Notícias
16.12.2013Vencedores do Grande Prêmio de Cinema Brasileiro são recebidos pelo prefeito
O troféu recebido pelo filme curitibano "Brichos 2 – A Floresta é Nossa", vencedor na categoria de melhor animação do Grande Prêmio Brasileiro de Cinema 2013, foi apresentado ao prefeito Gustavo Fruet na manhã desta segunda-feira (16).
O diretor curitibano Paulo Munhoz, ao lado de parte da equipe da produtora Tecnokema, responsável pelo longa, foi recebido no gabinete do prefeito. O presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, também participou do encontro.
“É um orgulho e uma honra para Curitiba ter uma produção como esta, que agora recebe o devido reconhecimento nacional”, afirmou Fruet. O prêmio foi entregue à equipe paranaense no dia 13 de novembro, durante cerimônia realizada na Academia de Cinema Brasileiro, no Rio de Janeiro.
Brichos 2 envolveu uma equipe de 70 profissionais. Assim como no primeiro filme, o longa aborda questões ambientais, o que inclui a sustentabilidade do planeta e o uso dos recursos naturais.
Durante o encontro com o prefeito, o cineasta Paulo Munhoz falou sobre o potencial comercial da obra, que tem levado o nome de Curitiba a todo o Brasil e também ao exterior. “Em 2014, Brichos se estende para uma série de TV homônima, que será transmitida pela TV Brasil, o que lhe dará ainda mais visibilidade”, comentou o diretor. A primeira temporada terá 13 episódios e começará a ser exibida em janeiro.
Articulação - Marcos Cordiolli comentou que Brichos foi um dos importantes produtos gerados pela Lei Municipal de Incentivo e anuncia novidades na área de captação de recursos para o setor de audiovisuais. “Estamos trabalhando para que a mesma tenha um salto a partir do próximo ano e, certamente, o trabalho da Tecnokema serve como referencial de qualidade e eficiência”, disse.
Segundo o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, a partir de 2014 haverá um conjunto de editais articulados, lançados a partir de janeiro, que objetivam privilegiar uma linha de produção mais qualificada. “Isso permitirá que o cinema local acesse com mais facilidade linhas de financiamento nacionais. Já estamos repensando toda a cadeia do audiovisual em Curitiba, aprimorando a agilidade e eficiência do fomento municipal. Mas entendemos que os recursos municipais para o setor têm que estar articulados com recursos federais, como o Programa de Desenvolvimento do Audiovisual na Região Sul (Prodav/Sul) e Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), dando conta das demandas para a produção local", afirmou Cordiolli.
O filme Brichos, que deu origem ao Brichos 2 – A Floresta é Nossa, já havia sido indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2007 e ganhou o Prêmio Amigo do Cinema Infantil no mesmo ano. O longa atingiu um público superior a 180 mil espectadores e foi exibido em mais de 30 mostras e festivais nacionais e internacionais.
Autor: SMCS
Fonte: SMCS
imprimir voltar- 12/05/2025 - Painéis, igrejas e erva-mate:7 opções de roteiros guiados pelo patrimônio histórico de CuritibaA Fun
- 12/05/2025 - Cinema de graça? Cinemateca de Curitiba tem semana cheia de opções
- 12/05/2025 - Aprenda marchetaria, violino e desenho artístico na Rua da Cidadania do Boqueirão
- 09/05/2025 - Conheça a história dos restaurantes de Curitiba, os espaços mais disputados no Dias das Mães
- 08/05/2025 - O desafio de criar filhos e arte: a maternidade no caminho mulheres da cena cultural de Curitiba
- 08/05/2025 - Batalha de rima na CIC, cinema e circo movimentam a agenda cultural Curitiba
- 07/05/2025 - Cine Passeio recebe festival Animatiba, com mais de 220 filmes
- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba