27.12.2012 Teatro do Paiol completa 41 anos

O dia 27 de dezembro é um marco na história de Curitiba. Há 41 anos, um show reunindo Vinícius de Moraes, Marília Medalha, Toquinho e Trio Mocotó inaugurou o Teatro do Paiol, um dos principais símbolos da cultura curitibana. Um antigo abrigo de pólvora foi transformado em teatro de arena, dando início a uma série de transformações culturais e urbanísticas que mudaram completamente o perfil da cidade na década de 1970.

Pelo palco do Paiol passaram grandes nomes da música brasileira, como Gonzaguinha, Zezé Motta, Djavan, Nana Caymmi, Hermeto Paschoal, Alaíde Costa, Leni Andrade, Elza Soares, Zizi Possi, Cida Moreira, Fátima Guedes e muitos outros. A programação atual do teatro continua privilegiando a música brasileira. Além de shows de artistas nacionais, o Paiol desenvolve intensa programação com grupos, compositores e intérpretes paranaenses. Também recebe espetáculos teatrais e projetos de outras áreas culturais, como o Paiol Literário.

A edificação guarda as suas características originais. Nos últimos anos, o espaço recebeu diversas melhorias, como a substituição do teto, do piso e da instalação elétrica e de detalhes de acabamento. O teatro também ganhou novo piso no palco e novas cadeiras com design especial.

Em 2012, toda a programação do Paiol foi dedicada a celebrar os seus 40 anos. Os festejos começaram em março, data da inauguração oficial (29 de março de 1972), com um show de Toquinho, que voltou ao teatro depois de quatro décadas. Ele também fez um show ao ar livre na Boca Maldita, de forma que toda a população pudesse comemorar o aniversário.

 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar