08.10.2021Últimos dias para visitar a exposição O Sentido do Olhar, de Estela Sandrini

A exposição O Sentido do Olhar, que apresenta 21 obras da artista plástica Estela Sandrini, termina no próximo domingo (10), no Museu Municipal de Arte – MuMA.

São os últimos dias para visitar a mostra e conhecer os trabalhos que refletem a atual condição da artista, que conta com apenas 5% da visão. Por essa razão, Estela propôs uma mostra de artes inclusiva, com elementos que auxiliam a percepção das obras pelas pessoas cegas.

“É uma exposição bonita, alegre e que também remete ao acesso para quem não pode ver – uma realidade que faz parte da minha vida e não me impede de continuar criando”, disse a artista na abertura da mostra.

A mostra foi produzida por meio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural e Prefeitura de Curitiba.

Teca Sandrini tem mais de 60 anos dedicados à pintura. Foi professora na antiga Escola de Música e Belas Artes do Paraná e na PUC (Pontifícia Universidade Católica do Paraná). Foi também diretora do Museu Oscar Niemeyer (MON) entre 2011 e 2017.

Em “O Sentido do Olhar”, duas telas ganharam uma versão em 3D. Por meio do tato, é possível reconhecer os elementos figurativos dos quadros.

Ainda nesses dois trabalhos transpostos, o público cego pode aprender a identificar as cores pela técnica “see color”, uma tecnologia inédita desenvolvida em pesquisa na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Além disso, os visitantes recebem um catálogo em que estão reproduzidas todas as pinturas da mostra, com indicação de um QR Code que leva à audiodescrição de cada um desses trabalhos.

Serviço: O Sentido do Olhar, de Estela Sandrini
Local: Museu Municipal de Arte – MuMA – Av. República Argentina, 3430