Notícias
08.02.2022Últimas semanas para ver a arte digital de Arícia Machado no Portão Cultural
Uma boa notícia para os apreciadores da arte digital: uma das exposições do Museu do Portão Cultural teve sua data de término prorrogada. A exposição, chamada Natura in Data, de autoria da artista carioca Arícia Machado, ficará uma semana a mais no espaço, até este domingo (13/2).
Arícia tem duas exposições no Portão Cultural, além de Natura in Data a artista esta com a instalação Noite Ciborgue, que sai de cartaz no dia 20 de fevereiro. Ambas as exposições tratam de temas similares, relacionados à tecnologia e o ser humano, com experimentação em arte digital.
No sábado (12/2), às 11h, a artista fará uma roda de conversa com o público e participação do curador do projeto. No final, haverá uma visita guiada às instalações.
Natura in Data e Noite Ciborgue
As duas exposições de Arícia foram montadas em locais diferentes dentro do Portão Cultural. Natura in Data fica na Sala de Arte Digital, e Noite Ciborgue na Sala Célia Lazzarotto.
Ambas são resultado de uma narrativa presente em um roteiro para curta-metragem escrito pela artista para sua graduação em Cinema, tratando do tema da tecnologia e sua relação com o ser humano.
Noite Ciborgue é constituída por uma instalação de luzes, um painel no chão e postes luminosos, esculturas em resina e sucata eletrônica.
Já Natura in Data tem duas videoinstalações. A primeira, chamada Organismo In Cyber, é um quarto todo escuro, com projeções em cada uma de suas quatro paredes exibindo imagens semelhantes, que relacionam a tecnologia com um cenário um tanto perturbador e provocativo. A segunda, Rupestre Punk, conta com uma série de televisores mostrando artistas performáticos enrolados em fios de computador, que parecem prendê-los e machucá-los.
Serviço:
Portão Cultural
Av. Rep. Argentina, 3.432 – Portão
De terça à domingo, das 10h às 19h
Natura in Data
Até domingo, 13/2
Noite Ciborgue
Até 20/2
imprimir voltar
- 12/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba reúne grandes nomes da literatura em verso, prosa e cinema
- 12/09/2025 - Festival da Palavra começa com palestra de Clóvis de Barros e arrecadação de quase 600 livros
- 12/09/2025 - Jarid Arraes, Noemi Jaffe e a dupla Tíbio e Perônio estarão no Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Clóvis de Barros fala sobre ética e felicidade na abertura do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Centenário de Dalton Trevisan é um capítulo de destaque do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Feira de Livro reúne 23 editoras até domingo no Memorial de Curitiba
- 12/09/2025 - Escritores paranaenses são tema de visitas guiadas ao Cemitério Municipal e à Rua da Literatura
- 09/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba tem espetáculos baseados em obras de Dalton Trevisan e Clarice Lispe
- 09/09/2025 - Festival da Palavra destaca autores curitibanos de diferentes gerações com lançamentos e sarau
- 09/09/2025 - Conheça a Rua da Literatura, corredor cultural inédito do Festival da Palavra de Curitiba