07.03.2014Últimos dias da exposição sobre as "Diretas Já" no Fazendinha

A exposição “30 anos 1º Comício Diretas Já – Curitiba”, montada dentro de um ônibus biarticulado, fica até o próximo dia 12 na Regional Portão. O veículo foi estacionado na Rua da Cidadania Fazendinha no final de fevereiro e, a partir da próxima sexta-feira (14), segue para a Regional Boa Vista, onde fica até o dia 30.

A ideia da Fundação Cultural de Curitiba é levar a mostra para as nove Regionais da cidade até o mês de junho. Além da Boca Maldita, onde estreou, a exposição já passou pelo Parque Barigüi e pela Rua da Cidadania da regional CIC.

A passagem pelas regionais permitirá que mais pessoas visitem a exposição, que celebra os 30 anos do comício na própria Boca Maldita que deu início, em 12 de janeiro de 1984, à onda de manifestações por eleições diretas e pela restituição das instituições democráticas.

A exposição – Quem passar pelos locais da exposição vai encontrar o biarticulado externamente plotado com imagens marcantes do primeiro comício das Diretas Já. Internamente, a mostra se divide em três núcleos, os quais apresentam textos, charges, imagens e três vídeos de aproximadamente um minuto de duração – sobre o golpe militar, a repressão e o comício na capital paranaense.

Como primeira referência a essa memória, logo à entrada há a exibição do vídeo sobre o golpe e a cortina negra de acesso à mostra exibe o desenho de uma botina ao lado de um pequeno texto. Após a cortina, um painel apresenta manchetes e editoriais de apoio ao golpe através de jornais de grande circulação. O material também lembra a fuga do ex-presidente João Goulart e a decretação do AI 5 – Ato Institucional de número cinco, publicado em 13 de dezembro de 1968.

O segundo núcleo da mostra concentra informações sobre o primeiro comício pelas Diretas Já. Um momento histórico que refletiu o ânimo da massa reunida, não dividida por grupos partidários, mas unida em torno do mesmo ideal – a retomada da democracia. O último segmento descreve a transição do regime, a anistia e, finalmente, a abertura política. O material em exibição foi preparado e organizado pela equipe do departamento de Comunicação e Marketing da Secretaria de Comunicação, com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba.

Exposição “30 anos 1º Comício Diretas Já – Curitiba”
Data: até 16 de junho
Ingresso: gratuito
Locais:
até 12 de março: Rua da Cidadania Fazendinha (regional Portão), no Terminal Fazendinha
de 14 a 30 de março: Regional Boa Vista, no Parque Bacacheri, ao lado do posto da Guarda Municipal
de 1º a 13 de abril: Regional Cajuru, em frente ao Shopping Jardim das Américas (Avenida Nossa Senhora de Lourdes, 63)
de 15 a 29 de abril: Regional Boqueirão, na Rua da Cidadania ao lado da cancha da SMELJ, na Rua Anne Frank
de 1º a 15 de maio: Regional Bairro Novo, na Rua da Cidadania Bairro Novo, na Rua Tijucas do Sul (Sítio Cercado)
de 17 a 31 de maio: Bairro Tatuquara, no estacionamento do Liceu de Ofício Santa Rita (Rua Pero Vaz de Caminha, 5000)
de 3 a 16 de junho: Regional Pinheirinho, na Rua da Cidadania, ao lado do bicicletário (Av. Winston Churchil entre as ruas Leon Nicolas e José Rodrigues Pinheiro)

Fonte: FCC