Consiste na aplicação de fotografias no estilo “lambe-lambe”, técnica difundida da street art que surge como um processo de intervenção em espaços públicos. Onde o artista se apropria dos arredores e da participação social como parte viva da obra. A técnica se consolidou como uma ação de democratização da arte, levando ela a locais de convívio social e podendo ser apreciada em ambientes que se opõem ao cubo branco dos museus e galerias. O trabalho de Guita Soifer fala muito...
Djambi é um dos pioneiros do reggae no sul do Brasil e há mais de 25 anos cativa público em vários países e consolida parcerias inéditas com grandes nomes da música mundial.
Concerto que coloca alguns dos principais músicos curitibanos para a execução de um repertório peculiar que evidencia o protagonista do pandeiro brasileiro.
Canções autorais para despertar o interesse do público infantil e adulto para a diversidade de ritmos brasileiros de forma lúdica e interativa.
A primeira parte a dupla Lívia & Fred apresenta "Nuvem rósea, chão de estrelas" seu mais recente espetáculo. Num segundo momento, o espetáculo terá a participação da Orquestra de Cordas MPB, formada por alunos e alunas da 39ª Oficina de Música de Curitiba e dirigida por João Egashira.
Wes Ventura, cantor, compositor e instrumentista natural de Barretos/SP, reside em Curitiba há 7 anos. Num groove experimental, suas canções caminham pelas sonoridades afro-brasileiras e retratam seu cotidiano, abordando questões sociais, étnico-raciais, liberdade e amor.
Banda Lado A, trio formado em 2012, conta com músicos da cena Rock de Curitiba.
O show traz arranjos inéditos das composições para essa formação. O repertório conta com músicas de Toninho Ferragutti, Renato Borghetti, Luciano Maia, Gabriel Levy, Beto Hortis, Alessandro Kramer, Waldir Teixeira e Edith de Camargo, além de composições autorais.
Retrospectiva dos shows exibidos na 38ª Oficina de Música de Curitiba (2021), edição totalmente virtual.
Canções autorais do grupo para a obra ZUMZUMZUM. As canções narram as relações da criança com a natureza, o tempo, flora, fauna e muita fantasia.
Os sucessos da mais recente temporada europeia de óperas em teatros históricos. Tudo legendado e transmitido nas telas.
Há mais de 30 anos o Grupo Dignidade luta pela cidadania e direitos LGBTQIA+ em Curitiba. A exposição “História de Dignidade e Orgulho” celebra não apenas as três décadas do Dignidade, como também o Mês do Orgulho, e o marco da Revolta de Stonewall. O material reunido na exposição deriva do acervo do Centro de Documentação Prof. Dr. Luiz Mott (Cedoc LGBTI+), um dos maiores e mais relevantes sobre a temática no Brasil. As reproduções de fotos, capas de jornais, reportagens e ...
Mostra que reúne reproduções fotográficas de obras do pintor Jean-Baptiste Debret (1768-1848), integrante da Missão Francesa que veio ao Brasil no início do século 19. Considerado o grande cronista do cotidiano brasileiro na primeira metade do século 19, Jean-Baptiste Debret ficou no Brasil durante 15 anos. Fez vários retratos da família real e dos eventos históricos da corte, do cotidiano carioca e de diversas regiões do país. A exposição marca o início das celebrações na...
Dois personagens, completamente distintos, têm o seu destino cruzado por acaso. Ambos partilham um quarto numa pensão barata. Durante o dia trabalham como carregadores no mercado e à noite, no muquifo, discutem sobre as suas vidas, trabalho e sonhos.Ingressos: 1 hora antes de cada sessão. Sujeito à lotação. Texto de Plínio Marcos. Direção: Silvia Monteiro Elenco: William Barbier e Wenry Bueno. Produção: BN Produções Informações e reserva de ingressos no perfil ...
Acordeon – Marlon Benoski, Tenor - Vitorio Scarpi
Obras para Orquestra de metais e percussão - Marcha Eslava, Jesus meu guia, Horizons, O melhor lugar do mundo, Majesty, Escape Velocity
Regência de Jetson Souza, Coordenação Geral - Marco Aurélio Koentopp, Coordenação Musical – Eduardo Lobo, Jean F. Pscheidt, Coordenação Artística – Hugo Leonardo Martins Correa
Encerramento da Vii Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba
Filmes que abordam as diversas faces da relação entre humanos e animais não humanos em todos os seus aspectos, sejam eles de cooperação ou de exploração, bem como relacionados aos impactos socioambientais que essa interação pode trazer. Juntamente haverá uma Feira de Produtos Veganos, com opções de comida, bebida e produtos artesanais.
Sessões presenciais e virtuais de filmes da cinematografia brasileira e internacional, selecionados por uma curadoria especializada. Confira a programação completa em: www.cinepasseio.org
Show musical interativo que reúne as canções autorais do grupo para a obra ZUMZUMZUM. As canções narram as relações da criança com a natureza, o tempo, flora, fauna e muita fantasia.
Sopranos – Ana Paula Machado e Ornella de Luca, Piano Wim Van Moerbeke
Violino – Bettina Jucksh e Piano Carmen Célia Fregoneze
Com Flávia Toni (USP) e Mediação André Egg (UNESPAR)
O grupo Ímã apresenta nos palcos seu segundo lançamento, o EP Furiosa Aberta, criado na quarentena.
Grupo LAMUSA (Laboratório de Música Antiga da UFPR)
Em seguida à exibição, bate papo com o diretor Paulo Munhoz.
Toquinho, unindo técnica e sensibilidade, o popular ao erudito na sua aquarela de sons e harmonia, num ambiente intimista e acolhedor apresenta o espetáculo "A Arte de Viver ".
Com turnês pela Alemanha, Reino Unido e Brasil, Filipe desenvolve o seu trabalho de música autoral e de arranjo solo para contrabaixo de 6 cordas, trazendo uma maneira diferente de se pensar o instrumento
Composições autorais de seus antigos e atuais integrantes. O show contará também com uma homenagem ao grande músico clarinetista e saxofonista Daniel Miranda.
Todas as quartas-feiras de março a novembro a Casa da Leitura Miguel de Cervantes terá o prazer de receber crianças, jovens e adultos para ouvirem muitas histórias: de bichos, de livros que comem um cão, de gatos usando chapéu, de monstros fofinhos, bolinhos rolantes e muito mais. Com Francisco Lobo. Informações: 3321-2821 / clmigueldecervantes@curitiba.pr.gov.br
Todas as quartas-feiras a Casa da Leitura Miguel de Cervantes recebe crianças, jovens e adultos para ouvirem histórias. Um momento para viajar entre páginas e lugares, misturar mundos, ouvir e contar contos, aumentar e ligar os pontos. Com Juliane Souto
A Banda Lyra Curitibana, que completa 40 anos, se junta aos pernambucanos da Spok Frevo Orquestra.
Martin Mirol e Victor Gabriel Castro, músicos argentinos de Tango radicados no Brasil, junto com o contrabaixista paulistano Rafael Rodrigues, apresentam um repertório do universo musical argentino em uma ordem cronológica.
Segundo álbum da cantora e compositora Thayana Barbosa transpõe poeticamente para música, o turbulento ano de 2020. Gravado na Chácara Estúdio Asa Branca e produzido por Fred Teixeira, conta com participações especiais de Simone Sou e Carlos Careqa.
O Duo Gulin (violas caipira), formado por Rogério Gulin e seu filho Victor Gulin, se encontram com Oswaldo Rios para um show de instrumentais. No repertório, canções autorais e mais alguns temas caipiras paranaenses de Belarmino e Gabriela, Luiz Carlos Paraná e outros.
Formada por um grupo de oito músicos de diferentes localidades do Brasil radicados em Curitiba resulta em misturas de milongas com carimbós, cumbias com lambadas e chamamés para criar uma sonoridade única, cantadas por vozes femininas de grande impacto e executada por exímios instrumentistas da cidade.
Seis décadas de carreira do trompetista, compositor talentoso e carismático de Curitiba. Falecido em 2017, Saul foi figura central da chamada “cultura do jazz” em Curitiba.
Quarteto com clarineta (Marcelo Oliveira), guitarra (Ricardo Kertscher), Giorgio Bonfati (baixo) e Matheus Azevedo (percussão), visitando os grandes temas de Django, Duke Ellington, Benny Goodman entre outros.
Formado por mulheres artistas, instrumentistas e compositoras das regiões Nordeste e Sul do Brasil, que se encontram na cidade de Curitiba para tocar xote, baião, coco de roda e ciranda.
O instrumentista, compositor e arranjador Deni Ribas, apresenta temas autorais instrumentais, inseridos nos cinco trabalhos gravados pelo artista. As composições apresentam elementos estéticos da música brasileira, jazz, rock, funk e world music.
As Brejeiras fazem um especial com as obras desse talentoso mestre, entre elas "Onde está a Honestidade", "Palpite Infeliz" e "Feitio de Oração".
A Sapato Furado Orquestra de Gafieira busca reviver a tradição dos bailes de salão e a magia das orquestras dançantes através do samba e suas vertentes - samba de gafieira, samba de breque, choro e maxixe.
Música do Brasil Imperial: 200 anos de Independência
Trio instrumental de violas caipiras que tem como propósito aprimorar e inovar as tradições desse instrumento de grande expressão dentro da cultura brasileira.
O dj BK12 mostra as técnicas abordadas em sua oficina, aplicadas na prática em um repertório de Rap nacional brasileiro.
Que tal ressignificar aquilo que você não usa mais? Aqui você pode trocar roupas, calçados, acessórios, vasos, plantas, livros, gibis, figurinos, tecidos, fantasias, adereços, cenografias, ferramentas e outros itens. Separe seus objetos, leve sua toalha e divirta-se!
Cadastre seu e-mail e receba novidades da Fundação Cultural de Curitiba.