16.10.2013Últimos dias para inscrições em atrações da Semana Cultural

Termina nesta sexta-feira (18) o prazo para inscrições nas 31 mil vagas de espetáculos, shows, debates, passeios e exposições entre outras representações artísticas culturais incluídas na programação da Semana Cultural da Rede Municipal de Educação.

O evento é promovido pela Prefeitura de Curitiba, entre 21 e 25 de outubro, e oferece aos 18 mil servidores da rede de ensino municipal a participação gratuita em apresentações de espetáculos e oficinas culturais de diferentes linguagens artísticas.

Também estão sendo convidados para o evento grupos de profissionais de instituições conveniadas, estudantes municipais, além de 3.322 profissionais aposentados do magistério municipal.

As inscrições serão feitas gratuitamente no site www.cidadedoconhecimento.org.br, pelo programa Aprendere, de acordo com a agenda organizacional da unidade na qual o profissional atua. O inscrito receberá por e-mail a confirmação que deverá ser impressa e apresentada na bilheteria como ingresso. Os professores e os educadores participarão durante seus horários de permanência e os demais profissionais, em escalas distribuídas ao longo da semana.

A realização da Semana Cultural da Rede Municipal de Educação é parte das ações do projeto EduCultura, desenvolvido em parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e a Fundação Cultural de Curitiba, com o apoio do Paço da Liberdade, Sesc e Fecomércio Paraná.

“O objetivo é oferecer a todos os professores, educadores, pedagogos, secretários escolares, apoios administrativos, auxiliares de serviços escolares a participação gratuita em apresentações de espetáculos e oficinas culturais de diferentes linguagens artísticas, integradas em uma semana intensiva, mobilizando todos os setores administrativos e pedagógicos da Rede Municipal de Ensino”, explica a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.

A programação é bem variada com experiências culturais em diferentes horários e espaços da cidade, facilitando a participação de todos os profissionais da área. “O evento não foi pensado para instrumentalizar o educador para a utilização da cultura enquanto recurso pedagógico, mas sim para enriquecer tais relações, por meio da possibilidade da fruição artística em diferentes linguagens”, diz o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli.

Abertura - Um dos destaques da programação da Semana Cultural será o espetáculo Vinicius: Palavra e Música, com os artistas Zé Miguel Wisnik e Arthur Nestrovski. A aula-show, como descrevem os idealizadores do espetáculo, tem como eixo central o centenário de Vinicius de Moraes. O espetáculo é uma parceria com Sesc, Paço da Liberdade, Fecomércio, e sera apresentado no Teatro Guaíra.

Incluída no processo de formação continuada da rede municipal de ensino, a Semana Cultural substituí o Momento Cultural, inserido em 2007 na Semana de Estudos Pedagógicos (SEP) da educação infantil e estendido no ano seguinte aos profissionais do ensino fundamental. Os momentos culturais foram espetáculos didático-culturais, de curta duração.

Neste ano, a partir de uma nova formatação de SEP – com foco temático na qualidade do ensino – a opção da Secretaria Municipal da Educação foi deixar de promover o momento cultural como atividade complementar e introdutória às palestras, mas garantir uma programação diversificada. O novo formato permitirá mais acesso e democratização da atividade cultural de forma integral, a partir da opção de cada profissional, em seu horário de trabalho e sem prejuízo às atividades pedagógicas.

A realização da Semana Cultural é uma das ações do EduCultura, projeto que completa uma trilogia de ações que também abrangem os projetos EduPesquisa e EduTecnologia. Desde que foi lançado, em março deste ano, o projeto EduCultura já colocou mais de 6 mil ingressos à disposição dos profissionais da rede de ensino do município.

Autor: SME

Fonte: SME