Notícias
13.03.2020Trezentos estudantes cantam parabéns para a cidade na Regional Cajuru
“Adoro teatro e aprendo muito quando vejo uma apresentação como essa”. A frase é da estudante Isabelly Giovana dos Santos, 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Rachel Mader Gonçalves. Ela faz parte do grupo de trezentos estudantes das unidades Enéas Faria, Donatila Caron dos Anjos, Dona Lula e Rachel Mader Gonçalves que assistiram, nesta sexta-feira (13/3), na Rua da Cidadania do Cajuru, ao auto teatral da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) sobre a fundação de Curitiba.
A apresentação faz parte das comemorações dos 327 anos de fundação da cidade e contou com a presença do prefeito Rafael Greca e da primeira-dama, Margarita Sansone.
O prefeito aproveitou a ocasião para dar orientações às crianças em relação ao coronavírus. “O prefeito tem as crianças no seu coração, mas neste momento a gripe pede que tenhamos alguns cuidados”, disse. “Podemos mandar beijo de longe, e ao espirrar temos que cobrir o nariz e a boca com um lenço, ou com o cotovelo. Lavar bem as mãos é muito importante”, orientou o prefeito, que cantou com as crianças o hino de Curitiba e os parabéns para a cidade, após o auto.
A apresentação teve duração aproximada de 15 minutos, e os atores caracterizados como os fundadores e índios contaram aos estudantes a história do “lugar de muito pinhão”, que já tem mais de três séculos.
Ao final, as crianças cantaram a música “Curitiba é bonita demais”.
Extra, Extra!
O evento contou com a cobertura dos jornalistas mirins das unidades participantes, que integram o projeto Extra Extra. O projeto possibilita o desenvolvimento de jornais eletrônicos escolares, através da simulação de uma redação de jornal, desde a produção textual, produção de imagens (fotos, charges, vídeos), editoração e publicação na web.
Os jornalistas mirins participam de ações dentro e fora da unidade escolar, realizando entrevistas e coletando materiais para as produções das notícias, reportagens, texto de opinião e entrevistas.
Programação
As comemorações começaram pelo Fazendinha, dia 9 de março. O próximo evento será na segunda-feira (16/3), na Regional Boa Vista; no Boqueirão (terça-feira, 17/3); no Pinheirinho (quarta-feira, 18/3); Bairro Novo (quinta-feira, 19/3); em Santa Felicidade (sexta-feira, 20/3); CIC (segunda-feira, 23/3) e noTatuquara (terça-feira, 31/03).
No Memorial, a encenação está marcada para dois domingos 15/3 e 29/3, às 11h30 horas.
No Passeio Público, uma versão estendida da peça terá como palco a Ilha das Ilusões ou Ilha dos Poetas em três fins de semana seguidos: dias 21/3 e 22/3, 28/3 e 29/3, sábados e domingos, às 17 horas.
Presenças
Também estiveram presentes a secretária Municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, a administradora Regional do Cajuru, Adriane Cristina dos Santos; e os superintendentes da Educação Andressa Pereira (Gestão Educacional) e Oséias Santos de Oliveira (Executivo).
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: SMCS
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas