejos, entre outras programações. É fruto de mais de 20 anos de idas e vindas, encontros, reflexões e aprendizados com a presença dos mestres das culturas populares na jornada pessoal e profissional de Lia Marchi.
Quais arquétipos rondam a relação cheia de significados que estão ao olhar de um público, que sentado em uma poltrona confortável, comendo sua pipoca, espera ver de novo e novamente a tão conhecida história de amor entre o palhaço e a bailarina? Aguardando pelos voos em panos coloridos e passeio nas pontas dos pés da bela bailarina, e ansiosos pela chegada do palhaço amarrado ao chão pelo peso de seus sapatos e por tantos tombos tomados. Riem por vê-lo cheirando o chão com seu nari...
No dia 9 de agosto é comemorado o Dia Internacional dos Povos Indígenas e para esta data a Casa da Leitura oferecerá uma Roda de Leitura com textos de grandes escritores da Literatura Ancestral, como Olívio Jekupè, Daniel Munduruku, Ailton Krenak, Julie Dorrico.
Sob a regência de Mara Campos, a Camerata Antiqua de Curitiba apresenta e explica de forma lúdica ao público jovem o que são e como atuam um coro e uma orquestra de cordas reunindo a música de concerto, do cinema e do teatro.
(White Out, Black In, Brasil, 2015, 1h30, 12 anos) Direção: Adirley Queirós Elenco: Marquim do Tropa, Gleide Firmino, Shockito, Dilmar Durães, Dj Jamaika Tiros em um baile de black music em Brasília ferem dois homens, que ficam marcados para sempre. Um terceiro vem do futuro para investigar o acontecido e provar que a culpa é da sociedade repressiva.
Nova montagem da Súbita Companhia de Teatro explora como diferentes pessoas respondem da maneira que podem aos desafios do mundo atual.
Música, dança, artesanato, histórias e sabedorias populares. Esses ingredientes voltam a se encontrar na terceira edição do festival Tocadores - Encontro de Tradições. O festival reunirá grupos, cooperativas e mestres tradicionais representantes de diversas etnias, regiões e expressões populares do Paraná, além de convidados de outros estados.
No Dia da Fotografia e no mês em que se comemora o Dia Internacional dos Povos Indígenas, um encontro para leitura compartilhada e discussão de algumas obras fotográficas assinadas por Claudia Andujar e Sebastião Salgado.
Para celebrar o Dia Internacional dos Povos Indígenas, roda de leitura com textos de Julie Dorrico, escritora pertencente ao povo Macuxi.
O grupo de choro - Duo Pau e Corda e Convidados (Victor Romero - Cavaquinho e Leon Adan - Percussão/Pife) trará um repertório formado por obras típicas da música instrumental brasileira incluindo os estilos: Choro, Samba, Baião, Forró e Bossa Nova. Todas as músicas e instrumentos serão apresentados e comentados brevemente, estabelecendo contato com o público e trazendo um caráter de apreciação musical ativa à apresentação.
(La Teta Assustada, Perú, 2009, drama, 2h20, 14 anos) A teta assustada é um folclore existente no Peru, que atinge as mulheres estupradas durante a guerra do terrorismo. Seus filhos absorvem a doença através do leite materno, ficando sem alma. É o que ocorre com Fausta (Magaly Solier). A súbita morte de sua mãe faz com que ela tenha que enfrentar seus medos e o segredo que esconde: a existência de uma batata em sua vagina, como forma de se proteger de um possível estupro.
A tarde multiétnica iniciará com uma vivência de Yoga, seguido de apresentação do Grupo Folclórico Indiano Krishna Natyam e Grupo Folclórico Germânico Alte Heimat.
Contação de Histórias para crianças, a partir de 05 anos
Na pandemia, o casal de artistas Mariana Zibáh e GuiMiudo produziram uma série de videoclipes em quarentena, que intitularam de "home clipes". O show é uma síntese do tempo de pandemia na vida deste casal que diante de um cenário caótico, conseguiu focar na positividade e fazer do limão uma boa limonada. Ingressos: https://www.sympla.com.br/teatrocleonjacques
Cristina El Tarran convida o músico João Donato para uma apresentação que celebra os 50 anos do Teatro do Paiol. O show leva ao público canções marcadas nas trajetórias de João Donato e Flora Purim e consolida o lançamento do primeiro trabalho fonográfico da Cristina, El Tarran.
Dias 13 16h - Sessão de Curtas (110') - DOCUMENTÁRIO (BR, 1966, documentário, 10’, 12 anos), HQ (BR, 1969, documentário, 10’, 12 anos); BRASIL (BR, 1981, documentário, 12’, 12 anos); ISTO É NOEL ROSA (BR, 1990, documentário, 45’, 12 anos); PERIGO NEGRO (BR, 1992, documentário, 28’, 12 anos) 19h – O BANDIDO DA LUZ VERMELHA (BR, 1968, policial, 92’, 14 anos) Dia 14 16h – A MULHER DE TODOS (BR, 1969, comédia/drama, 93’, 14 anos) 19h - SEM ESSA, ARAN...
Quatro anos após a destruição da Ilha Nublar, os dinossauros coexistem com os humanos. Esse equilíbrio determinará se os humanos continuarão sendo os predadores dominantes em um mundo com as criaturas mais temíveis de todos os tempos. Ingressos retirados na bilheteria do cineteatro, 1 hora antes da sessão
(BR, 1954, ficção,1h28, livre) Direção de Carlos Manga Um humilde barbeiro é transportado para uma época antes de Cristo, por uma máquina do tempo apresentada numa conferência científica. Lá se torna o poderoso Sansão e se vê às voltas com manobras de poder dos políticos locais que procuram privá-lo de suas forças com os encantos da sedutora Dalila.
Momentos World - Artistic Cloud Centre é um centro artístico em nuvem e internacional que oferece diversos projetos, entre eles o seu carro-chefe: performance dança-teatro, idealizado pelo coreógrafo brasileiro Vinicius (mestrado em coreografia na Middlesex University London) e apresentado pela primeira vez em Viena (Áustria) em 2011. Ao longo de uma década ele vem fomentando a cultura local e simultaneamente se expandindo mundialmente.
Quando o maníaco Dr. Robotnik retorna à Terra com um novo aliado, Knuckles o Equidna, Sonic e seu novo amigo Tails são tudo o que se interpõe em seu caminho. Ingressos retirados na bilheteria do cineteatro, 1 hora antes da sessão
A história não contada do sonho de uma criança de doze anos de se tornar o maior supervilão do mundo. Ingressos retirados na bilheteria do cineteatro, 1 hora antes da sessão
A comunidade polonesa abre suas comemorações ao povo curitibano e com almoço típico, apresentação da Banda Lyra Curitibana, apresentação do Coral Homines Cantantes, Grupos Folclóricos Poloneses Wawel da Colônia Muricy e Junak da Sociedade União Juventus, e exposição Sacra (Casa Furman) registrará esta data de grande importância aos poloneses.
A Banda Bacalhau com Notas reúne um grupo de amigos apaixonados pela cultura e tradições portuguesas, que resolveram tocar e cantar estas tradições. Vários estilos musicais portugueses e instrumentos típicos.
Cadastre seu e-mail e receba novidades da Fundação Cultural de Curitiba.