NotÃcias
29.03.2011Teatro na tela da Cinemateca
Produções brasileiras que dialogam com o mundo do teatro e a pré-estreia de novo programa do Canal Brasil fazem parte da programação da Mostra de Cinema Palco e Plateia, uma das novidades da vigésima edição do Festival de Curitiba. A iniciativa é resultado de uma parceria com o Canal Brasil e a Cinemateca de Curitiba e reúne documentários que, de alguma forma, dialogam com o teatro. As exibições serão de 30 de março a 10 de abril.
A abertura da mostra será com a pré-estreia do programa Palco e Plateia. Apresentado pelo ator e diretor José Wilker e dirigido por Jorge Nassaralla e Pedro Flores da Cunha, a atração traça um panorama das artes cênicas no Brasil. Com 13 episódios, a série estreia nacionalmente no dia 4 de abril, no Canal Brasil, às 21h. Entre os entrevistados, estão grandes nomes do teatro brasileiro como Charles Möeller, Bia Lessa, Amir Haddad, Chica Carelli e Marcio Meirelles (Olodum), Rodolfo Garcia Vazquez (Satyros), José Celso Martinez (Oficina).
No primeiro episódio, que será exibido no Festival de Curitiba, José Wilker entrevistou um dos mais expressivos e premiados diretores brasileiros, o cearense Aderbal Freire-Filho. A pré-estreia contará com a presença do diretor do programa, Jorge Nassaralla, que fará uma breve apresentação do Palco e Plateia na solenidade.
A mostra também traz 13 episódios do programa Camarim. Ícones da cena teatral brasileira revelam seus segredos no programa dirigido por Gracindo Jr. A ideia é desvendar os rituais de concentração e preparação, os medos e as expectativas de grandes intérpretes da cultura nacional antes de entrar em cena e lidar com a plateia. No Festival de Curitiba, serão exibidos os programas com Márcio Libar, Os Clandestinos, José Wilker, Pedro Paulo Rangel, Edwin Luisi, Sérgio Britto, Elisa Lucinda, Cia. Atores de Laura, Rogéria, Maria Clara Gueiros, Ney Matogrosso, Julia Lemmertz e Isabelita dos Patins.
Ainda dentro da programação, o Canal Brasil selecionou quatro programas ligados às artes cênicas produzidos para a faixa Retratos Brasileiros – atração que mostra a trajetória de personalidades da cena cultural brasileira em biografias exclusivas, com depoimentos de amigos e parceiros de trabalho do homenageado. Serão exibidos os programas sobre o ator Nildo Parente, a atriz Maria Della Costa, o dramaturgo, diretor e ator Oduvaldo Vianna Filho, o Vianinha; e Diário de Aquário, que mostra a passagem do grupo norte-americano Living Theatre no Brasil.
Também fazem parte da mostra Palco e Plateia cinco documentários sobre grupos teatrais e a construção de espetáculos e história do teatro. “BR-3 – O Documentário” reconstitui a história da construção do Teatro da Vertigem, que é uma referência no teatro experimental brasileiro. “BR-3 - A Peça” se concentra no processo de criação da peça homônima, encenada pelo grupo às margens do Tietê. A dura rotina de ensaios de bailarinos e bailarinas da São Paulo Companhia de Dança está registrada no documentário de Evaldo Mocarzel, que leva o nome da companhia. O diretor estará presente e fará a apresentação de seus trabalhos em duas oportunidades no Festival de Curitiba.
A história do teatro paranaense estará em exibição com “Teatro Político, uma História de Utopia”, documentário de Túlio Viaro. Também assinado por um paranaense, o filme “Morgue Story: Sangue, Baiacu & Quadrinhos”, de Paulo Biscaia, terá o lançamento em DVD na programação. A obra virou filme a partir da montagem teatral da companhia Vigor Mortis.
O Grupo Galpão, que estreia novo espetáculo na Mostra 2011 do Festival de Teatro de Curitiba, participa também da mostra Palco e Plateia, com “Moscou”, de Eduardo Coutinho. O documentário apresenta o processo de criação cênico, a partir dos ensaios da peça As Três Irmãs, de Anton Tchekhov. O grupo debaterá o processo e a experiência com o filme e com o novo espetáculo no dia 10 de abril, antes da última sessão do filme.
A única apresentação com entrada paga é “Insolação”, filme do diretor Felipe Hirsch e Daniela Thomas, que terá apresentação de Murilo Hauser, da Sutil Companhia. O grupo também faz parte da Mostra, com o espetáculo Trilhas Sonoras de Amor Perdidas, que terá sua pré-estreia no Teatro Bom Jesus, que será reinaugurado no Festival de Curitiba. Confira a programação:
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artÃstica em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas