24.02.2014Um Carnaval assombrado na Cinemateca

Segunda edição do Grotesc-O-Vision traz estreia, filmes premiados e feira de produtos de horror

Não é de hoje que zumbis e outras assombrações aproveitam o Carnaval para saírem às ruas de Curitiba. Desde o ano passado, esses invasores – e seus admiradores – também podem dar uma esticada na Cinemateca para prestigiar o Grotesc-O-Vision, o festival de filmes de horror do carnaval curitibano. A segunda edição do evento, organizado pela Vigor Mortis com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba,faz parte do circuito carnavalesco que também compõe o PsychoCarnival e a ZombieWalk.

Este ano serão apresentados longas e curtas dos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Grã-Bretanha, Argentina e Brasil. A mostra também trará para o saguão da Cinemateca uma feira de produtos de horror como livros, games, action figures, DVDs e camisetas. Outra grande atração do festival será a Oficina de Maquiagem de Horror com Rodrigo Aragão que acontece de 28 de fevereiro a 2 de março. O respeitado cineasta e especialista em efeitos sangrentos dos filmes Mangue Negro e A Noite do Chupacabras vai compartilhar seu conhecimento em um curso único. Aragão também participará de um bate-papo após a exibição de seu mais novo filme, Mar Negro.

No dia 3 de março, das 14h às 16h, o diretor argentino Emiliano Romero ministra a palestra gratuita "Interpretação para o Cinema". Os interessados podem se inscrever pelo e-mail: vigormortis@vigormortis.com.br 

Veja a programação:

Him Indoors, curta de Paul Davis. Reino Unido, 2012
Gregory Brewster é um serial killer. O “único” problema é que ele é agorafóbico. Diante de ser despejado, ele tem um plano que vai salvá-lo da terrível sina. As coisas não funcionam como planejadas quando uma visita surpresa o encontra em uma situação peculiar.Dias 28 de fevereiro (6ª feira) às18h e 2 de março (domingo) às 20h.

Coyote, de Trevor Juenger
Sinopse: Coyote é um olhar surreal dentro da mente do perturbado escritor Bill (Bill Oberst, Jr.) enquanto ele narra seus pesadelos e alucinações. Uma insônia compulsiva leva Bill ao limite da sanidade e seu comportamento agressivo se torna um ataque sádico.

20:00

Encosto, curta de Joel Caetano. Brasil, 2013
Depois de realizar um ritual de magia negra, homem descobre que o preço por seus desejos pode ser alto demais.O filmeestreou no México, no festival Aurora –Muestra de Cine de Horror. No Brasil foi exibido em festivais importantes e já ganhou 3 prêmios, dois de Melhor ator no Fantasnor e Guarú Fantástico, no qual também recebeu a honraria de Melhor Criatura.Dias 28 de fevereiro (6ª feira) às20h e 3 de março (2ª feira) às16h.

Thanatomorphose, longa de Éric Falardeau. Canadá, 2013
O título é uma palavra em francês que descreve os sinais de decomposição do organismo causados pela morte. Um dia, uma jovem e linda garota acorda e descobre que seu corpo está apodrecendo. Entre os vários prêmios, o de Melhor Filme, Diretor e “filme mais repulsivo” no Housecore Horror Film Festival (Austin, EUA).Dias 28 de fevereiro (6ª feira) às20h e 3 de março (2ª feira) às 16h.

For NoEyesOnly, longa de Tali Barde. Alemanha, 2012
Depois de acidente, jovem quebra a perna e fica preso a sua cadeira junto ao computador. Quando o tédio é quase fatal, descobre um programa que dá acesso a webcams de seus colegas. Uma divertida e esperta visão teenager do clássico Janela Indiscreta.Dia 1º de março (sábado) às16h.

Metaxu: Sequência 1, curta de KapelFurman. Brasil, 2013

Filme experimental como metáfora para os últimos minutos da morte de um soldado.Dia 1º de março (sábado) às18h.

Topos, longa de Emiliano Romero. Argentina, 2011

Um universo pós-apocalíptico. Uma metrópole com duas sociedades:na superfície, um regime que isola os indivíduos da elite. No subsolo, uma cidade de túneis e escombros, onde a sobrevivência é a única regra. Melhor Filme no NYCIFF 2012 e Melhor Filme Iberoamericano no FANTASPOA 2012.Dia 1º de março (sábado) às18h.

O Estripador da Rua Augusta, de Felipe Guerra. Brasil, 2014
Estreia mundial. Sedutora vampira com séculos de existência que usa a famosa Rua Augusta e a profissão de prostituta como fachadas para conseguir alimento fácil nas agitadas e selvagens noites paulistanas. Até que seu caminho se cruza com o de outro monstro que ataca no mesmo endereço.Dias1º (sábado) às20h e 3de março (2ª feira) às 18h.

Mar Negro, de Rodrigo Aragão. Brasil, 2013

Mancha negra chega ao litoral de pequeno vilarejo, trazendo estranha doença que transforma animais marinhos em predadores assassinos. Para sobreviver e salvar sua amada, homem arrisca sua vida e sua alma para lutar contra os monstros.Dias1º (sábado) às 20h e 3 de março (2ª feira) às 18h.

On Air, longa de Marco Riedl e CarstenVauth. Alemanha, 2013

Pai de família que transmite rádio pirata do porão de sua casa recebe a inesperada ligação de serial killer ao vivo em seu programa. Dia 2 de março (domingo) às16h.

The Body, curta de Paul Davis. Reino Unido, 2013
Assassino que usa o halloween como cobertura para seu ofício encontra velho colega de colégio. Priemio Meliès de Prata no Festival de Sitges, Espanha.Dia 2 de março (domingo) às18h.

An American Terror, longa de Haylar Garcia. EUA, 2013
Grupo faz um acordo com homem misterioso para massacrar valentões em baile de escola. Mas uma cheerleader está presa no porão do homem e precisa ser resgatada. Entre os prêmios, Melhor Longa, Melhor Diretor e Melhor Atriz no LA FearandFantasy.Dia 2 de março (domingo) às18h.

O Coração que Falava Demais, curta de Paulo Biscaia Filho. Brasil, 2013
Um encontro com Evanildo André Pereira, o infame "assassino do assoalho” em uma entrevista exclusiva. Mockumentary realizado a partir da obra Tell-tale Heart de Edgar Allan Poe. Dia 3 de março (2ª feira) às 20h.

Coyote, longa de TrevorJuenger. EUA, 2013
Coyote é um olhar surreal dentro da mente de perturbado escritor enquanto ele narra seus pesadelos e alucinações. Uma insônia compulsiva o leva ao limite da sanidade e seu comportamento agressivo se torna um ataque sádico.Dia 3 de março (2ª feira) às 20h.

GROTESC-O-VISION
Data: de 28 de fevereiro a 03 de março
Local: Cinemateca de Curitiba
Ingressos: R$10 e R$5
Informações sobre inscrições e valores podem ser obtidas pelo site www.vigormortis.com.br, onde a grade completa da programação também estará disponível.

Autor: Assessoria de imprensa da FCC

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar