13.03.2020Trezentos estudantes cantam parabéns para a cidade na Regional Cajuru

“Adoro teatro e aprendo muito quando vejo uma apresentação como essa”. A frase é da estudante Isabelly Giovana dos Santos, 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Rachel Mader Gonçalves. Ela faz parte do grupo de trezentos estudantes das unidades Enéas Faria, Donatila Caron dos Anjos, Dona Lula e Rachel Mader Gonçalves que assistiram, nesta sexta-feira (13/3), na Rua da Cidadania do Cajuru, ao auto teatral da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) sobre a fundação de Curitiba.

A apresentação faz parte das comemorações dos 327 anos de fundação da cidade e contou com a presença do prefeito Rafael Greca e da primeira-dama, Margarita Sansone.

O prefeito aproveitou a ocasião para dar orientações às crianças em relação ao coronavírus. “O prefeito tem as crianças no seu coração, mas neste momento a gripe pede que tenhamos alguns cuidados”, disse. “Podemos mandar beijo de longe, e ao espirrar temos que cobrir o nariz e a boca com um lenço, ou com o cotovelo. Lavar bem as mãos é muito importante”, orientou o prefeito, que cantou com as crianças o hino de Curitiba e os parabéns para a cidade, após o auto.

A apresentação teve duração aproximada de 15 minutos, e os atores caracterizados como os fundadores e índios contaram aos estudantes a história do “lugar de muito pinhão”, que já tem mais de três séculos.

Ao final, as crianças cantaram a música “Curitiba é bonita demais”.

Extra, Extra!

O evento contou com a cobertura dos jornalistas mirins das unidades participantes, que integram o projeto Extra Extra. O projeto possibilita o desenvolvimento de jornais eletrônicos escolares, através da simulação de uma redação de jornal, desde a produção textual, produção de imagens (fotos, charges, vídeos), editoração e publicação na web.

Os jornalistas mirins participam de ações dentro e fora da unidade escolar, realizando entrevistas e coletando materiais para as produções das notícias, reportagens, texto de opinião e entrevistas.

Programação

As comemorações começaram pelo Fazendinha, dia 9 de março. O próximo evento será na segunda-feira (16/3), na Regional Boa Vista; no Boqueirão (terça-feira, 17/3); no Pinheirinho (quarta-feira, 18/3); Bairro Novo (quinta-feira, 19/3); em Santa Felicidade (sexta-feira, 20/3); CIC (segunda-feira, 23/3) e noTatuquara (terça-feira, 31/03).

No Memorial, a encenação está marcada para dois domingos 15/3 e 29/3, às 11h30 horas.

No Passeio Público, uma versão estendida da peça terá como palco a Ilha das Ilusões ou Ilha dos Poetas em três fins de semana seguidos: dias 21/3 e 22/3, 28/3 e 29/3, sábados e domingos, às 17 horas.

Presenças

Também estiveram presentes a secretária Municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, a administradora Regional do Cajuru, Adriane Cristina dos Santos; e os superintendentes da Educação Andressa Pereira (Gestão Educacional) e Oséias Santos de Oliveira (Executivo).

Fonte: SMCS