19.08.2014Tubotecas alcançam 76 mil livros arrecadados

O acervo das Tubotecas ganhou um grande reforço no mês de julho e totalizou 76 mil livros arrecadados desde o início do projeto, em abril de 2013. Somente no último mês, as Casas da Leitura, Ruas da Cidadania e sedes da Prefeitura Municipal de Curitiba, da Fundação de Ação Social e Fundação Cultural de Curitiba receberam nove mil doações da comunidade, empresas e entidades como a Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB), que doou mais de quatro mil livros para o projeto.

Entre os títulos doados pela ACGB estão livros de bolso com poesias de Helena Kolody, Malu Prado e Adélia Maria Woellner.

Segundo Deisi Margarete Momm Fonseca, Coordenadora de Projetos da ACGB, periodicamente a entidade repassa livros para as Tubotecas. “O projeto vai ao encontro dos objetivos da nossa Associação que é promover ações que valorizem aspectos humanos e a solidariedade para tornar a cidade mais agradável”, afirma Deisi.

Aprovação

Para a aposentada Sueli Vieira Gonçalves, é importante que os usuários das Tubotecas devolvam as publicações para que mais pessoas possam usufruir do acervo. “Eu sempre empresto livros nas Tubotecas. Eu pego e devolvo livros toda semana. O projeto é excelente, uma oportunidade de todos poderem ler sem custo. Normalmente um livro custa R$ 25,00 ou R$ 30,00 e isso pesa no orçamento. Aqui não, você pega o livro numa boa, traz de volta e tudo bem”, comemora Sueli.

A moradora do Cajuru, Márcia Maria da Silva, empresta livros das Tubotecas todos os meses e acredita que o projeto facilite a vida de quem quer começar a ler. “Agora eu vou levar um do Rubem Fonseca. Eu gosto do projeto porque ele ajuda quem não tem tempo de ir a uma biblioteca pública. Se a pessoa não tiver tempo de ler naquela semana, pode levar e devolver só quando terminar, porque não tem aquela determinação de tempo para devolução”, lembra Márcia.

Como doar 

As doações de livros podem ser feitas em qualquer equipamento mantido pela Fundação Cultural, nas Casas da Leitura, na sede da Fundação (Rua Engenheiros Rebouças, 1.732 – Rebouças), no Ippuc (Rua Bom Jesus, 669 -(Juvevê) e na sede da Prefeitura (Avenida Cândido de Abreu, 817 – Centro Cívico).

As publicações passarão por uma triagem antes de serem levadas para as Tubotecas. Aceitam-se livros de literatura, contos, crônicas, romances, poesia, história em quadrinhos, infantil e infantojuvenil. Não serão aceitos livros com teor ofensivo, discriminatório e pornográfico.

Autor: Assessoria de Imprensa da FCC

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar