07.11.2010Virada da Corrente tem uma noite na biblioteca

O burburinho das vozes infantis revelava a animação da garotada que participou do primeiro acantonamento na Biblioteca Pública do Paraná, denominado “Uma Noite na Biblioteca”. As 45 crianças da Escola Municipal Lais Peretti chegaram ao local às 18h de sábado (6) para passar uma noite repleta de atividades culturais. Recebidas com um lanche, ouviram atentamente as informações sobre o programa que as esperava.

O grupo, formado por alunos com idades entre 9 e 12 anos, estava agitado. As amigas Susan da Silva, Daniele de Lima, Sandy Surek, Cristine Dedeski e Kethelyn Inacio não conseguiam esconder a ansiedade para começar logo a aventura. “Vamos nos divertir e aprender muito”, apostavam todas. Para o estudante Thiago Ruscheweyh, de 10 anos, o encontro permitiria ler, pensar e ter muita alegria. Mas eles encontraram muito mais do que esperavam.

O roteiro teve início com uma visita às diversas salas da biblioteca. Depois, uma parada na Seção de Obras Raras, quando conheceram preciosos exemplares do acervo, com lições sobre a preservação das obras. Na sequência, apresentação da Seção de Multimeios com direito à música e uma passada na Seção Braille, quando as crianças escreveram seus nomes em Braille e receberam informações de como atender às solicitações de um deficiente visual.

Na lista de atrações, a encenação da peça "Ari Areia, um grãozinho apaixonado", pela Companhia Baobá de Teatro, e a exibição do filme “O Mestre da Fantasia” (EUA – 1994), mostrando a história de um menino que não gostava de livros. Durante uma tempestade, o garoto procura abrigo em uma biblioteca e realiza uma viagem encantada pelas páginas dos livros. Entre comentários e muita pipoca, a criançada preparou-se para uma sessão de contação de histórias, antes de ir dormir.

No domingo, um café da manhã em companhia dos pais encerrou a programação, mas não diminuiu o entusiasmo dos estudantes. “Não consegui dormir, queria aproveitar tudo”, confessou Bruno da Silva Corrêa, fazendo coro com o colega Carlos Guilherme Bueno. Para todos, foi difícil escolher a atividade mais interessante: “Escrever em Braille foi o mais legal”, elegeu Susan da Silva, enquanto muitos alunos optaram pelo cinema.

O acantonamento “Uma Noite na Biblioteca” foi idealizado pela diretora em exercício da Biblioteca Pública do Paraná, Vilma Gural Nascimento, em parceria com a bibliotecária Lídia Mara Grossi, chefe da Seção Infantil da instituição. “Tudo começou com o comentário de algumas crianças que frequentam a biblioteca, dizendo que gostariam de ficar mais tempo”, lembrou Vilma. A partir disso, elas passaram a planejar o encontro, com o objetivo de mostrar a biblioteca como ponto de encontro para o lazer, aliado à descoberta dos livros como fonte de diversão. “A ideia é que os pequenos tragam também os seus pais e transformem a biblioteca em um espaço de convivência”, destacou Lídia.

A ação contou com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba, além da intervenção do 20º Batalhão de Infantaria Blindado (Exército Brasileiro) e do Corpo de Bombeiros do Paraná, que emprestaram os colchonetes para o descanso das crianças.

A Fundação Cultural de Curitiba e a Prefeitura Municipal, o Sistema Fecomércio/PR (Sesc/ Senac), Sesi, Caixa Econômica Federal, Secretaria de Estado da Cultura, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Instituto Cervantes, Instituto Goethe, Aliança Francesa e Consulado da Polônia são parceiros na realização da Corrente Cultural. A promoção é da RPCTV. O evento tem os apoios dos vereadores Renata Bueno e Caíque Ferrante.

Confira a programação completa da Corrente em www.correntecultural.com.br

Acompanhe também a Corrente Cultural 2010 nas mídias:

Facebook http://www.facebook.com/correntecultural

Orkut http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=15759369618539392782

Twitter http://twitter.com/correntecultura

Blog http://correnteculturalcuritiba.blogspot.com/

Youtube: www.youtube.com/correntecultural1

Mais informações também pelo email correntecultural2010@gmail.com

CORRENTE CULTURAL – INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Lide Multimídia
Aline Cambuy/ Moema Zuccherelli/ Paula Batista
(41) 3016-8083 / 8803-8367
redacao3@lidemultimidia.com.br
www.lidemultimidia.com.br

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar