07.12.2009Temporada de apresentações dos projetos de dança

A Casa Hoffmann - Centro de Estudos do Movimento, unidade da Fundação Cultural de Curitiba, encerra nesta semana a Temporada de Apresentação de Estruturação Coreográfica, com o espetáculo "Face", de Aline Vallim. As apresentações acontecem de terça-feira a domingo (8 a 13), às 19h30, com entrada franca.

O espetáculo concebido por Aline Vallim tem por interesse discutir as possíveis estratégias que o corpo, ao dançar, é capaz de criar para promover espacialidades, ampliando e renovando os olhares do espectador. Desta forma, sua dramaturgia é construída a partir da relação entre cena e luz. As diversas configurações do corpo como imagem e espaço permitem ao observador experimentar, perceber e sentir novos ângulos de observação."Face" é o resultado de um dos projetos financiados pelo Fundo Municipal da Cultura, dentro do Programa de Pesquisa em Dança Contemporânea.

Pelo programa, bailarinos e coreógrafos concorrem a bolsas para desenvolver seus projetos. As bolsas subdividem-se em duas categorias: Residência e Estruturação Coreográfica. Na residência, os artistas têm a oportunidade de desenvolver uma investigação inicial, por um período de quatro meses. Na estruturação, o processo de pesquisa encontra-se mais avançado e se disponibiliza o espaço da Casa Hoffmann para a finalização de uma fase do processo e para uma temporada de apresentações.

O Programa de Pesquisa em Dança Contemporânea, com as mostras públicas dos bolsistas ao término dos seus projetos, é realizado desde 2006. Ele engloba também outras ações, como as orientações com profissionais da dança e do teatro, entre eles Cinthia Kunifas, Mônica Infante e Olga Nenevê, e um grupo de pesquisa orientado pelo professor Giancarlo Martins, que trabalha a partir das temáticas abrangidas nos projetos contemplados com a bolsa. As apresentações possibilitam que o público acompanhe os processos de discussão e concepção dos espetáculos. O programa, concebido pela Coordenação de Dança da Fundação Cultural de Curitiba, com a consultoria de Fabiana Britto, é inédito no Brasil por propiciar ambiente disponível ao estudo e tempo para a investigação corporal, com remuneração.

Serviço:Espetáculo de dança "Face", de Aline Vallim

Local: Casa Hoffmann - Centro de Estudos do Movimento (Rua Claudino dos Santos, 58 - Setor Histórico)

Data: de 8 a 13 de dezembro de 2009 (terça a domingo), às 19h30

Entrada franca