30.11.2021Tomam posse novos membros do Conselho Municipal de Cultura, gestão 2021-2023

Tomaram posse nesta terça-feira (30) os novos membros do Conselho Municipal de Cultura para a gestão 2021-2023. A cerimônia aconteceu no auditório do Solar da Cultura (sede da presidência da Fundação Cultural de Curitiba, no Setor Histórico, antecedida por uma apresentação do conjunto Choro & Seresta.

O Conselho Municipal de Cultura, órgão que institucionaliza a relação entre a administração municipal e os setores da sociedade ligados à cultura, instituído pela lei 11.834 de 2006, tem 50 membros entre titulares e suplentes. Os membros são representantes da sociedade civil organizada, da comunidade artística e cultural, do Poder Executivo Municipal e da Câmara Municipal de Curitiba. O mandato é de dois anos.

Ao empossar os novos membros, a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, que também preside o conselho, destacou as realizações da gestão que se encerra, especialmente pela atuação no apoio à classe artística durante a pandemia e a organização, na modalidade virtual e dentro de um processo democrático, da 6ª Conferência Municipal de Cultura.

“O Conselho teve papel fundamental na elaboração das políticas emergenciais de apoio à cultura, nos auxiliando com sugestões para a elaboração dos editais da Lei Aldir Blanc e dos editais publicados com recursos da Prefeitura, por meio da Fundação Cultural de Curitiba. Desde o início da pandemia, foram destinados mais de R$ 50 milhões de reais para projetos culturais”, enfatizou, lembrando também da aprovação, junto à Câmara Municipal, da lei que amplia o acesso aos recursos, dispensando a apresentação de certidões negativas em editais emergenciais da área cultural.
Ana Castro também falou sobre os desafios que o novo Conselho deverá enfrentar, nesse momento de retomada das atividades pós-pandemia. A presidente da FCC e do Conselho conclamou os integrantes a acompanharem os movimentos nacionais pela aprovação de novos projetos de lei de apoio emergencial à cultura.

“Temos que nos voltar também para o cenário nacional e nos engajar na aprovação de novas leis federais de apoio à cultura, em tramitação no Congresso Nacional, como a Lei Paulo Gustavo e a Lei Adir Blanc 2. Como presidente do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados, tenho acompanhado essas iniciativas e sabemos o quanto esses recursos são essenciais para a retomada do setor cultural”, afirmou.

Expectativas
Os novos conselheiros expuseram suas expectativas em relação ao trabalho do colegiado. “O Conselho Municipal de Cultura é uma instância fundamental para o desenvolvimento da cultura, para o diálogo entre agentes da sociedade civil, das linguagens artísticas e do poder público”, disse a conselheira Anna Azevedo, representante da Regional Boa Vista.

“Meu trabalho no Conselho será o de mostrar a importância do patrimônio material e imaterial, especialmente dar visibilidade para o fandango, que é tombado como patrimônio imaterial do estado mas pouca gente ainda conhece”, afirmou Cremildes Ferreira Bahr, representante da área de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural.

“Nosso papel será o de dar voz à sociedade civil, no sentido de que seja ouvida e possa influenciar nas políticas públicas de cultura”, adiantou Izabella Souza, representante da linguagem de Audiovisual. Para o vereador Nori Seto, o Conselho será importante no período pós-pandemia. “Num período de normalidade já não é fácil, mas vamos reunir esforços para apoiar cada vez mais a cultura e facilitar o acesso aos meios de produção cultural”, destacou o representante da Câmara Municipal.

Confira a relação dos novos membros:
Conselho Municipal de Cultura Gestão 2021 a 2023

Representantes governamentais