11.03.2020Três mostras abrem o calendário anual do Museu da Gravura

Três mostras de gravura entram em cartaz, esta semana, no Museu da Gravura, no Centro Cultural Solar do Barão. “Corrosão” (gravura em metal) e “Registros” (arte contemporânea em diversas técnicas de gravação) serão abertas nesta quinta-feira (12/3), enquanto “Novos Talentos da Litografia” poderá ser vista a partir de sábado (14/3).

As exposições inauguram o calendário 2020 do espaço, que desde setembro de 2019 até o começo deste mês cedeu suas salas expositivas para mostras da 14ª Bienal de Arte Contemporânea de Curitiba. A entrada é franca.

Corrosão e Registros

Em “Corrosão”, os artistas Bruna Santana, Lilian Reif, Magu, Valdirene Grzyb e Vini Maia apresentarão trabalhos criados no ateliê de gravura em metal do Solar do Barão a partir de processos como ponta seca, água forte, água tinta e relevo. A curadoria é da orientadora do ateliê, Andréia Las.

Fruto de um projeto da Lei de Incentivo à Cultura, “Registros” exibirá gravuras criadas a partir de diferentes matrizes pelos artistas Cleiri Cardoso, Jozé Roberto da Silva, Julcimarley Totti, Lahir Ramos, Maikel da Maia e Toni Graton. A curadoria é de Ricardo Resende.

Novos Talentos

Maior dos três eventos, “Novos Talentos da Litografia” também tem o apoio do Fundo Municipal de Cultura e reunirá 27 artistas.

Serão duas exposições em sequência. A primeira ficará em cartaz até 29 de março e exibirá os trabalhos de 16 artistas: Triana Ballesta, Marcelo Almeida, Silvia Zyla, Rodrigo Gomes Pinheiro, Cristian Crescêncio, Cristina Sá, Guilherme Carlini Piazera, Barbara Carvalho Santos, Isabelle Neri Vicentini, Ari Vicentini Silveira, Simone Lipepsa, Maria Georgina Santos Ávila, Vera Itajaí, Silvana dos Passos Lima, Mariana de Paula Brozosky e o pintor Osmar Carboni.

O segundo grupo, formado por 12 gravadores, terá suas gravuras expostas em curta temporada – de 4 a 19 de abril. São eles Diego Antonio dos Santos Fonseca, Christian André de Oliveira, Luiz Henrique Oliveira Ramos, Cláudia Nicolau, Laísla Milena Oliveira Silva, Mateus Dukevicz de Oliveira, Pedro Henrique Leite Kochla, José Marafigo, Andrea Silvia Rebuli Gotti, João Augusto Moro Vieira Filho, Jul Leardini, Cirlei Gonçalves e o artista plástico João Moro.

 

 

Serviço
Mostras de gravura no Solar do Barão

Corrosão (salas 33, 34 e 35): de 12/3 a 17/5

Registros (salas 36 a 40): de 12/3 a 17/5

Novos Talentos (salas 28 e entrada da Sala do Lustre):

Vernissage – 14/3 (sábado), às 19h (exposição 1) e 4/4 (sábado), às 19h (exposição 2)

Visitação – até 29/3 (exposição 1) e até 19/4 (exposição 2)

 

Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Centro

Horários: terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h

 

Entrada franca

Livre para todos os públicos

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: FCC

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar