Notícias
31.03.2014Tubotecas recebem 1300 livros de literatura infantojuvenil
O acervo das Tubotecas acaba de ganhar o reforço de 1300 livros de literatura infantojuvenil doados pelo Sindicato das Empresas de Publicidade Externa do Paraná. Entre as obras estão títulos de Carlos Drummond de Andrade, Luiz Paulo Faccioli e Cora Rónai que estarão disponíveis para a comunidade ainda esta semana.
Após um ano, o projeto Tuboteca contabiliza 55 mil obras em seu acervo, demonstrando o crescente interesse da comunidade em contribuir para o sucesso do programa, criado para incentivar a leitura entre os curitibanos. Do número total de livros arrecadados, 40 mil exemplares já foram colocados nas dez Tubotecas disponíveis para os usuários do transporte coletivo de Curitiba. O restante dos livros foi destinado para as Casas da Leitura e bibliotecas especializadas da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), associações de moradores, presídios, hospitais, bibliotecas comunitárias e rurais.
Doação - A cerimônia de entrega dos livros aconteceu na última quinta-feira (27) no Moinho Rebouças, sede da Fundação Cultural de Curitiba, com a presença do Chefe de Gabinete da Presidência da FCC, Nivaldo Vieira Lourenço, da Diretora Administrativa e Financeira da FCC, Sônia Rosana Zanetti, do vereador Sabino Picolo e de representantes do Sindicato das Empresas de Publicidade Externa do Paraná (Sepex-PR).
Para Nivaldo Vieira Lourenço a doação vai de encontro ao objetivo inicial do projeto que é mobilizar empresas e sociedade para que promovam o incentivo à leitura por meio da doação de livros. “Só podemos agradecer ao Sindicato pela iniciativa e pela qualidade dos livros doados”, disse Nivaldo.
Segundo Valdir Messias, presidende do Sepex-PR, as Tubotecas estão ajudando a promover o hábito da leitura em Curitiba. “É uma ótima ideia e uma prova que é possível realizar boas ações com baixo custo”, afirmou Messias.
O vereador Sabino Picolo também elogiou o projeto e a maneira como ele funciona. “Pela liberdade que as pessoas têm para retirar e devolver os livros, as Tubotecas facilitam a aproximação da população com a cultura”, disse o vereador.
Como doar – As doações de livros podem ser feitas em qualquer equipamento mantido pela Fundação Cultural, nas Casas da Leitura, na sede da Fundação (Rua Engenheiros Rebouças, 1.732 – Rebouças), no Ippuc (Rua Bom Jesus, 669 -(Juvevê) e na sede da Prefeitura (Avenida Cândido de Abreu, 817 – Centro Cívico).
As publicações passarão por uma triagem antes de serem levadas para as Tubotecas. Aceitam-se livros de literatura, contos, crônicas, romances, poesia, história em quadrinhos, infantil e infantojuvenil. Não serão aceitos livros com teor ofensivo, discriminatório e pornográfico.
Autor: Assessoria de imprensa da FCC
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 01/08/2025 - A obra de Leminski ocupa a Festa Literária de Paraty e as Casas da Leitura de Curitiba
- 01/08/2025 - Murais cobrem com poesia e cor o concreto do Centro de Curitiba
- 31/07/2025 - Evento sobre Políticas Afirmativas e Educação para Relações Étnico-Raciais reúne público no Conserva
- 28/07/2025 - Natal de Curitiba 2025 terá palco principal no Centro e contratação de 700 profissionais da cultura
- 22/07/2025 - De origami a balé, mais de 77 opções de cursos culturais movimentam as regionais de Curitiba
- 21/07/2025 - Mostra Akira Kurosawa atrai mais de 700 pessoas e renova público da Cinemateca de Curitiba
- 18/07/2025 - Novas esculturas e restauros movimentam Ateliê do Memorial Paranista em Curitiba
- 15/07/2025 - Grandes referências em patrimônio cultural se encontram em seminário internacional em Curitiba
- 15/07/2025 - Terraço do Cine Passeio exibe diversão e fantasia nas férias da crianças
- 14/07/2025 - Conheça os novos artistas residentes do Ateliê de Escultura do Memorial Paranista