Notícias
19.11.2013Uma janela para o documentário estudantil
FIDÉ realiza segunda edição brasileira na Cinemateca de Curitiba
Valorizar e difundir a produção documental realizada em escolas, universidades e cursos livres em todo o mundo. Essa é a premissa do FIDÉ – Festival Internacional do Documentário Estudantil, que há seis anos acontece na França e, desde o ano passado, é realizado também no Brasil, aqui em Curitiba.
De 22 a 24 de novembro de 2013, a Cinemateca de Curitiba, espaço mantido pela Fundação Cultural de Curitiba, recebe a segunda edição do festival que exibirá documentários, entre curtas, médias e longas-metragens de mais de 10 países, com legendas em português. Na sexta-feira (22), a sessão especial de abertura exibe o documentário Linha Vermelha, do diretor português José Filipe Costa, que estará presente para um bate-papo com o público. A mostra estudantil acontece no sábado (23) e domingo (24), com a projeção de filmes produzidos por alunos de importantes centros pelo mundo, como a Wajda School, na Polônia, a ScreenAcademy Scotland e a francesa La Fémis.
Assim como o evento francês, o FIDÉ Brasil não é uma mostra competitiva voltada a premiações, mas uma vitrine ampla e diversa para promover o trabalho de jovens realizadores. Os filmes selecionados para as sessões também apontam tendências de linguagens e de temas, sinalizando os novos caminhos da produção documental mundial. A curadoria do evento é de Eduardo Baggio, Demian Garcia, Elisandro Dalcin e Mariana Sanchez, além dos curadores convidados, para esta edição Ana Johann e João Menna Barreto.
Origem - O FIDÉ (sigla para Festival International du Documentaire Étudiant) nasceu do desejo de estimular e apoiar a produção de documentários, sendo o único festival dedicado exclusivamente às produções documentais estudantis na França. Ao longo de cinco edições, desde 2008, cerca de 150 filmes e documentários sonoros foram exibidos ao público, originários de mais de 25 países, como Bulgária, Inglaterra, Rússia, Marrocos, Líbano, República Tcheca, Eslovênia, Birmânia, Espanha, entre outros. Além das sessões, o evento privilegia debates, performances musicais, entre outras atividades.
Serviço:
FIDÉ Brasil 2013
2ª edição brasileira do Festival Internacional do Documentário Estudantil
Dias: 22 a 24 de novembro (6ª feira a domingo)
Horários das sessões: 6ª feira, 20h, sábado a partir das 15h e domingo a partir das 16h.
Local: Cinemateca de Curitiba
Entrada franca.
Informações e programação completa:
Site oficial: www.fidebrasil.com
Fanpage:www.facebook.com/fidebr
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: FIDÉ Brasil 2013
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas