18.12.2019Troféu Gralha Azul: Diretor artístico do Natal de Curitiba é premiado em três categorias

O diretor artístico do Natal de Curitiba Luz dos Pinhais, Edson Bueno, foi o vencedor de três categorias do Troféu Gralha Azul 2019. Ele recebeu os prêmios de Direção de Espetáculo Infantil pela peça “O Meu Pé de Laranja Lima” e de Ator e de Dramaturgia pela montagem “O Homem Que Amava a Literatura”.
Os vencedores receberam suas estatuetas na última terça-feira (17/12), no auditório Salvador de Ferrante (Guairinha). Foi a 39ª edição do prêmio, que desde 1975 destaca o talento de artistas, técnicos e produtores teatrais do Paraná. O Prêmio Gralha Azul é uma parceria do Centro Cultural Teatro Guaíra com o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos do Estado (Sated).

Edson Bueno é o diretor artístico dos espetáculos natalinos produzidos pela Prefeitura – “Natal na Ilha da Ilusão”, no Passeio Público, “Espírito de Amor e Confraternização”, no Largo da Ordem, “Anunciação do Anjo Gabriel”, na Catedral, “O Sentido do Natal” na Câmara Municipal e nas Ruas da Cidadania, “Natal com Ópera” na Praça Garibaldi, “Celebração Belle Époque Brasileira” na Praça João Cândido (Ruínas de São Francisco) e o “Oratório de Natal” no Parque Tanguá.

Diretor, dramaturgo, roteirista e ator, Edson Bueno é um dos grandes destaques da cena teatral paranaense. É fundador e diretor do Grupo Delírio de Teatro, companhia que está há 37 anos em atuação e com o qual realizou apresentações por todo o país. Em mais de 30 anos de carreira e 77 peças em seu currículo, sendo 45 de sua autoria, Bueno é detentor de inúmeras premiações.

Ganhou o Troféu Gralha Azul como Melhor Diretor de Teatro do Paraná nos anos de 1988, 1989, 1990, 1992, 2002, 2005, 2008 e 2009 e também o Troféu Poty Lazarotto como Melhor Diretor de Teatro do Paraná nos anos de 2001, 2002, 2004, 2005. Como dramaturgo teve projeção nacional com o Prêmio SESC/Nacional (3º lugar) e o Prêmio Paulo Pontes de Textos Teatrais – Universidade Federal da Paraíba (3º lugar), entre outros.

Fonte: FCC