Mostra Afro Paraná

A mostra apresenta quatro curtas-metragens da série dirigida por Tiago Nascimento, que tem por objetivo valorizar e propiciar visibilidade à história atual das minorias sociais e étnicas, em especial da população negra, e de populações indígenas, caiçaras, ciganas, quilombolas, entre outros, do litoral do Paraná.
Além da exibição dos filmes, também haverá debate com os realizadores.

Dia 13/11 - A FADA DOS DOCES
(Brasil, Série Paraná Afro, 2018, 25’)
Janete Martins é uma das confeiteiras mais recomendadas de Araucária (PR). Certo dia, ao atender uma possível "cliente" em seu portão, ela é surpreendida por atos racistas. Daí em diante,é vítima de uma série de ataques, recebendo desde cartas em datas comemorativas até penca de banana. Hoje, após tratamentos e ajuda do Fórum de Combate ao Racismo, Janete vem ajudando pessoas em palestras.
Direção: Tiago Nascimento. Elenco: Janete Martins, Claudio Martins, Bruna Martins, Jester Machado e Marcia Reis.

INSTITUTO DANDARA
(Brasil, Série Paraná Afro, 2018, 25’)
Mestre Juarez, um dos pioneiros da capoeira no litoral do Paraná, vem se destacando com projetos sociais tanto na região como em outros locais. O principal objetivo do instituto é alcançar crianças e adultos da periferia e socializá-los através da arte da capoeira.
Direção: Tiago Nascimento. Elenco: Mestre Juarez, Professor Panda, Professor Chibata, Coordenador Juliano,Cristiane, Rosane, Jocelmo Francisco, Julia Machado, Julian Pessoa, Marilene e Wellington.

Dia 14/11 - 4ª CAMINHADA DOS ORIXÁS
(Brasil, Série Paraná Afro, 2018, 25’)
A caminhada dos Orixás acontece todo ano no mês de novembro, na cidade de Paranaguá, em comemoração ao Dia da Consciência Negra. A líder espiritual Yá Rose com seus filhos espirituais contam como é realizado todo o processo da caminhada, que tem início no Rio Itiberê e segue até a Igreja do Glorioso São Benedito.
Direção: Tiago Nascimento Elenco: Yá Roseli Freitas, Antonio José, Jonathan-Totocá, Alexandre Cunha, Ludmila Ariane e Vitória Cunha.

IVAN CAMARGO
(Brasil, Série Paraná Afro, 2018, 25’)
Neste episódio é mostrado o único caso de racismo dentro da corporação da Polícia Militar, 20 anos depois do ocorrido. Ivan Camargo, Dr. André Nunes e a ativista Santa de Souza contam como foi todo o processo do caso do Soldado Camargo. Hoje o Soldado Camargo é advogado militante da causa negra sendo presidente da Comissão da Igualdade Racial da OAB Paranaguá.
Direção: Tiago Nascimento. Elenco: Ivan Camargo, André Nunes e Santa de Souza.

 

Ingresso: gratuito

Data(s): 13/11/2019 a 14/11/2019 - 4ª e 5ª feira

Horário(s): 19h (QUA | QUI)

Público Dirigido: não

Classificação: livre

Espaço Cultural:

Cine Guarani – Portão Cultural

avise-me na véspera

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar