Agenda de Patrimônio Cultural

EXPOSIÇÃO "DEBRET 1822 – INDEPENDÊNCIA DO BRASIL"

Mostra que reúne reproduções fotográficas de obras do pintor Jean-Baptiste Debret (1768-1848), integrante da Missão Francesa que veio ao Brasil no início do século 19. Considerado o grande cronista do cotidiano brasileiro na primeira metade do século 19, Jean-Baptiste Debret ficou no Brasil durante 15 anos. Fez vários retratos da família real e dos eventos históricos da corte, do cotidiano carioca e de diversas regiões do país. A exposição marca o início das celebrações na cidade dos 200 anos da independência do Brasil, a serem completados em setembro de 2022.

As reproduções fotográficas foram feitas a partir da edição fac-símile do álbum original intitulado “Voyage Pittoresque et Historique au Brésil” (Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil), uma narrativa iconográfica do cotidiano brasileiro da época. O álbum reúne 220 gravuras que retratam localidades, costumes, vida na corte, cotidiano, negros, índios, flora e fauna do Brasil, muitas vezes expondo as mazelas sociais da época, especialmente cenas cruéis da escravidão.

A obra consagrou o artista, mas principalmente se tornou um clássico sobre o Brasil das primeiras décadas do século 19. Essas imagens atualmente ilustram livros didáticos, obras históricas, calendários, filmes e documentários.

 

Ingresso: Gratuito

Data(s): 22/09/2021 a 22/09/2022 - 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª feira, sábado e domingo

Horário(s): De terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 9h às 15h.

Espaço Cultural: Memorial de Curitiba

Endereço: Rua Claudino dos Santos, 79 - 30

Compartilhe:

imprimir voltar