03.11.2014 Trilhas sonoras de filmes encantam ao som de violoncelos

O espetáculo “CelloFollia no Cinema” é a atração da Capela Santa Maria Espaço Cultural, às 20h desta quarta-feira (5), quando o Quarteto de Violoncelos CelloFollia executa trilhas sonoras de filmes consagrados na história do cinema. Formado por Estela de Castro, Faisal Hussein, Joaquin Rebollo e Shante Antunes (quatro violoncelistas loucos por música), o grupo tem por objetivo brindar o público com uma experiência sonora surpreendente. Nessa apresentação, participam como convidados os artistas Marina Prado (lira e dança), Leonardo Taques (dança) e Cecília Carollo (canto).

Fundado em 2012, em Curitiba, o CelloFollia mescla em suas performances a música erudita com rock, temas de filmes e música brasileira, além de obras conhecidas do mundo pop. Todas as adaptações são feitas pelos próprios músicos, sempre com originalidade e atualidade. CelloFollia, em italiano, significa “loucura do violoncelo” e é isso que o grupo se propõe a fazer: adaptar a beleza do som do violoncelo ao gosto do público, com apresentações em vários endereços, como escolas, instituições e locais urbanos abertos.

O quarteto – Para explorar a versatilidade e as possibilidades expressivas infindáveis do violoncelo, o CelloFollia reúne instrumentistas com carreiras consolidadas. Joaquin Rebollo começou a tocar violoncelo aos 19 anos com o professor Cipriano Pagani Tampieri e também foi discípulo de Nelly Périkas e Maria Alice Brandão. Formado em 2004 no Curso Superior de Composição e Regência, pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), tem atuado como violoncelista, professor de violoncelo, preparador e regente de orquestras, grupos de câmara e coros, arranjador e compositor, além de professor de disciplinas teóricas.

Nascido no Sri Lanka (ilha ao sul da Índia), Faisal Hussein mudou-se com seus pais para a Suíça, onde começou a tocar violoncelo aos seis anos de idade, primeiramente com seu pai, o professor Ali Hussein, e depois com Daniel Grosgurin. Em 1983, ingressou no Conservatório de Genebra, sendo que ao concluir seus estudos obteve o “Prêmio de Virtuosidade” (Mestrado em Performance). Interessado por muitos estilos de música, trabalhou profissionalmente com várias orquestras e conjuntos europeus, além de atuar ao lado de músicos como os saxofonistas Lee Konitz e Ohad Talmor, e o trompetista Mathieu Michel (trompete solo da Vienna Art Orchestra).

Homenageado com peças para violoncelo solo, como a do compositor Ohad Talmor (EUA), Hussein passou a viver no Brasil em 2000, tendo integrado o corpo docente da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Quarteto de Cordas da UFRN. Desde 2009 mora em Curitiba, onde é chefe de naipe dos violoncelos da Camerata Antiqua de Curitiba, além de trabalhar como professor de violoncelo no projeto "Orquestra para Todos", da Associação Sol Maior, em Pinhais (PR).

Formada pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), Estela de Castro atuou como violoncelista na Orquestra Sinfônica do Paraná, de 1988 até 1998, ano em que se transferiu para a Itália. Naquele país, diplomou-se no Conservatório de Música “G.Verdi” e participou de vários cursos de aperfeiçoamento, incluindo a Scuola Civica de Milão, além de colaborar com importantes grupos de câmara e orquestras. Desde que retornou a Curitiba, em 2011, tem integrado concertos da Orquestra de Câmara de Curitiba, Orquestra Sinfônica do Paraná e Orquestra de Blumenau.

Projetos de qualidade de vida, investindo no desenvolvimento de capacidades próprias nas áreas de gestão cultural e educação, também estão na agenda de Shante Antunes, violoncelista graduado pela Universidade Estadual de Minas Gerais e mestre pela Université de Montréal (Canadá). Com sólida experiência em música de câmara, principalmente barroca e contemporânea, trabalha ainda com música popular e orquestral, sendo arranjador e tendo o violão como segundo instrumento. Com trabalhos em diversas cidades do Brasil e do Canadá, como professor de música, músico de orquestra e artista convidado, Shante atualmente leciona violoncelo em escolas e igrejas na região de Curitiba, além de atuar como músico autônomo e participante de grupos camerísticos e orquestras.

Serviço:
Espetáculo “CelloFollia no Cinema”, com o Quarteto de Violoncelos CelloFollia, formado por Estela de Castro, Faisal Hussein, Joaquin Rebollo e Shante Antunes (quatro violoncelistas loucos por música). Participam como convidados os artistas Marina Prado (lira e dança), Leonardo Taques (dança) e Cecília Carollo (canto).
Data e horário: dia 5 de novembro de 2014 (quarta-feira), às 20h.
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada). Pagamento somente em dinheiro.

PROGRAMA:
- John Williams, “Superman”
- Nicola Piovani, “A Vida é Bela”
- Klaus Badelt, “Os Piratas do Caribe”
- Lalo Schifrin, “Missão Impossível”
- John Williams, “Jaws”
- Ennio Morricone, “Once Upon a Time in the West”
- Tan Dun, “The Eternal Vow” (O Tigre e o Dragão)
- John Powell, “Como Treinar o Seu Dragão”
- Carlos Gardel, “Por Una Cabeza” (Perfume de Mulher)
- Howard Shore, “O Senhor dos Anéis”
- John Williams, “Star Wars”

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar