Notícias
06.09.2011Transporte de obras de arte para a 6ª Bienal de Curitiba já começou
As obras que serão apresentadas na 6ª VentoSul - Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, de 18 de setembro a 20 de novembro, já estão a caminho. Elas vêm de 37 países dos cinco continentes e exigem cuidados específicos para não serem danificadas.
De acordo com informações dos responsáveis pela produção da 6ª Bienal de Curitiba, há empresas especializadas no transporte de obras de arte. O manuseio e embalagem atendem necessidades que implicam especificidades para cada tipo de obra (pintura ou escultura), desde o envio por avião ou caminhão, até a entrega nos espaços expositivos. O transporte, tanto nacional quanto internacional, ocorre da mesma forma: as obras são coletadas em sua origem e consolidadas numa carga única.
Quando vindas de outro país, é preciso levar em consideração os trâmites aduaneiros do local e do Brasil. A partir disso, é possível precisar o tempo de entrega das obras. O processo exige uma série de documentos a serem verificados pela alfândega, para a exportação ou importação temporária da carga para a exposição. No caso de algumas instalações, os artistas convidados chegam a Curitiba semanas antes para produzirem suas obras, especialmente para a 6ª Bienal. Outros trabalhos serão transportados por "courrier"- termo utilizado para designar o profissional que leva as obras pessoalmente, acompanhando cada etapa. No caso do artista Auguste François, por exemplo, algumas obras viajarão dessa maneira de Paris para Curitiba.
Outro cuidado necessário é a documentação, por meio de um laudo técnico. Esse laudo é realizado por um profissional capaz de verificar as condições das obras quando recebidas, atestando como chegaram, por meio de um relatório minucioso. Todas as obras emprestadas para a exposição estão asseguradas"prego-a-prego",ou seja, desde que saem de seu local de origem até o retorno após a Bienal.
Serviço:
6ª VentoSul - Bienal de Curitiba
Realização:Instituto Paranaense de Arte, UFPR eLei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura
Patrocínio:Eletrobras, BNDES, Petrobras, Volvo, Correios, Compagas, Tiisa e Instituto Votorantim
Copatrocínio:Solumax,Artesian e Itaipu
Parceria internacional:Goethe-Institut
Apoio: Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Paraná, Fundação Cultural de Curitiba / Prefeitura de Curitiba e Ministério das Relações Exteriores
Apoio institucional:Japan Foundation, Acción Cultural Española, Embaixada da Espanha no Brasil / AECID, Embaixada Real da Noruega, Embaixada da Colômbia e Escritório do Governo de Québec em São Paulo
6ª VENTOSUL - INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
LIDE MULTIMÍDIA
Assessoria de Imprensa:
Lide Multimídia
Aline Cambuy/ Moema Zuccherelli
(41) 3016-8083 / 8803-8367
imprensa@bienaldecuritiba.com.br
www.lidemultimidia.com.br
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Lide Multimídia
imprimir voltar- 17/09/2025 - Festival Primavera traz música e cultura durante quatro finais de semana
- 16/09/2025 - Festival Primavera traz música e cultura durante quatro finais de semana
- 12/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba reúne grandes nomes da literatura em verso, prosa e cinema
- 12/09/2025 - Festival da Palavra começa com palestra de Clóvis de Barros e arrecadação de quase 600 livros
- 12/09/2025 - Jarid Arraes, Noemi Jaffe e a dupla Tíbio e Perônio estarão no Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Clóvis de Barros fala sobre ética e felicidade na abertura do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Centenário de Dalton Trevisan é um capítulo de destaque do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Feira de Livro reúne 23 editoras até domingo no Memorial de Curitiba
- 12/09/2025 - Escritores paranaenses são tema de visitas guiadas ao Cemitério Municipal e à Rua da Literatura
- 09/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba tem espetáculos baseados em obras de Dalton Trevisan e Clarice Lispe