Notícias
27.11.2017 Visita guiada ao Cemitério Municipal terá sarau de música
Os 163 anos de fundação do Cemitério Municipal São Francisco de Paula terão uma atração especial no próximo domingo (3/12). A visita guiada ao Cemitério, promovida pela Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Cultural de Curitiba, será temática e acompanhada de um sarau de músicas. Serão visitados os túmulos de compositores e intérpretes que fizeram a história musical do Paraná. Nesta semana, além da visita guiada temática serão realizadas as visitas noturnas (dias 30/11, 1 e 2/12).
De acordo com a pesquisadora Clarissa Grassi, esta é uma ação inédita no Brasil. “Temos o primeiro cemitério de Curitiba em processo de tombamento, recebendo uma ação fruto de parceria entre a Fundação Cultural e a Unespar – Universidade do Estado do Paraná, que vai levar instrumentistas e cantores para executar as composições de dez músicos que se encontram sepultados no mesmo local”, explica a pesquisadora. A ação comemora a data de fundação do cemitério (1º de dezembro) e o dia do músico (22 de novembro).
Resultado de uma parceria da Fundação Cultural de Curitiba com o Núcleo de Estudos da Música do Paraná da Unespar, o projeto, denominado “Relicário da Música do Paraná”, tem o objetivo homenagear personalidades da música paranaense, através da rememoração de suas trajetórias e da execução de suas composições junto aos seus túmulos.
O grupo musical é composto por dez instrumentistas (flauta, clarinete, violino, viola, violão, acordeom, percussão e guitarra elétrica) e quatro cantores, coordenados pelos professores Marilia Giller e André de Souza. Ao longo da visita, enquanto Clarissa apresenta as trajetórias dos músicos, serão realizadas 18 intervenções musicais.
Entre árias da primeira ópera paranaense, “Sidéria”, composição de Augusto Stresser, e o rock de Ivo Rodrigues da banda Blindagem, personalidades como Bento de Menezes, maestro e fundador da banda da Polícia Militar do Paraná, a estrela do rádio Stellinha Egg, o compositor do hino do Paraná Bento Mossorunga, entre outros, serão homenageados em um evento com duas horas de duração.
As vagas são limitadas e os interessados em participar devem realizar a inscrição via e-mail, a partir das 0h do dia 28/11, encaminhando nome completo e número de RG de até três pessoas para o endereço visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br.
Músicos contemplados:
- Bento de Menezes
- Augusto Stresser
- Raul Menssing
- Bento Mossorunga
- Stellinha Egg
- Bianca Bianchi
- Benedito Nicolau dos Santos
- Antonio Melillo
- Nhô Belarmino e Nhá Gabriela
- Ivo Rodrigues
SERVIÇO:
Visitas Guiadas Noturnas
Dias 30/11, 1/12 e 2/12
Horário: das 19h às 22h
Visita Guiada “Relicário de Música do Paraná”
Dia 3/12
Horário: das 17h às 19h
Inscrições: A partir das 00h do dia 28 de novembro. Interessados devem enviar e-mail para visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br com a data escolhida, nome completo e número de RG de até três pessoas para participação em uma visita. Vagas limitadas.
Cemitério Municipal São Francisco de Paula
Praça Padre João Sotto Maior, s/nº
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas