Exposição/Teatro "Brasil, Passado e Futuro"

A mostra “Brasil, Passado e Futuro”, que será realizada de 09 de setembro de 2014 a 04 de janeiro de 2015, no Memorial de Curitiba, convida o público para uma visita ao passado do Brasil e uma reflexão sobre o futuro. Para tanto, a mostra, patrocinada pela Caterpillar e produzida pela Cultura Invest, aborda de forma dinâmica as diversas características que formam a nação brasileira – políticas, econômicas, sociais e culturais.

O projeto é formado de espetáculo teatral, documentário e exposição, que reúne fotografias, vídeo-entrevistas, mapas e infográficos. “Brasil, Passado e Futuro” aborda os mais relevantes acontecimentos desde o Brasil Colônia. Os períodos e fenômenos históricos mais importantes e a vida de alguns dos mais influentes personagens estão detalhados em painéis fotográficos e em vídeo instalações. Para facilitar a compreensão dos momentos históricos, a exposição foi dividida em duas partes: Passsado e Futuro.

A primeira parte, aborda os muitos “brasis” do período colonial. Época na qual faltava integração nacional e a palavra ‘brasileiro’ ainda não tinha significado. A ausência de uma identidade nacional é percebida pelos visitantes nos textos e imagens que remetem à diversidade brasileira e à falta de unidade nacional. Na sequência, temas como a intensa mobilização política entre o fim do governo JK e o Regime Militar dão continuidade à exposição, entremeados por aspectos culturais do período como a criação do Cinema Novo, cuja proposta era a de promover o filme do autor, com foco na realidade e cultura nacionais. As amplas manifestações a favor de eleições diretas e o processo de redemocratização do País fecham a primeira parte da exposição.

A segunda parte, sobre o Futuro, aborda o Brasil atual e aquele que os brasileiros desejam, a partir de temas discutidos no século XXI, como os abordados durante a cúpula mundial sobre o desenvolvimento sustentável, que ocorreu na cidade do Rio de Janeiro, em 2012 (RIO+20). A visão de personalidades e acadêmicos sobre os diversos assuntos relacionados ao futuro do Brasil compõe esta parte da exposição juntamente com o Cine Futuro. No espaço de cinema, será exibido documentário curta-metragem com a visão de cidadãos brasileiros sobre o futuro da nação.

Para estudantes e educadores, serão oferecidos dois guias da exposição: o Guia do Visitante, com a síntese do conteúdo do projeto; e o Guia do Professor, com a síntese do conteúdo e sugestões para trabalhar os temas em sala de aula.

 

ESPETÁCULO TEATRAL: 9 a 25 de setembro
Horário: Terça a sexta às 10h e 14h30 para grupos e escolas mediante agendamento; aberto ao público aos sábados às 14h e 19h, e domingos às 11h e 14h.
Local: Auditório Londrina
Classificação: 10 anos
 

Parte integrante da mostra “Brasil, Passado e Futuro”, o espetáculo teatral “Relatos de uma Nação” narra a história do desenvolvimento do Brasil, sua sociedade e fatos importantes que ajudaram a formar a identidade do País. O espetáculo, com estreia marcada para o dia 09 de setembro no Auditório Londrina, fica em cartaz até o dia 25.

A concepção e direção geral da peça são de André Lima, ator e produtor cultural, que também é curador da mostra. A direção teatral é de David Rock, ator e diretor de teatro, que acumula a direção de diversos espetáculos premiados. O cineasta e dramaturgo Daniel Lopes assina o texto. O elenco conta com Leandro Allves, Pedro Abhull, Karen Asevedo, Maggie Abreu e Jeferson Kucioyada.

Em “Relatos de uma Nação”, os eventos brasileiros são apresentados pelos cinco atores que, munidos de adereços e objetos cênicos, compõem a dinâmica encenação. Na parede, a projeção sinaliza a passagem do tempo, mostrando os dias, meses, anos, décadas e séculos transcorridos.

Ingresso: gratuito

Data(s): 09/09/2014 a 04/01/2015 - 3ª, 4ª, 5ª e 6ª feira e sábado

Horário(s): Terça a sexta, das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 18h00; sábado, domingo e feriado das 9h às 15h .

Público Dirigido: não

Espaço Cultural:

Memorial de Curitiba

avise-me na véspera

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar