Notícias
18.12.2015V Conferência Municipal de Cultura traz debates e seminários
A tarde do primeiro dia da V Conferência Municipal de Cultura reuniu delegados e participantes em uma palestra com gestores culturais de Joinville, Pinhais e Lapa. O objetivo foi apresentar a experiência dessas cidades com a implantação do Plano Municipal de Cultura e a adesão ao Sistema Nacional de Cultura (SNC).
Segundo o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, o “Painel Expositivo” faz parte do modelo de conferência construído até agora. “Apresentamos e debatemos nossas idéias, sempre buscando o máximo de consenso, para que o plano represente toda a diversidade e as linguagens de Curitiba”, conta Cordiolli.
Painel expositivo
O gestor cultural de Pinhais, Laércio Sobra iniciou as apresentações do seminário. “Foi uma honra poder contribuir com a Conferência de Curitiba. Apesar de a capital ter um número muito maior de experiências artísticas, o município de Pinhais traz sua colaboração por ter sido o primeiro a concluir o plano no Paraná ”, afirma o gestor.
Em seguida, o representante de Joinville, Guilherme Heinemann, expôs os desafios que seguem a conclusão do plano de cultura local. “Joinville foi a terceira a integrar o SNC e a ter seu plano municipal. Nos inspiramos na FCC e agora trazemos a troca de experiências para auxiliar Curitiba”.
O gestor cultural da Lapa comentou sobre a conexão entre os municípios integrados ao SNC. “Estar aqui é um sinal de que estamos conectados para trabalhar atrás de melhorias para todos os municípios do entorno da região”, diz o gestor.
Capacitação
A presença dos delegados de todas as áreas também contribui para uma elaboração eficiente do Plano Municipal de Cultura. O presidente da comissão organizadora, Elton Barz, comentou sobre a importância do seminário para o aprendizado dos participantes. “Nós queremos que os nossos delegados tenham contato com municípios que já tiveram essa experiência e aprendam como fazer depois da implantação, para uma melhor avaliação e revisão posterior”, afirma Barz.
O delegado de Arquitetura e Urbanismo, Rafael Fusco, ressaltou a importância da conferência para a escolha dos objetivos de cada área. “Como arquitetura ainda é um área nova, é muito importante para a capacitação dos participantes observar exemplos demostrados pelos gestores, que envolvem planejamento e diagnóstico no cenário cultural atual”.
Os próximos dias da V Conferência dão início à Sessão Plenária no sábado, que segue até domingo com apresentações artísticas e exposição de produtos de pequenos empreendedores no Instituto Federal do Paraná (IFPR).
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas