19.07.2010Vera Sala apresenta performance coreográfica na Casa Hoffmann

O espetáculo “Pequenas Mortes”, uma instalação coreográfica da pesquisadora em dança Vera Sala, estará em cartaz na Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento nesta semana, de 22 a 25 de julho. Projeto apoiado pelo Prêmio Funarte de Dança, “Pequenas Mortes” resulta de uma síntese do corpo em movimento refletido em vidros, metais e chapas de inox espelhadas, côncavas e convexas. O reflexo do corpo nas chapas produz imagens de corpos fragmentados e distorcidos.

O ambiente para esta pesquisa corporal foi formado e dimensionado pela coreógrafa junto com o arquiteto Hideki Matsuka. Pequenos labirintos construídos com as chapas organizam todo o espaço da instalação. Estabeleceu-se um jogo de desaparecimento dos limites do que é real e do que é imagem refletida, do que é dentro e do que é fora. O público também é trazido para dentro das chapas com suas imagens refletidas e distorcidas.

O espetáculo inova na sua concepção sonora. A música foi elaborada com o músico Daniel Fagundes, que construiu alguns elementos pré-gravados que se misturam a sonoridades captadas ao vivo por meio de microfones direcionados para a rua. O som da rua passa a estar dentro da instalação, mais uma vez borrando limites espaciais.

Baseado no texto “A vida desnudada”, de Peter Pál Pelbart, “Pequenas Mortes” é uma reflexão sobre a potência da morte em vida. “São as pequenas mortes de cada dia, silenciosas e devastadoras. E, quase devastado, o corpo explode numa resistência de vida”, explica a artista. Vera Sala é professora do Curso de Comunicação das Artes do Corpo da Universidade Católica de São Paulo. Também faz parte do Centro de Estudos do Corpo daquela universidade. Participou de vários festivais nacionais e internacionais e recebeu importantes prêmios da área de dança.

Serviço:
“Pequenas Mortes”, instalação coreográfica de Vera Sala   
Local: Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento (R. Claudino dos Santos, 58)  
Data: de 22 a 24 de julho (quinta a sábado), às 20h, e dia 25 de julho (domingo), às 19h.
No dia 23, além da performance haverá um bate-papo com a artista. 
Entrada franca.

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar