10.04.2019Visita guiada ao Cemitério Municipal destaca jornalistas e escritores

Ainda há vagas para conhecer a história por trás das placas dos jazigos de alguns nomes do jornalismo e da literatura que viveram em Curitiba e estão sepultados no Cemitério Municipal. Eles serão tema da próxima visita temática guiada ao local, no bairro São Francisco, neste sábado (13/4), das 9h às 12h. A atividade é grátis e coincide com o mês em que se comemora o Dia do Jornalista, 7 de abril.

Segundo a pesquisadora Clarissa Grassi, que coordena o programa Visitas Guiadas Temáticas ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula, da Fundação Cultural de Curitiba, o objetivo é contextualizar quem foram e como atuaram jornalistas, empresários de comunicação e escritores do passado. “No passado, muitos jornalistas se dedicavam à literatura e outros se destacaram por fundar jornais”, observa.

É o caso de Cândido Martins Lopes, proprietário do jornal Dezenove de Dezembro, primeiro jornal do Paraná, no século 19, Alceu Chichorro, chargista de vários veículos de comunicação, Arthur Wischral, considerado o primeiro repórter fotográfico de Curitiba, e Francisco Cunha Pereira Filho e Dino Almeida, respectivamente diretor e colunista da Gazeta do Povo.

Como se inscrever

Os interessados devem se inscrever pelo e-mail visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br, informando nome completo e número do documento oficial de identificação de até quatro pessoas. Para melhor aproveitamento da visita, o número máximo de participantes foi fixado em 60.

Cerca de cinco mil pessoas já participaram das visitas guiadas, inauguradas em 2017 e que só não acontecem se chover.

Serviço: visita guiada ao Cemitério Muncipal

Data: sábado (13/4)

Horário: das 9h às 12h

Local: Cemitério Municipal (Praça Padre João Sotto Maior, s/nº, São Francisco)

Inscrições: sem custo, pelo e-mail visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br.

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar