21.08.2019Uma Tapeçaria Americana reúne obras e regente dos Estados Unidos com o Coro da Camerata

Obra coral e a regente americana são os destaques dos concertos que o Coro da Camerata Antiqua de Curitiba apresenta nesta sexta (23) e sábado (24). Quem segura as batutas é a maestrina Angela Broeker para um repertório célebre, que abrange épocas variadas, trazendo desde compositor clássico como William Billings até contemporâneos como Z. Randall Stroope, Stephen Paulus e Eric Whitacre.
O tema ‘Uma Tapeçaria Americana’ define o que deve ser esperado pelo público para os concertos. “São músicas corais tradicionais em Programas nos Estados Unidos. Certamente o público poderá ouvir e se identificar com algumas obras ou trechos”, comentou a premiada maestrina.

Repertório

Diversas fases do movimento coral americano estão inseridas no Programa. Ao todo 10 compositores serão executados. O concerto abre com William Billings, sendo a primeira peça no estilo Singing School, após duas peças teatrais com textos de missas católicas, Gloria e Sanctus de Dominick Argento e Leonard Bernstein, respectivamente.
A continuação do concerto com Daniel Elder apresenta cores instrumentais que ajudam a iluminar a mensagem do texto. Completam dois dos compositores americanos mais prolíficos, Z. Randall Stroope e Stephen Paulus.
Segue o Programa compositores de estilos próprios. “Nenhum programa de música coral dos EUA está completo sem a representação de Eric Whitacre e Morten Lauridsen”, explicou Broeker. Encerra o concerto obra coral gospel da tradição afro-americana, Stacey Gibbs. Seus arranjos de combinam técnicas tradicionais com uma bela linguagem harmônica.

Convidada

Angela Broeker é diretora de atividade coral na Universidade de St. Thomas, onde conduz o Coro de Câmara, o Coro de Concerto e o Coro do Festival, ministra cursos de graduação e pós-graduação em regência coral, literatura coral e pedagogia coral. Os trabalhos de regência internacional incluem coros em Tóquio, Hong Kong, Seul e nos Emirados Árabes. Escreveu artigos para o Choral Journal em 2006, 2008 e 2011. Outras publicações incluem o Music Educators Journal de julho de 2000, o NAfME Spotlight on Teaching Chorus, bem como muitas outras publicações de música coral. O livro no qual é coautora com Mary Goetze e Ruth Boshkoff, Educando Jovens Cantores, foi publicado pelo GIA.

Coro da Camerata Antiqua de Curitiba

Uma Tapeçaria Americana
Regência Angela Broeker (Estados Unidos)
Datas: Sexta (23/8), 20h e sábado (24/8), 18h30