30.04.2014Viola Quebrada e Paulo Barato fazem seresta no Portão Cultural

O grupo Viola Quebrada e o cantor Paulo Barato comandam o espetáculo “Serestas”, às 20h deste sábado (3), no Auditório Antônio Carlos Kraide do Portão Cultural, atendendo ao pedido do público que lotou o Teatro do Paiol, no último dia 16 de abril, na primeira apresentação dessa bem-sucedida parceria. O encontro musical, que promove um mergulho nas melodias do interior do Brasil, reúne canções que mostram às novas gerações obras de importantes seresteiros como Francisco Alves, Sílvio Caldas, Nelson Gonçalves, Adelino Moreira, Chiquinha Gonzaga e Altemar Dutra.

O Viola Quebrada foi formado em 1997 com o objetivo de tocar a música do interior do Brasil. Com o nome tirado de uma canção de Mário de Andrade, o grupo lançou seu primeiro CD em 2000, com o mesmo título do conjunto. Depois vieram os CDs “Viola Fandangueira” (2002), “Sertaneja” (2003) e “Noites do Sertão” (2006), seguidos pelos CD e DVD “Viola Quebrada canta Cascatinha e Inhana” (2011).

Os integrantes do Viola Quebrada têm diferentes formações musicais, indo do erudito ao rock, passando pelo jazz e MPB, mas todos cultivam a verdadeira música nativa. Ao aprofundar-se nessa modalidade, o grupo resgata preciosidades que interpreta com arranjos mais modernos, obtendo uma tessitura de sons que ressalta a delicadeza e a tão difícil simplicidade dessas canções.

Atualmente reunindo Rubens Pires (acordeom), Rogério Gulin (viola caipira), Oswaldo Rios (violão), Marcão Saldanha (percussão) e Sandro Guaraná (contrabaixo), o Viola Quebrada expõe a alma do homem sertanejo com um toque urbano, não por meio de guitarras ou instrumentos plugados, mas pelo trabalho de harmonização conseguido pela soma de diferentes tendências e experiências.

O convidado – No espetáculo “Serestas”, o Viola Quebrada tem como convidado o barítono curitibano Paulo Barato, que desenvolve carreira internacional. Bacharel em Canto pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), o cantor participou de estreias mundiais de óperas e concertos, algumas dessa obras escritas para a sua voz. Como ator, atuou em filmes premiados em festivais de cinema. Integrou por 12 anos a Camerata Antiqua de Curitiba, como coralista e solista, além de acumular trabalhos como diretor musical, ensaiador e regente de grupos vocais e corais.

Paulo Barato recebeu o Prêmio Sociedade Nacional de Pesquisa de Opinião Pública (SENAP), como Cantor Destaque do Paraná, nas edições 2007, 2009 e 2013. Em maio de 2013, representou o Brasil no Gotham Hall de Nova Iorque (EUA), com a Fundação Pelé. Em outubro de 2013, realizou turnê de concertos em Portugal e, em dezembro do mesmo ano, foi o barítono solista do Concerto de Música Erudita de Natal da Universidade Positivo.

Serviço:
Espetáculo “Serestas”, com o grupo Viola Quebrada e o cantor Paulo Barato.
Data e horário: dia 3 de maio de 2014 (sábado), às 20h.
Local: Auditório Antônio Carlos Kraide do Portão Cultural (Av. República Argentina, 3.430 – Portão).
Classificação livre.
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada).

Repertório:
1 – Lua branca (Chiquinha Gonzaga)
2 – A voz do violão (Francisco Alves e Horácio Campos)
3 – Deusa do asfalto (Adelino Amoreira)
4 – Eu sonhei que tu estavas tão linda (Lamartine Babo e Francisco Matoso)
5 – Guacyra (Heckel Tavares e Joracy Camargo)
6 – Maringá (Joubert de Carvalho)
7 – Chão de estrelas (Silvio Caldas e Orestes Barbosa)
8 – Pensando em ti (Herivelto Martins e David Nasser)
9 – Fica comigo esta noite (Nelson Gonçalves – Adelino Moreira)
10 – Modinha (Renê Bittencourt)
11 – Brigas (Evaldo Gouveia e Jair Amorim)
12 – Sentimental demais (Altemar Dutra)
13 – Prece ao vento (Gilvan Chaves/ Alcyr Pires Vermelho/ Fernando Luís da Câmara Cascudo)

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar