21.08.2014 Teatro, recital de poesias, show e lançamento de CD nos 70 anos de Paulo Leminski

O domingo, dia 24 de agosto, reserva uma agenda especial em homenagem aos 70 anos do poeta, escritor e tradutor Paulo Leminski. Na Feirinha do Largo da Ordem a barraca dos EscriTibas promove, das 11h às 14h, um recital de poesias com o microfone aberto para quem quiser participar. Também, às 11h, o Teatro José Maria Santos recebe a estreia da peça “Paulo Leminski era um piá", do diretor Edson Bueno. No auditório do Museu Oscar Niemeyer acontece, às 19h, o pré-lançamento do CD Duplo Leminskanções com o show de Estrela Leminski e a banda Paulera.

Viabilizado pela Fundação Cultural de Curitiba, por meio da Lei do Mecenato Subsidiado, o álbum Leminskanções  tem a participação de Zélia Duncan, Serena Assumpção, Ná Ozzetti, Bernardo Bravo e André Abujamra. O coro das faixas não poupa participações especiais e traz nomes como Uyara Torrente (Banda mais Bonita da Cidade), Leo Fressato, Grace Torres (Grupo Fato), Iria Braga, Otto Nascarella, Juliana Cortes e Rogéria Holtz, artistas atuantes da cena curitibana que saltam no encarte.

“Meu pai compôs demais. A carreira dele de compositor correu paralelamente e tão intensamente quanto a literária. Foi gravado por pessoas como Ângela Maria, A Cor do Som, Gilberto Gil, Ney Matogrosso e convocado para parcerias por pessoas fundamentais do Tropicalismo, da Vanguarda Paulista e da cena curitibana. Mas como ele não queria se dedicar a interpretar suas próprias composições tem muita gente que atribui canções dele como se fossem parcerias”, explica a filha Estrela Leminski, que também é compositora e poeta.

Estrela assumiu o projeto de resgate, registro documental e divulgação da produção musical de Paulo Leminski. Há cerca de seis anos, está debruçada sobre todo o legado musical deixado por ele: de rabiscos em guardanapos a dezenas de fitas K7 com gravações caseiras. E agora, parte dessa faceta do artista curitibano poderá ser conhecida e admirada em 25 composições que compõem o CD Duplo Leminskanções, das quais oito são inéditas.

Estrelinski - nome que assume neste trabalho – ao lado da banda "e os Paulera" assume a interpretação da maioria das faixas. Com o título “Essa Noite vai ter Sol”, um CD terá 14 composições de Leminski, com música e letra assinadas por ele, além das participações especiais de Arnaldo Antunes e Zeca Baleiro. O outro disco, que foi batizado de “Se nem for Terra, se Transformar”, apresenta 11 músicas fruto de parcerias de Leminski com outros artistas como Itamar Assumpção e Moraes Moreira com as canções Dor Elegante e Promessas Demais, respectivamente.

Multilinguagens – Durante a semana a Fundação Cultural de Curitiba promoveu na Casa da Leitura Paulo Leminski, na CIC, uma programação especial que teve como ponto de partida a produção literária de Leminski. Além das rodas de leituras, o ciclo contemplou diferentes manifestações artísticas como fotografia, música, vídeo e grafite relacionadas ao universo do consagrado poeta curitibano.

Serviço:
Leminski 70 anos
Peça "Paulo Leminski era um Piá" – Teatro para Piás e Gurias
Data: 24/08 (domingo)
Horário: 11h
Local: Teatro José Maria Santos – Rua 13 de Maio, 655 – Centro – Curitiba
Ingressos: R$ 5,00 (crianças até 12 anos não pagam)
Roteiro e direção: Edson Bueno
Elenco: Diego Perin, Gabriel Comichioli e Anna Eliza Xavier

Show de Pré-lançamento do CD "Leminskanções" – Músicas de Paulo Leminski com Estrela Leminski e Banda Paulera
Data: 24/08 (domingo)
Horário: 19h
Local:
auditório do MON
Entrada: R$20 e 10

Autor: Assessoria de Imprensa da FCC

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar