Notícias
06.09.2011Transporte de obras de arte para a 6ª Bienal de Curitiba já começou
As obras que serão apresentadas na 6ª VentoSul - Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, de 18 de setembro a 20 de novembro, já estão a caminho. Elas vêm de 37 países dos cinco continentes e exigem cuidados específicos para não serem danificadas.
De acordo com informações dos responsáveis pela produção da 6ª Bienal de Curitiba, há empresas especializadas no transporte de obras de arte. O manuseio e embalagem atendem necessidades que implicam especificidades para cada tipo de obra (pintura ou escultura), desde o envio por avião ou caminhão, até a entrega nos espaços expositivos. O transporte, tanto nacional quanto internacional, ocorre da mesma forma: as obras são coletadas em sua origem e consolidadas numa carga única.
Quando vindas de outro país, é preciso levar em consideração os trâmites aduaneiros do local e do Brasil. A partir disso, é possível precisar o tempo de entrega das obras. O processo exige uma série de documentos a serem verificados pela alfândega, para a exportação ou importação temporária da carga para a exposição. No caso de algumas instalações, os artistas convidados chegam a Curitiba semanas antes para produzirem suas obras, especialmente para a 6ª Bienal. Outros trabalhos serão transportados por "courrier"- termo utilizado para designar o profissional que leva as obras pessoalmente, acompanhando cada etapa. No caso do artista Auguste François, por exemplo, algumas obras viajarão dessa maneira de Paris para Curitiba.
Outro cuidado necessário é a documentação, por meio de um laudo técnico. Esse laudo é realizado por um profissional capaz de verificar as condições das obras quando recebidas, atestando como chegaram, por meio de um relatório minucioso. Todas as obras emprestadas para a exposição estão asseguradas"prego-a-prego",ou seja, desde que saem de seu local de origem até o retorno após a Bienal.
Serviço:
6ª VentoSul - Bienal de Curitiba
Realização:Instituto Paranaense de Arte, UFPR eLei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura
Patrocínio:Eletrobras, BNDES, Petrobras, Volvo, Correios, Compagas, Tiisa e Instituto Votorantim
Copatrocínio:Solumax,Artesian e Itaipu
Parceria internacional:Goethe-Institut
Apoio: Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Paraná, Fundação Cultural de Curitiba / Prefeitura de Curitiba e Ministério das Relações Exteriores
Apoio institucional:Japan Foundation, Acción Cultural Española, Embaixada da Espanha no Brasil / AECID, Embaixada Real da Noruega, Embaixada da Colômbia e Escritório do Governo de Québec em São Paulo
6ª VENTOSUL - INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
LIDE MULTIMÍDIA
Assessoria de Imprensa:
Lide Multimídia
Aline Cambuy/ Moema Zuccherelli
(41) 3016-8083 / 8803-8367
imprensa@bienaldecuritiba.com.br
www.lidemultimidia.com.br
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Lide Multimídia
imprimir voltar- 04/07/2025 - Caminhada gratuita pelas igrejas históricas de Curitiba acontece neste sábado
- 04/07/2025 - Cine Guarani, no Portão Cultural, tem programação especial para as férias de julho
- 01/07/2025 - Sessão especial leva crianças e jovens do Alto Boqueirão ao cinema pela primeira vez
- 01/07/2025 - Arte digital e games: Estúdio Riachuelo abre inscrições para colônia de férias
- 30/06/2025 - Do Japão a Curitiba, Cinemateca tem cinco mostras especiais em julho
- 25/06/2025 - Gibiteca celebra a arte de Claudio Seto e as histórias da feira do Largo da Ordem
- 24/06/2025 - Cardume Caiçara: instalação com 450 tainhas de vidro feita por pescadores pode ser conferida no MuMA
- 18/06/2025 - Gaúcho da Fronteira: show no Guaíra tem ingresso solidário para Campanha do Agasalho de Curitiba
- 17/06/2025 - Com aporte da Prefeitura, produção de audiovisual curitibano pode receber até R$ 5 milhões
- 12/06/2025 - Fim de semana em Curitiba tem samba, teatro, circo e folclore; tudo gratuito